Confira, em vídeo, como foi a festa:

THUMB_BRASILEIROS DO ANO255.jpg

 

Assista à entrevista com o brasileiro revelação do ano na política, Eduardo Campos, governador de Pernambuco:

IstoE_EduardoCampos_255.jpg

 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Assista à entrevista com o brasileiro do ano em novas mídias, o humorista Fábio Porchat:

porchat_site.jpg

 

Assista à entrevista com o brasileiro do ano nos esportes, o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Luiz Felipe Scolari:

THUMB_FELIPAO_255.jpg

 

Assista à entrevista com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski:

IstoE_Levandowisk_255.jpg

 


 Assista à entrevista com o diretor do Centro de Treinamento em Emergências do Incor, Sérgio Timerman:
IstoE_MedicoSergio_255.jpg

 

 

 

DSC_7804.jpg

 

As personalidades nacionais que mais se destacaram em 2013 foram homenageadas nesta segunda-feira (2), em São Paulo, durante o tradicional prêmio Brasileiros do Ano, promovido pelas revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e Gente, da Editora Três.
 
O evento, ocorrido no Citibank Hall, na zona sul da capital paulista, contou com a participação de políticos, artistas, empresários e outros membros de destaque da sociedade brasileira. A premiação, dividida em três categorias principais – Brasileiros do Ano, Empreendedores do Ano e Personalidades do Ano -, destacou especialmente a figura do manifestante, que em 2013 promoveu protestos sem precedentes, que levaram milhões de pessoas às ruas do País.

Em seu discurso de abertura, o presidente executivo da Editora Três, Caco Alzugaray, salientou que 2013 foi um ano de profundas mudanças para o Brasil. "Uma nova voz veio das ruas para fazer pedidos justos", disse. "Talvez levemos tempo para entender o que os protestos significaram, mas por causa deles saímos fortalecidos como nação democrática." Caco também lembrou da importância do julgamento do mensalão, que, em suas palavras, foi um "momento histórico".

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, representou a presidenta Dilma Rousseff no evento desta segunda-feira. O homem forte de Dilma na condução da economia disse que 2013 tem sido "um ano difícil e desafiador", embora melhor do que 2012 no que diz respeito ao crescimento. "Enquanto boa parte dos países teve retração do PIB, o Brasil mostrou crescimento maior do que em 2012, mesmo num ambiente internacional ainda adverso", disse. Mantega reafirmou o compromisso do governo no combate à inflação e lembrou que o País registra baixos índices de desemprego. "Reitero que este ano vai marcar o início da retomada do Brasil."

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, também presente à premiação, disse que o evento da Editora Três "reconhece publicamente aqueles que contribuem decisivamente para o sucesso da nação".

 
Brasileiros do Ano 2013
 
Brasileiros do Ano
 
Para representar todos os cidadãos que deixaram suas casas para se manifestar, a revista IstoÉ escolheu três mulheres de gerações distintas:  Marita Ferreira, 82 anos, Márcia Trinidad, 44 anos, e Maitê Peres, 21 anos. Elas participaram dos protestos de julho de 2013 em São Paulo e retratam com clareza a diversidade de idade, posição social e ideologia vista nas ruas brasileiras.
 
Márcia, que discursou em nome das três mulheres, lembrou dos manifestantes que foram reprimidos durante os protestos, entre eles sua própria fillha, Maitê. Ela afirmou que as manifestações ocorridas no meio do ano foram históricas. "Saímos às ruas para nos somar a milhões de brasileiros que compreenderam que direitos não caem do céu, mas são obtidos por meio da manifestação popular", disse. "Nós não descansaremos enquanto a luta contra a injustiça não estiver concluída. Sempre que for necessário, sairemos às ruas com nossas bandeiras, sem medo de ser feliz."

O senador Aécio Neves (PSDB), brasileiro do ano na política, usou seu discurso para homenagear o governador de Sergipe, Marcelo Déda, falecido nesta segunda-feira, vítima de câncer. Ele também disse que os desafios para os políticos, neste momento, são enormes. "O que nós mais encontramos hoje é desalento, descrença, principalmente das novas gerações", afirmou. "O grande desafio é trazer para o terreno da política discussões que possam construir uma nova vida para os brasileiros. Precisamos superar a ideia anacrônica de que se pode dividir o País entre nós e eles. Tenho a esperança de que vamos estar à altura desses desafios."

O brasileiro revelação do ano, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também homenageou Déda em seu discurso. Ele disse que o político "honrou sua geração" e representou "a melhor tradição" da classe política.


A premiação prosseguiu com o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Luiz Felipe Scolari, brasileiro do ano nos esportes. Felipão agradeceu aos jogadores e à torcida brasileira e mostrou confiança no título mundial na Copa de 2014. "Os jogadores foram fundamentais nessa retomada e serão fundamentais para que a gente se torne hexa. E quero dizer a todos vocês que continuem com esse astral, torçam conosco, vibrem conosco. Somos o Brasil sempre."

O humorista Fábio Porchat, brasileiro do ano em novas mídias, causou risos ao dizer que, em 2014, preferiria receber o prêmio pela IstoÉ Dinheiro, e não pela IstoÉ. "Queria dedicar este prêmio a toda a equipe do ‘Porta dos Fundos’. Eu sozinho não faria nada disso. Aquela equipe inteira deixa a gente muito feliz de poder fazer humor do jeito que a gente quer. Ano que vem é eleição, e a gente vai fazer bastante humor."

 
Empreendedores do Ano
 
O grande prêmio da IstoÉ Dinheiro foi para o empreendedor do ano Joesley Batista, presidente do grupo JBS-Friboi. O empresário dedicou a homenagem a todos os funcionários do grupo e mostrou otimismo com o Brasil. "Acreditamos em nossa gente, no Brasil, apesar de todos os momentos de turbulência que possam ocorrer. A gente tem crescido porque temos construído uma empresa de pessoas que acreditam num sonho, num ideal, acreditam no Brasil, acreditam que levantar cedo, fazer as coisas com moral, ética e de forma correta, sempre leva a um futuro promissor."

Flávio Rocha, presidente da Riachuelo e empreendedor do ano no varejo, também lembrou de cada um dos colaboradores de sua empresa. "Recebo essa homenagem em nome dos reais merecedores, que são os 40 mil missionáros da democraticação da moda, os funcionários da Riachuelo. São costureiras, tecelões e operadores de caixa que muitas vezes empenham o melhor do seu talento e esforços no grande propósito da empresa, que é transformar a moda numa ferramenta de inclusão, e não de exclusão."

O presidente e fundador da Netshoes, Márcio Kumruian, levou o prêmio de empreendedor do ano na tecnologia. "Espero que a história da Netshoes inspire os jovens, as startups. Espero que o Brasil possa ser uma potência da tecnologia", afirmou.

O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, foi homenageado como o empreendedor do ano nas finanças pela IstoÉ Dinheiro. Ele recebeu o prêmio das mãos do chefe, o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Bendine fez questão de dedicá-lo aos colaboradores do banco estatal. “Faço este prêmio extensivo aos 115 mil funcionários”, declarou. ”São os responsáveis pelo sucesso (da instituição) não só neste ano, mas em todos os anos”, disse, em seu discurso.

 
Personalidades do Ano
 
A grande homenagem da revista Gente foi para a atriz Glória Pires, escolhida personalidade do ano. Ela lembrou que, em 2013, completou 50 anos de vida e 43 anos de carreira. "Eu sempre tive a crença de que o tempo estava a meu favor, e isso está se confirmando a cada dia", afirmou em seus agradecimentos.

A modelo internacional Ana Beatriz Barros, de 32 anos, recebeu o prêmio de personalidade na moda. Requisitada pelas principais grifes mundiais, ela relembrou daqueles que fizeram parte de seu crescimento profissional. “Agradeço a minha mãe, minhas agências e outras pessoas que participaram da minha carreira”, disse. A musa do estilista Valentino também frisou a importância da homenagem recebida. “Estou emocionada em ganhar este prêmio. Ainda mais por ser a segunda vez que estou aqui”, declarou, em referência à distinção recebida em outra edição da festa da Editora Três.

Sérgio Rodrigues, personalidade do ano no design, mostrou humildade em seu discurso. "Agradeço à Editora Três por ter reconhecido em mim alguma coisa que eu não reconheço", afirmou.

Visivelmente emocionada, a empresária Fernanda Feitosa, idealizadora da SP Arte, recebeu o prêmio de personalidade do ano nas artes visuais. “Nestes 10 anos que eu tenho trabalhado, não teve um só dia em que não acordei pensando em como difundir a arte brasileira aqui e no exterior”, disse. Organizadora do principal evento do mercado de arte nacional, Fernanda complementou: “Sei que é o reconhecimento de muito trabalho, mas sabemos que ainda há muito a fazer pela frente.”

A chef Roberta Sudbrack foi a homenageada na categoria personalidade do ano na gastronomia. "Realmente, foi um ano único no Brasil, e estar do lado de pessoas que admiro profundamente e que são monstros deste País me faz sentir bem pequena, mas muito feliz."

A premiação se encerrou com um grande jantar de confraternização.

CONFIRA TODOS OS HOMENAGEADOS DA NOITE

 
Brasileiro do Ano
DSC_7672.jpg

 

O manifestante – representado por Maitê Peres, 21 anos; Marita Ferreira, 82 anos; e Márcia Trinidad, 44 anos. Elas participaram as manifestações de julho de 2013 em São Paulo.
 
Os protestos que tomaram conta do Brasil na metade de 2013 foram um evento sem precedente em nossa história. As manifestações, que começaram em São Paulo por iniciativa do Movimento Passe Livre – contrário ao aumento das passagens de ônibus -, logo se espalharam pelo País e levaram milhões de pessoas às ruas. As reivindicações não mais se limitaram à questão do transporte, abrangendo também temas como corrupção, violência e alto custo de vida. Marita, Márcia e Maitê são três mulheres de gerações distintas que largaram seus afazeres do dia a dia para protestar.
 
Brasileira do Ano na Gestão
 
Dilma Rousseff – presidente da República
chamada.jpg

  

Dilma lidera as pesquisas eleitorais para as eleições de 2014, quando disputará a reeleição. Nascida em Minas Gerais em 14 de dezembro de 1947, é a primeira mulher a comandar o País. Sua vida política foi basicamente construída no Rio Grande do Sul, onde, primeiro, foi filiada ao PDT e, depois, ao PT. Por convite de Lula assumiu o Ministério das Minas e Energia em 2003. Encerrou o segundo mandato de Lula como Ministra Chefe da Casa Civil. Até ser eleita em 2010, jamais havia disputado uma eleição.
 
Brasileiro do Ano na Política
 
Aécio Neves – Senador por Minas Gerais
chamada.jpg

  

O senador Aécio Neves é provável candidato à Presidência da República em 2014 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Neto do ex-presidente Trancredo Neves, foi eleito governador de Minas Gerais em 2002 e reeleito em 2006, quando obteve a maior votação já registrada no Estado, com 7,4 milhões de votos. Na disputa interna pela candidatura, precisará superar o ex-governador de São Paulo José Serra, derrotado na corrida pela Presidência em 2002 e 2010. Aécio, de 53 anos, é casado com a ex-modelo gaúcha Letícia Weber e tem uma filha, Gabriela, de 22 anos, fruto de um casamento anterior. 
 
Brasileiro Revelação do Ano na Política
 
Eduardo Campos – Governador de Pernambuco
chamada.jpg

  

Eduardo Campos é o atual governador de Pernambuco e presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Economista de formação, aliou-se à ex-senadora Marina Silva em uma provável chapa para a disputa presidencial de 2014. A aliança, que custou ao PSB cargos e apoio no governo federal, é considerada a terceira via em uma disputa pautada pela bipolaridade entre PT e PSDB. Campos, de 48 anos, é neto do ex-governador pernambucano Miguel Arraes. Casado, pai de quatro filhos, teve uma carreira política meteórica. Já foi deputado estadual, deputado federal, secretário da Fazenda de Pernambuco e ministro da Ciência e Tecnologia.
 
Brasileiro do Ano nos Esportes
 
Luiz Felipe Scolari – Técnico da Seleção Brasileira de Futebol
chamada.jpg

  

Nascido em 9 de novembro de 1948, Felipão atua pela segunda vez como técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Sua primeira passagem pelo cargo foi em 2002, quando conquistou o pentacampeonato na Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul. Este ano, o técnico ganhou a Copa das Confederações, vencendo a Espanha, e devolveu a motivação ao time nacional. Agora, sua missão é ainda mais difícil: vencer a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Como treinador, Felipão passou por clubes brasileiros como Grêmio, Palmeiras, Goiás, Cruzeiro e Juventude. No exterior, treinou, entre outros, o Chelsea, da Inglaterra, e a seleção de Portugal.
 
Brasileiro do Ano na Tevê
 
Mateus Solano – Ator
chamada.jpg

  

Mateus Solano, 32 anos, faz sucesso como Félix, o vilão gay de "Amor à Vida", novela das 21h da Rede Globo. As frases de efeito e as maldades do personagem tonaram o ator o principal destaque da tevê brasileira em 2013. Desde o começo deste mês, ele também está em cartaz com a peça “Do Tamanho do Mundo”. O texto do espetáculo é de autoria de sua esposa, a atriz Paula Braun. Mateus ganhou visibilidade em 2009, quando interpretou Ronaldo Bôscoli na série de tevê “Maysa – Quando Fala o Coração”. No mesmo ano, conquistou prêmios com a interpretação dos gêmeos Miguel e Jorge, seus personagens em “Viver a Vida”, novela das 21h.
 
Brasileiro do Ano nas Novas Mídias
 
Fábio Porchat – Humorista
chamada.jpg

  

Fábio Porchat, 30 anos, atua e escreve para o canal de humor “Porta dos Fundos”, veiculado no YouTube. Em 2013, participou do seriado “Meu Passado me Condena”, que também virou um dos filmes de maior sucesso do cinema nacional no ano. É roteirista da Rede Globo, integra o elenco do programa semanal “A Grande Família” e fez parte do “Medida Certa”, quadro sobre emagrecimento do Fantástico. Por causa do enorme sucesso, especialmente entre o público mais jovem, fez campanhas publicitárias para marcas como Fiat, Kuat e Vivo.
 
Empreendedor do Ano
 
Joesley Batista – Presidente da JBS-Friboi
EMPRE_JOESLEYBOA.jpg

  

Joesley, goiano de 41 anos, é o filho mais novo de José Batista Sobrinho, que em 1953 fundou a casa de carnes que deu origem à gigante JBS, hoje a maior empresa do setor do mundo. Ao lado do irmão mais velho, Wesley, está há 25 anos no setor e, ao longo desse período, foi o responsável pela expansão dos negócios da família Batista. O grupo JBS, com faturamento estimado próximo aos R$ 100 bilhões, é a maior empresa privada brasileira não financeira. Após a compra de sua principal concorrente, a Seara Alimentos, em junho deste ano, tornou-se a maior empresa do mundo em proteína animal e a segunda maior em alimentos processados.
 
Empreendedor do Ano no Varejo 
 
Flávio Rocha – Presidente da Riachuelo
Emp_Flavio_boa.jpg

 

 Filho de Nevaldo Rocha, o fundador do grupo potiguar Guararapes Confecções, Flávio Rocha é o responsável por comandar uma das principais empresas da família, a rede varejista Riachuelo. Maior empresa de moda do País, hoje a Riachuelo conta com 200 lojas espalhadas pelo território nacional, cerca de 35 mil funcionários e faturamento anual superior a R$ 3 bilhões. O empresário é considerado um dos homens mais ricos do Brasil e, em 2012, sua família aparecia como dona de uma fortuna de quase R$ 5 bilhões.
 
Empreendedor do Ano na Indústria
 
Abilio Diniz – Presidente do Conselho de Administração da BR Foods
Emp_Abilio1_boa.jpg

  

Um dos maiores empresários brasileiros, Abilio Diniz foi o responsável por transformar a rede de supermercados da família, o Pão de Açúcar, em um dos maiores grupos de varejo Brasileiro. Sob sua gestão o Grupo Pão de Açúcar saiu de uma situação de quase insolvência no início dos anos 1990 para se tornar uma potência empresarial. Após um acordo com o grupo Francês Casino, Ablio perdeu o controle do negócio e deixou o comando executivo da empresa. Hoje ele não atua mais junto ao Pão de Açúcar e é presidente do Conselho de Administração da BR Foods, a empresa resultante da fusão entre os grupos Sadia e Perdigão.
 
Empreendedor do Ano nas Finanças
 
Aldemir Bendine – Presidente do Banco do Brasil
Emp_Aldemir1_BOA.jpg

  

Aldemir Bendine é o atual presidente do Banco do Brasil. Foi indicado ao cargo na estatal pelo ex-presidente Lula em 2009 e assumiu a função em um período turbulento, marcado pelas críticas públicas, inclusive da própria Presidência, às altas taxas de juros. A missão de Bendine à frente do BB era equilibrar o papel de banco, com a busca por lucros cada vez maiores, com o de agente econômico de interesse social, oferecendo linhas de crédito mais competitivas do que as praticadas pelas instituições privadas. Nascido em Paraguaçu Paulista, Bendine, de 49 anos, entrou no BB aos 15 anos e construiu uma sólida carreira como executivo da instituição. É o presidente que ficou mais tempo à frente do banco neste século.
 
Empreendedor do Ano no Comércio Eletrônico
 
Márcio Kumruian – Fundador e presidente da Netshoes
EMPRE_Marcioboa.jpg

  

Paulistano de origem armênia, Márcio Kumruian fundou a Netshoes em 2000, em um estacionamento na rua Maria Antônia, no centro de São Paulo. Trezes anos depois, a empresa é a maior varejista online de material esportivo da América Latina. No ano passado, a Netshoes teve faturamento de R$ 1,2 bilhão, contando com as novas operações abertas na Argentina e no México. A empresa também administra as lojas virtuais de clubes de futebol como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Vasco, Coritiba e Atlético-PR. Kumruian, de 39 anos, é casado e tem dois filhos pequenos.
 
Personalidade do Ano
 
Glória Pires – Atriz
Personalidade_Gloria_02.jpg

  

Seus 45 anos de carreira foram coroados em 2013 com o sucesso de sua última personagem no cinema, no filme Flores Raras, de Bruno Barreto. Ao viver a arquiteta Lota Macedo Soares, que idealizou e dirigiu as obras do Aterro do Flamengo, na história de amor com a escritora americana Elizabeth Bishop, ela reforçou mais uma vez o que todos já todos já sabem: é uma das maiores atrizes brasileiras. Este mês, a comissão do Oscar dirá se o longa irá ou não concorrer a estatuetas. Independente de Hollywood, ela já tem lugar conquistado no Olimpo dos brasileiros mais respeitados e admirados do País.

Personalidade na Moda

Ana Beatriz Barros – Modelo

Ana_Persona_01.jpg
 
Aos 32 anos, é uma das top models mais requisitadas no mundo. Em 18 anos de carreira, a mineira de Itabira, terra de Carlos Drummond de Andrade, construiu um currículo invejável de trabalhos internacionais.  Já estrelou campanhas das mais importantes marcas de moda do mundo. Musa de Valentino e queridinha de editora francesa Carine Roitfeld,  ela é referência para as novas modelos que sonham um dia protagonizar mais de 200 capas de revistas e editoriais de moda pelo mundo.
 
Personalidade no Design

Sérgio Rodrigues – Designer

Personalidade_Sergio.jpg

  

Um dos maiores ícones do design nacional, ele é reconhecido no mundo por seu trabalho com couro e madeira e suas formas contemporâneas. O auge de sua produção foi durante os anos 1950 e 1960, período em que surgiu sua mais famosa criação: a poltrona mole, em 1957. Hoje a peça faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York, e é copiada pelos quatros cantos do mundo. Aos 86 anos, o carioca, responsável pelo mobiliário do Palácio da Alvorada e do Planalto quando Brasília foi construída, ainda é inspiração para novos profissionais.
 
Personalidade na Arte
 
Fernanda Feitosa – Empresária de arte
Personalidade_Fernanda.jpg

  

De colecionadora de quadros a  idealizadora da SP Arte, ela trouxe um novo olhar para as galerias do Brasil a partir de 2005, ano em que organizou a primeira edição da feira. Em oito anos, o prestígio da SP Arte só aumentou , aproximando mais a arte do público. O evento anual é um dos mais concorridos e prestigiados na área. A empresária carioca, formada em direito e com experiência em bancos, virou uma espécie de Midas do mercado da arte nacional.
 
Personalidade na Gastronomia
 
Roberta Sudbrack – Chef de cozinha
Personalidade_Roberta.jpg

 

 Por pouco ela não se tornou veterinária. Mas a paixão pela gastronomia falou mais alto e Roberta largou a faculdade nos Estados Unidos para se juntar às panelas no Brasil. Dona do restaurante que leva seu nome, no Rio de Janeiro, a chef é conhecida pela fórmula enxuta em seus pratos: não mais do que três elementos, e todos com seu sabor essencial mantido. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de chef de cozinha da residência oficial da Presidência da República, durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso. A gaúcha, que na infância vendia cachorro-quente em Brasília para ajudar a avó, se tornou uma das mais respeitadas chefs no País. Seu restaurante está entre os 50 melhores da América Latina.

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias