Assista ao vídeo e descubra como esse corte é feito e conheça algumas mulheres famosas que aderiram :

2012_07_19_ED3_ISTOE_CORTES_DE_CABELO_site.jpg

 

01.jpg
MODA
Na ordem, Avril Lavigne (acima), Rihanna, Alice Dellal (última) e: entre as adeptas do modelo
 

02.jpg

03.jpg

Um novo corte de cabelo está fazendo a cabeça das mulheres moderninhas. Chama-se sidecut, termo em inglês que resume a ideia: raspar ou cortar os fios bem curtos apenas de um lado. É um estilo ousado, que pressupõe atitude, e cai como uma luva na proposta de androginia tão em voga atualmente. Nos anos 1980, ícones da música pop como os cantores e atores Cyndi Lauper e David Bowie usaram o visual, mas, só agora ele pegou mesmo. O corte pode ser extremamente radical, com metade da cabeça raspada a zero, ou mais sutil, de forma que a garota possa cobrir a parte curta com as madeixas longas. Uma das maiores divulgadoras da novidade é a modelo brasileira naturalizada inglesa Alice Dellal, 24 anos.

Garota-propaganda da grife francesa Chanel e ex-namorada do príncipe de Mônaco Pierre Casiraghi, ela foi uma das primeiras a exibir o visual. “Meu pai e meu irmão sempre raspam o cabelo. Então um dia pensei: por que não posso fazer o mesmo?”, conta a modelo, uma referência em estilo nos dias de hoje. A moda conquistou celebridades como as cantoras Rihanna, Avril Lavigne, e Kelly Osbourne, e as jovens brasileiras mais ousadas estão seguindo a tendência. A estudante de cinema Julia Cardoso, 21 anos, adotou o corte há seis meses. “Este cabelo transmite personalidade e deixa claro que você pensa diferente e não cai no estereótipo da menina de butique”, diz. O visual, porém, ainda causa estranheza. “As pessoas costumam olhar torto”, admite a cabeleireira Andreia Ataíde, 23 anos, que aderiu há oito meses. “Meu marido não gostou muito no início, mas já aceitou. Corto a cada dois meses.” O sidecut tem uma variante, o undercut, no qual o cabelo logo acima da nuca é raspado.

04.jpg
"Este cabelo deixa claro que você pensa diferente e
não cai no estereótipo da menina de butique"

Julia Cardoso, 21 anos, estudante de cinema

Para Tiago Parente, cabeleireiro do salão Fashion Clinic, templo de celebridades em Ipanema, no Rio de Janeiro, a proposta é interessante: “É um corte que mistura o feminino com o masculino e veio para desmontar o visual da patricinha”, diz ele. Cabeleireiro das estrelas, Celso Kamura, de São Paulo, acredita que o look veio para ficar, mas não é para qualquer mulher. “O sidecut é performático e funciona melhor nos cabelos lisos. Na dúvida, prenda bem de um lado e deixe o outro solto para ver como ficaria”, ensina.

Fotos: Felipe Varanda/ag. Istoé; Divulgação