A L E R T A
El Niño versus saúde
Parece incrível, mas o El Niño não mexe só com o clima. A saúde também fica sujeita a intempéries. Estudos sugerem que as chuvas e inundações decorrentes do fenômeno acabam disseminando doenças como a malária. O calor excessivo também pode levar a maior casos de desidratação. Por outro lado, as altas temperaturas favorecem as concentrações de dióxido de carbono no ar, combustível para as plantas e para a produção de alimentos.

C É R E B R O
Esperança para o Parkinson
Uma cirurgia pode ser o fim do mal de Parkinson. Em breve, será testado em humanos um implante de células que fabricam dopamina, substância em declínio na doença, diretamente no cérebro. Em animais, a experiência mostrou que em três meses a melhora cerebral é de até 90%. O mais surpreendente é que as células que produzem dopamina são extraídas da retina do olho humano.

M E D I C A M E N T O S
Remédio contra gripe
Acaba de ser aprovado pela FDA (Food and Drug Administration), órgão americano que controla medicamentos e alimentos, uma nova pílula no combate a gripe. A droga, chamada Tamiflu, é fabricada pelo laboratório Roche e deve chegar ao Brasil em março. Seu princípio ativo é o oseltamivir e ele combate os tipos A e B do vírus influenza (um dos principais causadores da gripe).

N U T R I Ç Ã O
Soja e bebês
A ingestão excessiva de soja na gravidez e na amamentação pode comprometer o desenvolvimento da criança, sugere pesquisa americana. Isso se deve à presença do fitoestrógeno, substância semelhante ao estrógeno (hormônio feminino). Pesquisa em ratos mostrou que os filhotes de mães que ingeriam soja nasceram mais “masculinizados”, inclusive as fêmeas.

B O A  N O T Í C I A
Lentes coloridas na leitura
Portadores de dislexia visual, tipo de dificuldade de leitura em que as palavras ficam embaralhadas, podem se beneficiar do uso de lentes de contato coloridas. A descoberta aconteceu por acaso, nos EUA. Pacientes que usavam as lentes para corrigir daltonismo verificaram que além de ajudar a distinguir melhor as cores, as lentes contribuíam para que a leitura ficasse menos confusa.

S U A S  D Ú V I D A S
Fibras
Qual a vantagem de adicionar farelos como o gérmen de trigo à alimentação?
Samara Sadeck, por e-mail

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

O gérmen de trigo é um alimento bastante rico em fibra. Por isso, melhora a digestão, o funcionamento do intestino e também aumenta a sensação de saciedade. Além disso, as fibras ajudam a diminuir a absorção de gorduras como o colesterol e as triglicérides, o que beneficia o coração. Outra vantagem: o gérmen de trigo é rico em vitamina E, e evita a oxidação das células.
Eliete Gomes Pereira,
endocrinologista

Sexo
Segundo a tradição, não é aconselhável manter relações sexuais após as refeições. Qual o tempo que deve ser respeitado?
Silvio, Santa Margarida, MG

De fato, nenhuma atividade física rigorosa deve ser praticada depois das refeições. É que durante o processo de digestão a circulação sanguínea fica concentrada no aparelho digestivo para facilitar a absorção dos alimentos. Ao se praticar sexo, natação ou qualquer outro esporte, o sangue será redistribuído para o coração, pulmão e músculos e a digestão ficará prejudicada. Para evitar o mal-estar, o ideal é esperar duas horas após uma refeição à base de massas e quatro horas se o menu constar de alimentos ricos em gordura e proteína como uma bela feijoada.
Celso Gromatzky,
urologista de São Paulo


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias