Na canção Release, arremedo de samba-enredo assinado pelo compositor e violonista Luiz Tatit, gravada em 1985 pelo grupo paulistano Rumo, a letra diz que em 2004 o conjunto “festejou os 30 anos de sua independência”, sendo ainda considerado um “grupo novo”. Pois o vaticínio se cumpriu, pelo menos em parte. A prova é o relançamento de sua discografia completa, devidamente remixada e remasterizada, trazendo o som especial de uma das bandas que formataram a cara do som brasileiro dos anos 1980 e lançou Ná Ozzetti para a carreira solo. “Só não se pode dizer que ainda somos um grupo novo” garante a vocalista Ná, há anos uma das mais festejadas cantoras e compositoras do País. Considerado um dos “quatro grandes” da vanguarda paulistana, ao lado do Premeditando o Breque, de Arrigo Barnabé, e do falecido Itamar Assumpção, o Rumo nasceu em 1974 influenciado pelas idéias de Tatit.

Basicamente, ele defendia que as letras na MPB, muito simplórias do ponto de vista literário, quando grudavam na melodia, ficavam muito mais interessantes do que a própria literatura ou a música. A abordagem, somada a um intenso trabalho de pesquisa sobre a obra de compositores clássicos, como Noel Rosa, Lamartine Babo e Sinhô, à época criou um amálgama que atraiu fãs de todas as idades. E logo gerou os discos independentes Rumo e Rumo aos antigos, lançados em 1981 pelo selo do lendário Teatro Lira Paulistana, palco de todas as inovações musicais acontecidas no início daquela década.

Completam a discografia, remixada pelo guitarrista Paulo Tatit – irmão

de Luiz –,

Diletantismo

(1983),

Caprichoso

(1985), o infantil

Rumo –
quero passear

(1988) e o derradeiro

Rumo ao vivo

, gravado no Sesc Pompéia, onde nos dias 19, 20 e 21 Ná Ozzetti, Luiz Tatit, Akira Ueno (guitarra), Gal Oppido (bateria), Hélio Ziskind (teclados), Geraldo Leite (vocais e percussão), Zecarlos Ribeiro e Pedro Mourão (composições e percussão) estarão novamente reunidos. A tecladista Ciça Tuccori, morta em 2001, é agora substituída por Ricardo Breim. Agregou-se também o violeiro Fábio Tagliaferri. Entre outras, o grupo promete tocar a divertida

Carnaval do Geraldo, Ladeira da memória, A noite no castelo, Delírio, meu!

e recriações como

Quero passear

, versão de uma canção de Woodie Guthrie, e

Seja breve

, de Noel Rosa. Além de

Release

, é claro, ratificando o vaticínio.