Em verbete da Enciclopédia Itaú Cultural, o teatro do absurdo é definido como uma expressão cunhada após a Segunda Guerra Mundial para designar peças que tratam da atmosfera de desolação, solidão e incomunicabilidade do homem moderno. Entre os principais dramaturgos do absurdo estão Beckett, Ionesco, Arrabal e Pinter. Já o instante fotográfico é um conceito criado pelo fotógrafo Henri Cartier-Bresson, na mesma época (1952), para designar o momento decisivo em que as ações do mundo, em constante agitação e caos aparente, se alinham e são sintetizadas em uma imagem harmônica, perfeita. Os dois conceitos se encontram integrados na série “Ascensão”, que Renata Siqueira Bueno expõe na galeria Marcelo Guarnieri, em Ribeirão Preto.

IEpag86e87_Artes-2.jpg

Fotógrafa e cenógrafa, Renata busca nessa série de foto-performances um paralelo entre suas duas esferas de atuação, “através da construção de imagens nas quais a veracidade é substituída por outros sentidos da realidade”. Assim, o encontro entre o instante e o absurdo acontece na exata medida em que a artista atinge o contraste entre o verossímil e o onírico.

As imagens apresentam corpos no momento em que são acometidos pelo desfalecimento. A queda se dá como se fosse obra do acaso, mas em realidade é fruto de uma análise detalhada sobre como as pessoas se comportam em espaços públicos, como ruas, teatros, museus, catedrais, viadutos. Se Beckett ambientava suas ações em atmosferas de desolação, aqui elas acontecem onde as pessoas se movimentam e atuam coletivamente, “lugares onde o indivíduo nunca pode se encontrar em solidão”, segundo palavras da artista.

Realizadas com câmera analógica 35 mm, as fotografias de Renata Siqueira conseguem conferir certa materialidade à força da gravidade. Embora procure nessas imagens “algo da ordem muito mais do poder do que da falência”, a artista transmite a certeza de que a queda ou a ascensão são instantes que garantem singularidade aos corpos. 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias