Confira, em vídeo, os melhores momentos da festa:

brasileiros_2012_site.jpg

Confira a entrevista com o Brasileiro do Ano no Esporte Paralímpico, o nadador Daniel Dias:

IstoE_Paratleta_255.jpg

Assista à entrevista com o Brasileiro do Ano na Saúde, o médico Roberto Kalil Filho:

IstoE_Kalil_255.jpg

Assista à entrevista com a Brasileira do Ano no Esporte, Fabiana Claudino, capitã da seleção de vôlei, medalha de ouro em Londres:

ISTOE_BRASILEIROSDOANO_FABIANA_CLAUDINO_255.jpg

Confira a entrevista com o convidado Marcelo de Carvalhovice-presidente da RedeTV!:

ISTOE_BRASILEIROSDOANO_MARCELO_CARVALHO_255.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Confira a entrevista com Adenízia Ferreira, meio-de-rede da Seleção Brasileira de Vôlei, campeã olímpica em Londres:

ISTOE_BRASILEIRODOANOADENIZIA_255.jpg

Confira a entrevista com o convidado Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica:

ISTOE_BRASILEIROSDOANO_MARIO_255.jpg

 

Chamada.jpg
CONFIANÇA
Mais de 1.500 pessoas estiveram no Credicard Hall,
em São Paulo, para reafirmar otimismo para 2013

É hora de investir. Essa foi a tônica dos discursos na noite da segunda-feira 3, durante a entrega dos prêmios “Brasileiro do Ano”, “Empreendedor do Ano” e “Personalidade do Ano”, concedido pela Editora Três para homenagear os principais personagens do mundo político, social, econômico, cultural e esportivo em 2012, no Credicard Hall, em São Paulo. “Hoje somos um país que lidera a política desenvolvimentista mundial”, disse em seu pronunciamento de abertura o presidente-executivo da Editora Três, Caco Alzugaray. “Somos uma referência para governos que buscam soluções que passem longe da asfixia proposta por ortodoxos.” De acordo com Alzugaray, o Brasil soube superar os graves problemas de injustiça e desigualdade social, acreditando que é possível, como fez o ministro da Fazenda, Guido Mantega, homenageado como o BRASILEIRO DO ANO 2012 pela revista ISTOÉ.

3.jpg

“O País está há muitos anos no patamar de pleno emprego e com a renda média familiar em rota ascendente”, afirmou Alzugaray. “Para muitos, os indicadores socioeconômicos mais importantes dos tempos atuais”, acrescentou. Sentado no palco ao lado do presidente-executivo da Editora Três, o vice-presidente da República, Michel Temer, manteve o tom do discurso e disse estar confiante nos rumos que a economia está tomando para acelerar o crescimento. “Vivemos um otimismo sem embargo das dificuldades que operam no Exterior”, disse.

4.jpg

A cerimônia de homenagem pelas revistas ISTOÉ, DINHEIRO e GENTE aos 16 homens e mulheres que se destacaram no Brasil em 2012 contou com a presença de mais de 1.500 convidados. Participaram do evento os principais políticos brasileiros, os maiores empresários do País e os mais reconhecidos artistas e esportistas nacionais. Os prêmios foram criados há 12 anos por Domingo Alzugaray, fundador da Editora Três. Entre os presentes estavam, além de Michel Temer, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, os governadores Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, Jaques Wagner, da Bahia, Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, e Eduardo Campos, de Pernambuco, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e parlamentares.

1.jpg
DESCONTRAÇÃO
(da esq. para a dir.) Michel Temer, vice-presidente da República; Caco Alzugaray,
presidente-executivo da Editora Três; e Guido Mantega, ministro da Fazenda

Do mundo empresarial, compareceram os homenageados da noite pela revista ISTOÉ Dinheiro, Graça Foster, presidente da Petrobras, eleita a Empreendedora do Ano, Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, agraciado com o prêmio de Empreendedor do Ano na Indústria, Lázaro de Mello Brandão, presidente do conselho de administração do Bradesco, o Empreendedor do Ano nas Finanças, Edson de Godoy Bueno, presidente da Amil e o destaque de 2012 no setor de Serviços, e Anderson Birman, presidente da Arezzo, Empreendedor do Ano no Varejo. Também estiveram presentes Joesley Batista, presidente da holding J&F, Hélio Magalhães, presidente do Citibank, Marcelo Odebrecht, presidente do Grupo Odebrecht, e dezenas de outros empreendedores. Já o roteirista e autor de telenovelas João Emanuel Carneiro, o ator Reynaldo Gianecchini, o cantor Milton Nascimento, a top model Izabel Goulart e a atriz Débora Nascimento subiram ao palco como os grandes homenageados da revista ISTOÉ Gente.


5.jpg

Todos ouviram atentamente o pronunciamento de Mantega, principalmente depois das recentes notícias de que o PIB brasileiro cresceu 0,6% no terceiro trimestre de 2012, o que sinaliza para uma expansão inferior a 2% neste ano. Mantega, no entanto, manteve o otimismo e deu a receita da retomada do investimento. “Foi um ano difícil”, reconheceu o ministro da Fazenda. “Começou com desaceleração, mas está se acelerando rumo a um ciclo de forte expansão e dinamismo.” Em seu pronunciamento, Mantega ressaltou que “qualquer economista iniciado” sabe que, em momentos de crise importantes, o investimento é o primeiro a se retrair e o último a voltar, depois que o consumo e a indústria reaceleram. “Por isso este ano é muito parecido com 2009, quando o investimento só retornou no último trimestre”, disse Mantega. “Com os dados mais recentes, já podemos ver um processo de recuperação, que deverá voltar a crescer em 2013.”

6.jpg

Durante os dez minutos em que discursou, Mantega listou as ações do governo federal para diminuir a desigualdade social no Brasil e protegê-lo das crises externas. De acordo com ele, desde 2006, quando assumiu a pasta, até o ano passado, o País vem crescendo a um ritmo superior a 4% ao ano, o que fez o desemprego cair pela metade no período, chegando a 5,3% em outubro. Na avaliação de Mantega, embora as crises externas tenham impacto sobre o mercado interno, os brasileiros não têm sido diretamente afetados por elas. “Desde 2006, o nosso PIB (Produto Interno Bruto, que corresponde à soma de todas as riquezas do País) cresceu, em média, 4,2% ao ano, até 2011. E isso mesmo em meio à crise de 2008, que afetou os maiores países do mundo. A renda e o bem-estar do brasileiro melhoraram e continuam melhorando. A verdade é que a população brasileira conhece a crise mais pelos veículos de comunicação que pelo seu dia a dia”, avaliou. O vice Michel Temer ratificou. “Por mais que haja às vezes uma ou outra manifestação de pessimismo, o fato é que quem viaja para os Estados Unidos e Europa, lá sim, verifica um pessimismo completo.”

7.jpg

Para os empresários brasileiros, também não há espaço, neste momento, para pessimismo. “Já investimos quase US$ 43 bilhões em 2012”, afirmou Graça Foster, presidente da Petrobras, cujo planejamento prevê aporte de US$ 236 bilhões até 2016, o maior já revelado por uma empresa aberta no mundo. “Nossa companhia vai dobrar de tamanho nos próximos oito anos. O desafio está em nossas mãos e sabemos exatamente o caminho a seguir”, disse Foster. O fundador do Grupo Gerdau fez coro. Depois de receber o prêmio das mãos do diretor-editorial da Editora Três, Carlos José Marques, Jorge Gerdau afirmou que a homenagem foi “o resultado do trabalho de quatro gerações”.

8.jpg

Quem também se referiu às gerações, só que a nova, representada por ele, foi o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB). Eleito Brasileiro do Ano na Política, lembrou em seu discurso que a categoria que ele representa “não é das mais homenageadas no Brasil” e disse que dividia o prêmio com os políticos da nova geração. “Esses políticos mostram que o Brasil buscou fazer seu dever de casa e que certos consensos e premissas da boa gestão passaram a ser reconhecidos, inclusive sob o ponto de vista eleitoral”, disse Paes. O prefeito, que neste ano foi reeleito em primeiro turno com 65% dos votos e recebeu a bandeira olímpica após os Jogos de Londres – o Rio sediará a competição em 2016 –, disse que esse reconhecimento das urnas veio graças à aposta na gestão pública. “É com esses governantes, essa nova geração de políticos, que eu gostaria de dividir esse prêmio”, disse Paes. Para finalizar o seu pronunciamento, o prefeito do Rio de Janeiro agradeceu ao “grande amigo e companheiro” Sérgio Cabral (PMDB), governador do Estado fluminense.

9.jpg

Como nas edições anteriores do prêmio não faltou emoção aos homenageados. O autor da novela Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro, premiado como Personalidade do Ano pela IstoÉ Gente, foi um deles. “Acho muito interessante escrever uma história tão particular e ter esse reconhecimento de um país inteiro”, afirmou Carneiro. Débora Nascimento, que encantou o Brasil como a Tessália da novela, se emocionou e não conteve as lágrimas durante seu discurso de agradecimento pelo prêmio de Personalidade do Ano Revelação. “Agradeço ao João Emanuel Carneiro, ao Ricardo (Waddington, diretor) e à minha família, que passou por tudo isso comigo”, disse. Reynaldo Gianecchini, Personalidade do Ano na Televisão, agradeceu por todo o carinho que recebeu em 2012, ano em que terminou um tratamento contra o câncer. “Este foi um ano incrível. Quando recebi o convite fiquei pensando: ‘poxa o que será que eu fiz para estar aqui?’ Acho que deve ter sido alguma coisa forte que marcou a vida das pessoas”, declarou o ator, visivelmente emocionado. Milton Nascimento também destacou a importância de 2012 para ele. “Acho que este é o ano mais importante de toda a minha vida. Estão acontecendo coisas que nunca sonhei de tão bonitas que são, tanto lá fora como no Brasil. Teve o Grammy também. Fico muito feliz com mais este prêmio de Personalidade do Ano na Música”, afirmou. 

10.jpg

11.jpg


2.jpg

12.jpg

14.jpg

15.jpg

16.jpg

Foto: Gabriel Chiarastelli
Fotos: Adriano Machado; Patrícia Cruz; João Castellano/ag istoé; Thiago Bernardes/FRAME; FELIPE GABRIEL
Fotos: Thiago Bernardes/FRAME; Patrícia Cruz / ISTOé; Adriano Machado; João Castellano/istoé; Fabiano Cerchiari; Marco Ankosqui; Gabriel Chiarastelli; Rodrigo Dionisio/Frame
Fotos: Marco Ankosqui; Masao Goto Filho / AG. ISTOé; Gabriel Chiarastelli; Adriano Machado


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias