shutterstock_24274285.jpg

Homens que comem uma única fatia de bacon por dia podem reduzir as chances de se tornarem pais. Além disso, apenas meia porção de carne processada ou uma pequena salsicha por dia também podem prejudicar a qualidade do esperma, diz um novo estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Para os que querem aumentar as chances de ter um filho, o ideal é comer peixe no lugar dos alimentos descritos acima. Espécies como bacalhau ou linguado aparentemente exercem um efeito positivo significativo na fertilidade masculina. O estudo também aumenta as evidências de que a chance de ter um filho está totalmente ligada ao estilo de vida do homem: cigarro, álcool e estresse exercem um efeito negativo, enquanto dieta e exercícios trazem resultados positivos.

Especialistas ainda não sabem por que alguns alimentos têm ligação com a fertilidade, mas já se sabe que a carne vermelha carrega altos níveis de pesticidas e outras substâncias que interferem nos hormônios. Por outro lado, peixes brancos são ricos em zinco, responsável por impulsionar a fertilidade.

O estudo será apresentado nesta semana, em uma conferência da American Society for Reproductive Medicine, em Boston. Os pesquisadores envolvidos no projeto compararam os hábitos alimentares de 156 homens que passavam por tratamentos de fertilização in vitro com suas parceiras.

Eles foram questionados sobre a frequência com que comiam uma série de alimentos, incluindo carne processada, carne branca e vermelha, peixes brancos, atum e salmão. Os homens que comiam apenas meia porção de carne processada por dia apresentaram apenas 5,5% espermatozoides no formato normal, comparados com 7,2% dos que comiam menos do que essa quantidade.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Aqueles que apostavam em pratos com peixe branco a, pelo menos, cada dois dias, ou em meia porção diária, apresentaram melhor qualidade de esperma do que aqueles que não comiam estes alimentos.

Os especialistas afirmam que este é um estudo pequeno e que são necessárias novas pesquisas para confirmar a relação dos alimentos com a fertilidade masculina. No entanto, alertam que a carne processada está ligada a outros diversos problemas de saúde e limitar o seu consumo pode melhorar a saúde como um todo, incluindo a questão da fertilidade.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias