IstoE_Google_640.jpg

Confira como serão esses carros do futuro.

Sem volante, sem acelerador, sem pedal de freio e com motor elétrico. Nos planos do gigante da tecnologia Google, é assim que será o carro do futuro. E ele já está entre nós. A empresa mostrou, na semana passada, o primeiro protótipo de seu próprio veículo autônomo, que dispensa totalmente a ação do motorista. Até então, a empresa adaptava a tecnologia a modelos já existentes.

IEpag110_Google.jpg

O objetivo do Google é construir um lote inicial de 100 automóveis, que serão testados em vias públicas dos Estados Unidos. Esses primeiros modelos terão velocidade limitada a 40 km/h e manterão os controles convencionais para se adequar às leis de trânsito. “É algo que vai permitir ampliar as capacidades dessa tecnologia e entender suas limitações”, disse Chris Urmson, diretor do projeto.

Com espaço para duas pessoas e formato “amigável”, o carro foi feito para convencer as pessoas de que a direção autônoma não é algo perigoso, segundo a empresa. A tecnologia embarcada é digna de filmes de ficção científica. Para se guiarem sozinhos, os automóveis utilizam GPS, laser, radar e outros recursos que alimentam um computador central (confira quadro).

IEpag110_Google2.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Os primeiros carros autônomos do Google serão montados em Detroit. “Queremos vê-los nas ruas daqui a um ano”, disse Urmson. Os modelos de teste, equipados com esse tipo de tecnologia, já rodaram mais de 1,1 milhão de quilômetros. Até hoje, de acordo com a empresa, não houve nenhum acidente.

Fotos: Glenn CHAPMAN/AFP Photo 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias