99B4E4E574284BE13FC59F16114F6E.jpg

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a soma de todas as riquezas do País, subiu 0,6% na comparação com o quarto trimestre de 2012, na série com ajuste sazonal, segundo dados do Istituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira. O PIB a alcançou R$ 1,1 trilhão. Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, o PIB brasileiro teve crescimento de 1,9%. No acumulado dos 12 meses, a economia apresentou um crescimento de 1,2%.

O PIB ficou abaixo do esperado e com desempenho ruim da indústria e dos consumos das famílias e do governo. O crescimento é o mesmo observado no quarto trimestre de 2012. Pelo lado da produção, o crescimento do PIB foi sustentado pelo setor de agropecuária, que registrou expansão de 9,7% no trimestre em relação ao trimestre anterior. Os serviços tiveram aumento de 0,5%. Já a indústria teve queda de 0,3%.

Pelo lado da demanda, houve crescimento na formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos, de 4,6%. O consumo das famílias cresceu apenas 0,1%, enquanto o consumo do governo manteve-se estável. As exportações tiveram queda de 6,4%, enquanto que as importações subiram 6,3% no período.

Crescimento menor

O PIB cresceu um pouco menos no terceiro trimestre de 2012, informou o IBGE. Segundo o orgão, a soma das riquezas brasileiras teve expansão de 0,3% no terceiro trimestre do ano passado sobre o período imediatamente anterior, desempenho revisado para baixo em relação ao crescimento de 0,4% anunciado anteriormente. Sobre o desempenho de 2012 todo, o IBGE manteve o crescimento de 0,9%.

Selic

Com a divulgação do fraco desempenho da economia no início do ano, o mercado futuro de juros mudou suas apostas nesta manhã e agora a maioria acredita que o Comitê de Política Monetária (Copom) irá elevar a Selic em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira, a 7,75%. Até a véspera, a maioria, ainda que com uma pequena vantagem, acreditava que o Banco Central (BC) aceleraria o passo e aumentaria a taxa básica de juros a 8%.