chamada-mensalao.jpg

Sete condenados no processo do mensalão se entregaram no início da noite desta sexta-feira à Polícia Federal. Quatro deles se apresentaram na Superintendência da PF em Belo Horizonte (MG). O deputado federal e ex-presidente do PT José Genoino foi o primeiro a se entregar, na sede da PF em São Paulo. Ele chegou ao local por volta das 18h20 após receber mandado de prisão em sua casa.

Condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto no julgamento do mensalão, Genoino foi aplaudido por um grupo de 15 pessoas que o esperavam no local e gritavam seu nome. O deputado chegou à sede da PF em um carro preto e parou para ser fotografado. Ele entrou no prédio com o semblante fechado, mas com o braço esquerdo levantado.
 
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se entregou por volta das 20h30 à Polícia Federal em São Paulo. Ele chegou ao local acompanhado de algumas pessoas, entre elas o mesmo advogado de Genoino. Dirceu entrou no prédio com o braço direito erguido e acenando para os militantes do partido que gritavam seu nome.
 
Ele parou para abraçar a mulher de Genoino no corredor externo antes de passar pela porta de entrada. Dirceu estava com um agente da PF. O grupo de petistas que está em frente à Superintendência da PF gritava “Dirceu, guerreiro, do povo brasileiro”, enquanto o ex-ministro acenava para os militantes. 
 
Também se entregaram em Belo Horizonte o ex-sócio nas empresas SMP&B, Graffiti e DNA, Cristiano Paz; a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello; e o ex-deputado federal pelo PTB, Romeu Queiroz.
 
Queiroz se apresentou acompanhado do Marcelo Leonardo, que é advogado do Marcos Valério. Leonardo saiu logo em seguida. Ele estaria buscando Valério, que já teria saído de sua fazenda em Caetanópolis, que fica 100 quilômetros de Belo Horizonte. 
 
Em Brasília, o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas se entregou à Polícia Federal por volta das 20h. Os condenados que se entregarem em outros Estados serão transportados para o Distrito Federal em um avião da própria Polícia Federal. A expectativa da PF é que as transferências ocorram ainda neste final de semana.
 
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, enviou à PF na tarde de hoje os mandados de execução penal a 12 réus no processo do mensalão. A PF encaminhou os pedidos às Superintendências Regionais, responsáveis pela execução das prisões.