mi_1424369516623882.jpg

Na noite desta segunda-feira (3) a Editora Três premia as 16 personalidades que mais se destacaram durante o ano de 2012 na política, nos esportes, na cultura, nos negócios e no setor da saúde. São pessoas que trabalharam pelo desenvolvimento nação, representaram o Brasil nos jogos de Londres ou inspiraram milhões através da música ou da dramartugia. O evento acontece no Credicard Hall, em São Paulo. São esperadas diversas personalidades, como ministros, atores e empresários.

Um dos premiados, o médico Roberto Kalil Filho, que foi escolhido como destaque na área de Saúde e trata de personalidades como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já chegou ao evento. "Estou ao mesmo tempo surpreso e honrado por receber esse prêmio. Para mim, ter pacientes famosos é o mesmo que tratar de qualquer paciente, porque a profissão fica de fora quando a pessoa entra no meu consultório", comentou à ISTOÉ ao chegar ao evento.   

Confira o que disseram alguns dos convidados ilustres:

Daniel Dias:
“Fiquei muito feliz de receber o prêmio. Um atleta paralímpico precisa ter muita força de vontade e determinação para alcançar um bom resultado. E os nossos atletas paralímpicos têm mostrado que têm todas essas qualidades. Irei continuar treinando para poder disputar mais dois ciclos olímpicos”

Marisa Monte: "é uma verdadeira gincana fazer turnê."

Milton Nascimento: "foi uma choradeira só [quando foi homenageado no Grammy este ano]! Valeu a pena porque foi muito emocionante. esse ano está sendo o mais especial de todos."
João Emanuel Carneiro: "foi um ano especial. agora ano que vem quero descansar e ler muito em 2013. Vou passar as férias em casa."
 

Confira quais serão os premiados desta noite: 

Brasileiro do Ano

Guido Mantega – Ministro da Fazenda

Se o Brasil tem passado pela crise sem sustos, isso é obra principalmente do trabalho de Mantega, escolhido o “Brasileiro do Ano” pela ISTOÉ. Fiel à cartilha desenvolvimentista, que pressupõe o Estado como indutor do crescimento econômico, o ministro esteve à frente, em 2012, de uma série de medidas que, sob diversos aspectos, aplacaram os efeitos nefastos da crise europeia.

Brasileiro do Ano na Saúde

Roberto Kalil Filho – Médico

Aos 53 anos, Roberto Kalil dirige o Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês e a Cardiologia Clínica do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Um de seus clientes mais antigos é o ex-presidente Lula, que chegou em 1994 por indicação do advogado Roberto Teixeira. Os dois ficaram próximos a ponto de marcar pescaria. “Kalil é um ser humano tão especial que se não tivesse nascido, Deus teria que inventá-lo agora. Porque a combinação de competência profissional, trato humanista e uma compreensão da importância de cada paciente fazem dele um ser humano quase perfeito”, disse o ex-presidente à ISTOÉ.

Brasileiras do Ano no Esporte

Fabiana Claudino – Jogadora de vôlei – representando a seleção brasileira

Ao levarem um atordoante 3×0 da inexpressiva Coreia do Sul, a segunda derrota em três jogos, as meninas da seleção brasileira de vôlei só não caíram na primeira fase porque os Estados Unidos venceram a Turquia e garantiram a classificação nacional. O susto chacoalhou o grupo. De fortes candidatas à decepção olímpica, elas emendaram cinco vitórias consecutivas e alcançaram o posto mais alto do pódio, com medalha dourada no peito, finalizando uma caminhada recheada de inconstância e superação, descrença e fé, lágrimas e alegria.

Brasileira do Ano na Cultura

Marisa Monte – Cantora

Com nove discos gravados, três prêmios Grammy Latino e dez milhões de álbuns vendidos, a cantora se dedica, atualmente, à turnê do seu mais recente CD, “O Que Você Quer Saber de Verdade”, mais um momento antológico de sua carreira de duas décadas e meia. Ao criar melodias simples e tocantes, Marisa cumpre o papel de emocionar o público. Sempre presente nas paradas, neste ano ela emplacou dois sucessos – “Ainda Bem” e “Depois” – que também embalaram novelas de sucesso. Na gestação do novo show, em excursão pelo Brasil, ela fez questão de comandar tudo, do conteúdo do site até os conceitos por trás dos vídeos exibidos no telão, de autoria de renomados artistas plásticos.

Brasileiro do Ano no Esporte Paralímpico

Daniel Dias – nadador paralímpico

O nadador se tornou o maior medalhista brasileiro em Paralimpíadas, casou-se neste ano e já se prepara para os Jogos no Brasil, em 2014. Das sete vezes que caiu na piscina do Centro Aquático de Londres, em setembro passado, o paulista Daniel Dias saiu dela com seis medalhas de ouro no peito. Os ogos Paralímpicos da capital inglesa representaram a consagração do nadador, que na edição anterior, em Pequim-2008, já havia levado outras nove medalhas – quatro delas de ouro.
Aqui, um fato tem de ser levado em consideração. O atleta nasceu com graves deformações nos membros superiores – seu braço direito vai até o cotovelo e o esquerdo também é mais curto e apresenta apenas um dedo, o indicador. Mais: sua perna direita só chega à altura do joelho. Até sete anos atrás, sua única meta ao entrar em uma piscina era apenas não se afogar. Em 2005, porém, na sua segunda aula de natação, Daniel conseguiu atravessar uma piscina de 50 metros. No ano seguinte, no Mundial da África do Sul, onde competiu internacionalmente pela primeira vez, ganhou três medalhas de ouro e duas de prata. Daí para o olimpo foi um salto.

Brasileiro do Ano na Política

Eduardo Paes – Prefeito do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), reeleito em outubro com 65% dos votos válidos, é dono de um raro perfil entre os políticos cariocas. Não costuma entrar em polêmica. É obstinado pelo trabalho – na prefeitura, não raro, cumpre jornadas de até 20 horas – e é considerado até por adversários uma pessoa conciliadora. Essas características foram fundamentais para que, aos 43 anos, Paes – eleito pela ISTOÉ o Brasileiro do Ano na Política – chegasse hoje ao seu ápice em quase duas décadas de vida pública.

Empreendedora do Ano
Graça Foster – Presidente da Petrobras 
A presidente da Petrobras tem uma obsessão: aumentar a produção de petróleo. E uma prioridade em sua vida: a Petrobras. E assim, ao seu jeito, está sacudindo e colocando a maior empresa do Brasil nos eixos.

Empreendedor do Ano na Indústria
Jorge Gerdau – Presidente do grupo Gerdau
O empresário gaúcho virou protagonista no governo Dilma ao liderar a busca de maior eficiência da máquina pública.

Empreendedor do Ano em Serviços
Edson de Godoy Bueno – Empresário
Depois de vender a Amil para a americana UnitedHealth, o empresário treina seu inglês para ser um conselheiro influente na companhia.

Empreendedor do Ano em Varejo
Anderson Birman – empresário
Depois de consolidar a Arezzo no Brasil, o empresário mineiro parte para conquistar seu espaço no mundo todo.

Empreendedor do Ano nas Finanças
Lázaro Brandão – presidente do conselho de administração do Bradesco
O presidente do conselho de administração do Bradesco vem garantindo a estabilidade e o crescimento do banco em que trabalha há 70 anos, e do qual não pensa em se afastar tão cedo.

João Emanuel Carneiro: a Personalidade do Ano

Ele nos deu Carminha, Nina, Max, Tufão… abriu uma janela privilegiada para entender a nova classe média do Brasil, com seus personagens tão reais e o fabuloso bairro do Divino. João Emanuel Carneiro, o novelista, dramaturgo, que levou a telenovela a um outro patamar de discussão sociológica, foi eleito por Gente a Personalidade do Ano de 2012. Nada mais justo, por uma obra que bateu recordes de audiência e mobilizou todo o País. “Eu nunca tive essa pretensão, não esperava esse sucesso”, disse João.

Reynaldo Gianecchini: a Personalidade do ano na Televisão

O ano de 2012 ficará na memória dos brasileiros como aquele que marcou a volta de Reynaldo Gianecchini à tevê. Após dois anos lutando contra um câncer, o ator superou seu drama pessoal e voltou com força total na novela Guerra dos Sexos, remake na faixa das 19h, na Globo. “Meu olhar sobre a vida mudou, mas eu continuo o mesmo cara”, disse ele, feliz com a homenagem de Gente. “Acho que é a prova de que este ano tive algo importante para falar.”

Débora Nascimento: a Personalidade Revelação do Ano

Se a novela-fenômeno Avenida Brasil colocou Carminha – a vilã vivida por Adriana  Esteves – no hall das vilãs inesquecíveis da tevê, o folhetim também presenteou o público com uma nova musa. Débora Nascimento, a Tessália na trama de João Emanuel Carneiro, surpreendeu pelo seu carisma ao lado de Marcos Caruso e deixou o telespectador boquiaberto com sua fina estampa. “É uma homenagem linda, que me deixa emocionada. Quero dividir este prêmio com o João, o diretor Ricardo Waddington e com o Leleco, Marcos Caruso. Meu sucesso eu devo a eles”, declarou a atriz. 

Milton Nascimento: a Personalidade do ano na Música

O cantor Milton Nascimento festeja os 70 anos de vida, os 50 de carreira, os 45 da noite em que se apresentou no Festival Internacional da Canção com “Travessia” e os 40 do Clube da Esquina. “Essa é uma das maiores honrarias recebidas por alguém no Brasil. Quando me avisaram que eu poderia ser um dos homenageados, fiquei extremamente feliz”, diz.

Izabel Goulart: a Personalidade do ano na Moda

Entre a passarela e o estúdio, Izabel Goulart decidiu ficar com os dois. Em 2012, a modelo de 28 anos foi presença constante nas semanas de moda de Nova York, Milão e Paris, estrelou campanhas da Victoria´s Secret e Givenchy e, de quebra, ainda virou apresentadora de tevê, com um quadro no Fantástico, da Rede Globo. “Foi um ano super explosivo! De projetos especiais, muito importantes para a minha vida. Consegui me consolidar como modelo no mercado fashion e comercial ao mesmo tempo, e também me tornei algo além disso, mas em um projeto que tem a minha cara.”

Os Brasileiros do ano