Passado em chamas

Um incêndio na segunda-feira 14 destruiu um prédio histórico erguido no século XVIII na praça Tiradentes, na cidade mineira de Ouro Preto. O casarão abrigava algumas lojas, uma farmácia e um hotel (foto). Não houve feridos, mas a tragédia terá desdobramentos. O fogo ocorreu dois dias após a visita de uma delegação da Unesco, que avaliava os maus-tratos ao que restou da arquitetura colonial. Aumentou em muito a chance de a antiga Vila Rica entrar na lista de patrimônios da humanidade seriamente ameaçados.

Excluídos

Apesar da disseminação do mundo cibernético, o perfil do internauta mudou pouco. Só 12,46% dos brasileiros têm computador em casa e, desses, apenas 8,31% estão na internet. A grande maioria
é branca, mora em grandes cidades do Sudeste, tem entre 40 e 50 anos, 12 anos
de escolaridade e renda familiar superior a
R$ 1.600. O resultado está no Mapa da Exclusão Digital, estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Comitê para Democratização da Informática, que ensina informática a crianças das favelas cariocas (foto). O comitê estima que sejam 149,4 milhões os brasileiros excluídos do mundo digital. 

Cobaia sideral

O presidente Vladimir Putin confirmou na semana passada o que se imaginava: a Rússia continua firme e forte na corrida espacial, já que os EUA cancelaram seus vôos após o acidente com o Columbia. O principal foco da astronáutica é avaliar o efeito da gravidade zero na saúde dos astronautas. Para simular as manobras radicais, os cientistas do Laboratório de Problemas Médicos e Biológicos utilizam macacos como cobaias, uma cena indigesta para o mais insensível dos seres humanos (foto).

Pesadelo

Cerca de um milhão de pessoas sofreu a angústia de viver sem internet por quase 48 horas. Uma pane nos computadores do provedor Terra impediu o acesso aos e-mails e às páginas da web. “Foi como um apagão”, compara Cássio Vecchiatti, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet. Quem dependia da rede para pagar contas ou resolver assuntos urgentes ficou a ver navios. Ainda não existem normas para compensar os clientes atingidos por esse tipo de aborrecimento.

Ponto final

Eles estão em lados opostos na guerra do Iraque, mas se juntaram
em nome da ciência. O americano George W. Bush, o britânico Tony
Blair, o francês Jacques Chirac, o alemão Gerhard Schröeder, o chinês Wen Jiabao e o japonês Junichiro Koisumi reuniram-se na segunda-feira 14, na capital dos EUA, para o anúncio oficial da conclusão do Projeto Genoma, que mapeou 99,99% dos genes humanos. Como mestre de cerimônias, ninguém menos que o americano James Watson, um dos descobridores da estrutura do DNA.