000_DV1237610.jpg

Após vencer a Croácia, 21ª no ranking da Federação Internacional de Handball (IHF), na estreia do handebol feminino, o Brasil encarou a Montenegro nesta segunda-feira em seu segundo jogo no Grupo A dos Jogos Olímpicos de Londres. 22ª do mundo, a Seleção terminou o primeiro tempo com um ponto de desvantagem, mas virou e conquistou seu segundo triunfo, por 27 a 25, no Copper Box.

 
Com atuações destacadas da armadora esquerda Duda Amorim – expulsa no segundo tempo -, da ponta direita Alexandra e da goleira Maysa, as brasileiras ficaram durante a maior parte da primeira etapa à frente no placar, mas uma punição de dois minutos para Daniela colocou a equipe em uma desvantagem numérica que permitiu a reação das montenegrinas.
 
As comandadas do dinamarquês Morten Soubak voltaram bem para a segunda etapa. Apesar de terem levado um gol logo no início, as brasileiras marcaram cinco seguidos sem terem sido vazadas, virando o placar que estava 17 a 15 para as europeias para 20 a 17 para a Seleção.
 
Deste momento em diante, as brasileiras não permitiram a reação das montenegrinas, embora Duda Amorim, maior nome da equipe, tenha sido expulsa aos 23min do segundo tempo. Alexandra terminou como artilheira do jogo, com oito gols, seguida de Duda, com seis.
Na próxima rodada, o Brasil enfrenta a Grã-Bretanha, enquanto Montenegro joga contra Angola. Mais cedo, a equipe africana, 18ª do ranking da IHF, foi derrotada pela Croácia, enquanto a Rússia passou com facilidade pela Grã Bretanha e lidera o grupo pelo saldo de gols. A Seleção é a segunda colocada, empatada com as russas com quatro pontos.
 
Vôlei
 
Após a derrota por 3 sets a 1 para os Estados Unidos, nesta segunda-feira (30), pela segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Londres, o técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei José Roberto Guimarães afirmou que se incomodou bastante com os erros de saque do time. Para o treinador, o Brasil não poderia deixar as adversárias gostarem do jogo.
 
"A aflição maior foi ver o time jogar como jogou nos dois primeiros sets. Foram 15 saques errados, seis só no quarto set. Mas pelo menos gostei da postura do time no terceiro e quarto set. Em um time que não te dá tantas opções, não se pode errar tanto como erramos", comentou o técnico, após o jogo no Earls Court.
 
"Tecnicamente nós fomos muito bons. Mas não poderíamos deixar elas jogarem tão à vontade como foi no primeiro e segundo set", acrescentou Zé Roberto. Com o resultado, o Brasil caiu para a quarta colocação do Grupo B, com dois pontos. Já os EUA, medalhistas de prata nos Jogos de Pequim 2008, seguem sem derrota no torneio.
 
Pela próxima rodada da competição de vôlei em Londres, a Seleção Brasileira encara a Coreia do Sul, na quarta-feira, às 18h (horário de Brasília). Duas horas antes, as americanas encaram a China, na partida entre os dois times invictos da chave.
 
Futebol
 
Considerada a maior ameaça da Seleção Brasileira, a Espanha foi eliminada no último domingo dos Jogos Olímpicos de Londres após perder para Honduras. Mas para o técnico Mano Menezes, o resultado não tem interferência nenhuma na campanha brasileira. A Seleção corria o risco de enfrentar os espanhóis nas quartas de final.
 
"A Seleção não veio para os Jogos com preferências para enfrentar esse ou aquele. Então o fato de a Espanha não seguir, não muda absolutamente nada. Não podemos nos iludir, pensando que vamos encontrar mais facilidade porque não teremos a Espanha pela frente. Se pensarmos assim tropeçamos em outro adversário", disse.
 
Para Mano, a derrota da Espanha serve de alerta. "O que aconteceu com a Espanha é o que tem acontecido frequentemente no futebol. Todos se preparam bem, cada vez mais existe igualdade, mesmo com tradições diferentes, e você não pode desconhecer isso. Precisa aceitar e conviver com essas situações. Trabalhamos muito para passar informações corretas aos atletas", afirmou.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias