“Tiragem Limitada”, exposição inaugural da Arteedições Galeria, em São Paulo, apresenta as maneiras com que a gravura “exporta” para as outras mídias a sua qualidade democrática. A leveza, a maleabilidade e a versatilidade do papel, que há mais de três séculos se oferece como suporte para a difusão e circulação de ideias, hoje se expandem para esculturas, instalações e para matérias mais densas, como o bronze e o concreto, que compõem a instalação “O Jogo dos 7 Bobos” (2014), do brasileiro Adriano Costa, que tem uma tiragem de três cópias.

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Com organização de Claudia Marchetti, a exposição é composta por obras de nove artistas brasileiros e estrangeiros. Entre eles, os americanos Richard Serra e Cy Twombly, e os ingleses Jake and Dinos Chapman e Sarah Morris (foto), que apresenta “Department of Water and Power” (Los Angeles) (2004), portfólio de quatro silk-screens, descrito pela artista como “tipologias urbanas, sociais e burocráticas” baseadas em cidades do mundo.

O mais jovem artista da exposição, o inglês Eddie Peake, costura conceitos da cultura de massa em uma peça que é tanto obra artística quanto acessório. “Daggering” (2013), edição de 75 lenços pintados individualmente com spray, foi concebida para ser usada. Portanto, instaura o corpo como suporte da gravura. O corpo humano e a vida doméstica são também territórios de exploração de Mona Hatoum, presente nessa exposição com “Rubber Mat” (1996), que tem a forma de um tapete estampado com um tubo intestinal.