Expo 1: Rio/ Museu de Arte Moderna, RJ/ até 23/2

Junto com as chuvas que em dezembro provocaram catástrofes no Espírito Santo, chegou ao País uma exposição com a proposta de pensar “algumas das questões ambientais e sociopolíticas mais urgentes do nosso tempo”. “Expo 1: Rio” traz cerca de 60 obras que investigam as complexas relações entre ecologia e economia. No cerne da questão: como as inovações na tecnologia e na indústria, assim como as mudanças estruturais na sociedade, se refletem no desequilíbrio ecológico?

ARTES-ABRE-IE-2306.jpg
ATIVISTA PIONEIRO
"Unicorn Peak and Thunderclouds" (1967), fotografia de Ansel Adams,
um precursor do ambientalismo nos EUA

A exposição é uma versão de “Expo 1: New York”, realizada no MoMA PS1, no primeiro semestre de 2013, concebida por Klaus Biesenbach, diretor do PS1 e Hans Ulrich Obrist, codiretor da Serpentine Gallery, de Londres, em reação a tragédias ecológicas e colapsos financeiros que marcaram o começo do século 21. Entre eles, o furacão Sandy, que afetou gravemente Nova York em 2012, e a crise financeira de 2008. O intuito dos curadores é que, nos locais em que “Expo 1” for apresentada, seja lançado um debate sobre as problemáticas ambientais e econômicas locais. “O Carnaval, exemplo específico do Rio de Janeiro, será visível a uma audiência global em 2014, precedendo a Copa do Mundo da Fifa e, dois anos depois, os Jogos Olímpicos. Os preparativos para esses eventos massivos ocorrem simultaneamente a manifestações contra o controle policial, o que expressa um amplo descontentamento com formas autoritárias de planejamento”, afirmam os curadores.

O curador Luiz Camillo Osorio, do MAM Rio, foi convocado a realizar uma curadoria de artistas brasileiros que contribuem para o debate. Assim, integram a exposição carioca, entre outros, as fotografias das séries “Índio Yanomami” (1991) e “A Floresta” (1974), de Claudia Andujar; os desenhos “Cicloviaérea” (2001-2013), fantasia futurista de Jarbas Lopes; e o vídeo “495 Volver” (2009), em que Cinthia Marcelle encena o avanço vicioso do progresso na figura de um trator. Também integra a mostra a crítica que Matthew Barney fez ao desmatamento no vídeo “De Lama Lâmina” (2004), em que desfila no Carnaval baiano com uma imensa árvore morta sobre um trio elétrico.

chamada.jpg
DO FOGO À ÁGUA
O vídeo "Homenagem a W. Turner" (2002), de Thiago Rocha Pitta,
está entre as obras brasileiras expostas

Da mostra nova-iorquina participam as célebres fotografias que Ansel Adams tirou do Yosemite Park. Adams foi um dos primeiros ambientalistas da história dos EUA e retratou uma terra praticamente intocada pela civilização.

Fotos: Thiago Rocha Pitta; Ansel Adams