shutterstock_118749361.jpg

Com pais e mães trabalhando fora, acaba ficando mais fácil oferecer aos filhos produtos prontos do que preparar uma alimentação mais saudável. Mas a praticidade não pode comprometer o desenvolvimento da criança. Para que ela aprenda hábitos alimentares positivos, é importante que, desde cedo, tenha o bom exemplo dos pais à mesa.

A nutricionista e colaboradora do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo, Jeanice de Azevedo Aguiar, recomenda que a família faça as refeições à mesa, todos juntos. Com os alimentos à disposição e servindo-se de tudo, os pais conseguem incentivar as crianças a participar do almoço ou jantar. Comer em frente ao computador e pular refeições são fatores prejudiciais à educação alimentar e que dificultam a orientação por parte dos pais. Jeanice aponta como outro problema crianças que dormem até mais tarde, deixando de tomar o café da manhã e o lanche matinal. A ausência de tais refeições altera o ritmo biológico de crianças e adolescentes.
 
Para chamar a atenção dos pequenos para alimentos diversificados, a nutricionista rejeita o costume de disfarçar os legumes em outras comidas, porque é importante que a criança saiba o que está comendo. “Disfarçar não seria a melhor forma de ensinar a boa alimentação”, afirma Jeanice. O ideal é descobrir o tipo de preparo que a criança vai aceitar, prestando atenção ao que ela gosta e experimentando diferentes formas. “Pode ser que ela não aceite a beterraba cozida, mas coma a ralada”, diz a nutricionista. De toda forma, é importante não exagerar nos óleos e nas gorduras.
 
Pais devem exigir opções saudáveis na cantina da escola
Alguns lanches são realizados enquanto o filho está escola. No caso das crianças, o cuidado deve ser com a conservação do alimento levado, optando por uma embalagem que mantenha a temperatura. Com adolescentes, o controle do lanche é mais complicado. “Eles se sentem envergonhados quando levam lanche de casa porque é uma postura pouco praticada”, diz Jeanice. Os pais devem exigir que a cantina da escola ofereça opções mais saudáveis, além de orientar os filhos a comprarem lanches mais magros.
 
Nas escolhas do dia a dia, devem estar presentes alimentos como frutas, pães, queijo branco, iogurtes e leite no café da manhã e nos lanches; saladas, legumes, arroz, feijão, carne magra e cozida no almoço e no jantar. Sempre evitando refrigerantes, biscoitos e salgadinhos.