000_TS-DV1748409.jpg

 rei Juan Carlos I da Espanha, de 76 anos, anunciou nesta segunda-feira a decisão de abdicar em favor de seu filho Felipe, de 46 anos, com um desejo "de renovação, de superação, de corrigir erros", em uma breve declaração exibida na televisão.

"Decidi colocar fim ao meu reinado e abdicar da coroa da Espanha", afirmou o monarca, que apesar da grande popularidade que desfrutou durante a maior parte do reinado, viu a queda de sua imagem nos últimos anos em consequência do envolvimento na crise econômica e por uma série de escândalos.
 
"Estes anos difíceis nos permitiram fazer um balanço autocrítico de nossos erros e de nossas limitações como sociedade", disse, com semblante sério, em um discurso simples gravado no Palácio de Zarzuela de Madri.
 
"Tudo isto despertou em nós um impulso de renovação, de superação, de corrigir erros e abrir caminho a um futuro decididamente melhor", completou.
 
"Para forjar este futuro, uma nova geração reclama com justa causa o papel protagonista", completou, antes de destacar que "hoje merece passar à primeira fila uma geração mais jovem, com novas energias, decidida a empreender com determinação as transformações e reformas que a conjuntura atual está demandando".
 
"Meu filho Felipe, herdeiro da Coroa, encarna a estabilidade que é sinal de identidade da instituição monárquica", completou o rei, que, apesar de ter passado por várias cirurgias nos últimos anos, havia declarado recentemente que não abdicaria ao trono.