000_Par7932405.jpg

Um Boeing 777 da Malaysia Airlines caiu no leste da Ucrânia, na região onde rebeldes pró-Rússia combatem o governo, de acordo com agências locais.

Segundo as primeiras informações, a aeronave caiu na área de Shaktarsk, perto de Donetsk, uma das mais conflituosas do país na atualidade.

Por meio de sua conta no Twitter, a companhia aérea confirmou que perdeu contato com o voo MH17, que havia decolado de Amsterdã e tinha como destino Kuala Lumpur, na Malásia.

De acordo a Malaysia Airlines, a aeronave transportava 280 passageiros e 15 tripulantes. Ninguém teria sobrevivido.

O presidente da Ucrânia disse que suas forças armadas não atiraram contra o avião. "Não excluímos a tese de que o avião tenha sido abatido e ressaltamos que as Forças Armadas da Ucrânia não tomou medidas contra qualquer alvo no ar". Os rebeldes pró-Rússia também negaram envolvimento no acidente.

A tensão entre Ucrânia e Rússia é alta desde que protestos derrubaram o presidente ucraniano Viktor Yanukovych, pró-Rússia, do governo, em fevereiro deste ano.
 
Com a subsequente anexação da Crimeia pelos russos, lutas entre rebeldes favoráveis a Moscou e o governo ucraniano se tornaram comuns nas áreas de Luhansk e Donetsk, no leste do país.

O governo ucraniano acusa Moscou de interferir no conflito, tanto com o fornecimento de armas quanto de maneira direta.

Este é o segundo incidente grave envolvendo um avião da Malaysia Airlines neste ano. Em março, o voo MH370, com 239 pessoas a bordo, desapareceu sobre o Oceano Índico. Apesar dos contínuos esforços de busca, essa aeronave ainda não foi encontrada.