THUMB_EXOSUIT.jpg

Confira como funciona o equipamento.

As curiosas criaturas marinhas bioluminescentes – que emitem luz naturalmente, a partir de processos químicos – representam um desafio para os cientistas que tentam estudá-las. Habitando a centenas de metros de profundidade, elas são difíceis de coletar e não conseguem sobreviver na superfície. Ainda assim, os neurobiólogos consideram a análise desses bichos, em especial de águas-vivas e lulas, essencial para compreender melhor a atividade cerebral humana. Um novo traje de mergulho, que mais se assemelha à complicada roupa de um astronauta, pode ser a solução para esse desafio. Batizado de Exosuit, ele passará pelo primeiro grande teste em julho, quando será mergulhada a mais de 300 metros de profundidade na costa dos Estados Unidos.

“O Exosuit faz o ser humano se integrar ao ambiente abissal de maneira única”, diz o piloto do traje, Michael Lombardi, integrante da Stephen J. Barlow Bluewater Expedition, organização científica responsável pelo projeto. Apesar de ser recheado da mais alta tecnologia (confira quadro), o fator humano é essencial para o sucesso da iniciativa. Lombardi será responsável por observar, identificar e, em alguns casos, coletar os animais. Eles poderão ser colocados em cápsulas pressurizadas que, então, voltarão à superfície em um submarino robótico.

O Exosuit tem câmeras e cabos para transmissão de vídeo, mas, segundo os pesquisadores, eles não são páreo para a capacidade de observação do mergulhador. “Os olhos ainda são mais sensíveis do que qualquer câmera”, diz Vincent Pieribone, chefe da missão. Entre as pesquisas que podem se beneficiar do traje está o estudo de proteínas bioluminescentes. Graças a elas, os cientistas têm sido capazes de observar o desenvolvimento de células cerebrais humanas antes invisíveis.

IEpag82_Aquaman.jpg

IEpag83_Aquaman.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail
 

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias