roteiros2.jpg
TAPEÇARIA
Em "Les Pouvoirs" (abaixo) e "Demanche du Ibirapuere" (acima), a carioca Claudia
Hersz mescla a tapeçaria em estilo Luís XVI com a arquitetura de Niemeyer

roteiros1.jpg

Tudo começou com um espaço pequeno localizado na rua Augusta, em 2006. O enfoque era o de uma arte jovem, feita por artistas em início de carreira, organizada de maneira informal em mostras coletivas. De lá para cá, as sócias Juliana Freire e Flaviana Bernardo, egressas do mundo da moda, cresceram e amadureceram a Galeria Emma Thomas, assim como aconteceu com o circuito de arte brasileiro. Nestes seis anos, Juliana e Flaviana sublocaram um espaço junto à Galeria Baró, aprenderam o beabá do mercado, e consolidaram a Emma Thomas como a única galeria estrangeira a receber o prêmio de Melhor Galeria Jovem na história da ArteBA (Feira de Arte Contemporânea de Buenos Aires), na edição de 2012.

Em outubro último, a galeria conquistou endereço próprio em área nobre da cidade e, para celebrar esse rito de passagem para a “fase adulta”, inaugurou a mostra “Solstício”. Em parceria com a consultora de arte Daniele Dal Col, as galeristas selecionaram oito artistas que já rodaram instituições e museus, mas permanecem alheios ao mercado, para comemorar aquilo que elas consideram “a nova cara da arte brasileira”. “Não temos mais o estigma de galeria jovem, mas nem por isso deixamos de nos preocupar com o novo, com aquilo que se volta para essa nova economia na qual nos encontramos”, explica Juliana.

Exemplo de maturidade e olhar novidadeiro são os artistas Cleverson Salvaro e Claudia Herzs. O curitibano Salvaro apresenta a instalação “Éstimo”, na qual cobre parte da parede da galeria com matéria orgânica que é transformada por processos de decomposição, funcionando como uma obra em constante mutação. Já a carioca Claudia Hersz (foto) participou da última edição do Projeto Rumos Artes Visuais, e na mostra apresenta “Vou al Vent au Copin” em que dá continuidade a seu trabalho conceitual em torno da artes decorativas. Além desses artistas, participam da mostra Gustavo Speridião (RJ), Isabela Prado (MG), Jimson Vilela (RJ), Luis Baldan (RJ), Marcelo Gandhi (RN) e Silvana Melo (RS), nenhum deles pertencente ao elenco de artistas representados pela Emma Thomas. Nina Gazire
 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias