07protestobarcelonabrasileirososmar---Cópia.jpg

A Plaza Catalunya, ponto central de Barcelona sempre visitado por turistas, ficou verde e amarelo. Nesta terça-feira, cerca de 500 pessoas – na maioria brasileiros – participaram de um ato em solidariedade aos eventos que acontecem nos últimos dias em São Paulo e outras cidades do País contra o aumento das tarifas no transporte público, mas principalmente contra a repressão policial.

"Não é porque estamos longe que não apoiamos o Brasil", disse uma das manifestantes no centro do grande círculo que se formou no local. Entre cartazes escritos ali mesmo no improviso, a maioria dos manifestantes pediu atenção dos europeus aos acontecimentos no Brasil, criticou a realização da Copa do Mundo e até convocou Neymar, que recentemente foi contratado pelo grande clube da cidade catalã, o Barcelona: "Neymar, vem pra rua, porra!", dizia um dos cartazes.

A realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil foi o ponto central dos gritos de protesto: "Copa do Mundo eu abro mão, quero dinheiro para saúde e educação", repetiam os manifestantes.

Ao contrário dos primeiros confrontos vistos em São Paulo, a presença policial na praça não foi motivo de conflitos. A presença de oficiais – distantes dos manifestantes – não saiu da patrulha rotineira do ponto turístico.