BEBIDA-WHISKY-1.jpg

Se você é fã das bebidas alcoólicas, cuidado: uma noite regada a alguns drinques pode fazer um verdadeiro estrago na sua cintura. Apenas uma noite de bebedeira por semana pode trazer cerca de um quilo a mais na balança, dizem os especialistas. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Mesmo que você siga uma dieta restrita, manter uma noite de bebedeira pode resultar em cerca de 12 quilos extras ao final de um ano. A maior parte do estrago, no entanto, vem dos alimentos que acompanham estes momentos, mais do que o próprio álcool.

Apostar em lanches pesados, como fast food, logo depois do bar, é um recurso usado para combater a ressaca. O hábito pode acrescentar à noitada muitas calorias extras.

A empresa Slimming World, que encomendou a pesquisa sobre hábitos ligados ao etilismo, afirma que é preciso reforçar o impacto do álcool no ganho de peso. Eles acreditam ainda que os rótulos deveriam ser mais claros com relação ao valor calórico das bebidas.

A pesquisa, feita com mais de 2 mil britânicos, mostrou de que forma o hábito de beber vem contribuindo para a crise de obesidade no Reino Unido, que atualmente é a pior de toda a Europa.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Os números mostram que os homens atingem seu “ponto crítico” – o momento que começam a beber mais do pretendiam – a partir das 10,5 unidades de álcool, o que equivale 4 pints de cerveja.

Os drinques extras depois deste ponto, combinados com comida gordurosa como batatinha frita, kebabs, pizzas e hambúrgueres, levam as pessoas a ingerirem 6.940 calorias extras. Isto é três vezes mais do que a recomendação diária do consumo para homens.  As bebidas somam 1.795 calorias, enquanto que a comida traz mais 3.126 calorias. Comer alimentos pouco saudáveis no dia seguinte acumulam outras 2.025 calorias.

Já para as mulheres, o ponto crítico chega quando elas atingem as oito unidades de álcool – apenas duas ou três taças grandes de vinho. Além disso, as mulheres consumem 5.725 calorias extras, ou quase três vezes a sua recomendação diária.

Quase 60% das pessoas que participaram da pesquisa disseram que passam do ponto crítico pelo menos uma vez durante um fim de semana comum.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias