Caixinha de surpresas

A universidade britânica de Ulster comparou as previsões matemáticas de um computador com o bom e velho palpite dos fanáticos por futebol. O PC fez duas mil simulações dos jogos da Copa 2002, levando em conta o ranking da Fifa, o efeito do fuso horário, o descanso entre as partidas e as viagens de um estádio a outro no Japão e na Coréia. Pelo placar eletrônico, o Brasil levaria o penta depois de uma final contra a Itália. Os cientistas também fizeram suas apostas. Tomaram como base seu conhecimento sobre os jogadores, os times e seus técnicos, e o resultado foi a vitória da Argentina. O objetivo do estudo é saber quem chuta melhor, se a máquina ou a mente humana. Detalhe: o computador não considerou a abstinência sexual imposta pelo técnico Felipão aos craques brasileiros.

 

Más notícias

Enquanto o Japão e a Europa aprovaram o protocolo de Kyoto antes da quarta-feira 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Austrália se uniu aos EUA para condenar o acordo que prevê a desaceleração econômica para reduzir a poluição que agrava o efeito estufa. Já a ONG Greenpeace divulgou relatório com 37 casos de contaminação ambiental atribuídos à indústria. Seis são no Brasil: dois vazamentos de pesticida da Shell, a liberação de resíduos químicos da Petroquímica União, da Bayer e da Rhodia e o abandono de cal da Solvay do Brasil (foto).

 

Celular bombril

Num concurso de moda em Nova York, venceu um modelito original. O conjunto de saia e blusa foi confeccionado com 228 telefones celulares Nokia 8265 nas cores azul e laranja fosforescente. Consumiu 75 horas de trabalho e pesa quatro quilos (foto). Já na Grã-Bretanha, os filhotes de foca ganharão aparelhos celulares para analisar seus hábitos. Criada pela Siemens, a geringonça grudada ao corpo dos animais transmitirá informações sobre sua localização, alimentação e longevidade. A iniciativa pretende reunir dados sobre as 38 mil focas que nascem todo ano no país e descobrir por que muitas morrem ainda filhotes.

Disputa virtual

Por enquanto, o computador mais veloz do mundo é japonês e faz 35,6 trilhões de cálculos por segundo. Há um mês, ele analisa as mudanças climáticas e faz previsões meteorológicas. Agora, os americanos tentam colocar em xeque a superioridade nipônica. Por US$ 224,4 milhões, a IBM vai construir até 2009 um supercomputador ainda mais veloz, capaz de processar 100 trilhões de cálculos por segundo.

Praça inca

Novas ruínas de uma suposta cidade inca foram encontradas por pesquisadores ingleses a 50 quilômetros de Machu Picchu, no Peru. O sítio arqueológico chama-se Cota Coca, tem cerca de 500 anos de idade e suas 30 casas foram erguidas com pedras ao redor de uma praça central com 20 metros.

 

Mapa da onda

Uma junta científica internacional patrocinada pela Organização das Nações Unidas criou um atlas dos oceanos. Com mapas atualizados, a enciclopédia online vai informar sobre poluição, destruição da costa, excesso de pesca, salinidade, temperatura das águas e controle de espécies ameaçadas. No Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mantém site parecido (www2.cptec.inpe.br/atlasul) para
medir ondas, ventos e ciclones no Atlântico Sul.