Pílula da juventude

Depois de assustar o mundo ao mostrar que um asteróide se chocaria com a Terra em 2019, astrônomos americanos refizeram os cálculos e concluíram que o corpo celeste batizado de 2002 NT7 vai passar longe do planeta nessa data. Agora eles afirmam que o asteróide voltará a ser uma ameaça em 2060. Então tá.
 

Alarme falso

Uma turbina que pode tornar os vôos comerciais dez vezes mais rápidos foi testada por cientistas australianos na semana passada. O motor do avião hipersônico (foto) tem capacidade para atingir oito vezes a velocidade do som, ou 1,2 mil quilômetros por hora. Seria o bastante para reduzir a viagem de São Paulo a Sydney de 36 para míseras três horas. Um foguete semelhante da agência espacial americana explodiu em 2001. Espera-se que os novos jatos cruzem os céus dentro de dez anos.

Hipersônico

Quinze paleontólogos encontraram nas planícies Nullabor, no oeste da Austrália, os fósseis de um canguru gigante de três metros de altura, de vários tigres da Tasmânia e o primeiro esqueleto completo de um leão marsupial (foto), o maior mamífero carnívoro australiano, que tinha dentes pontudos e garra retrátil para destrinchar as presas. Os ossos dos animais ficaram enterrados por pelo menos 1,5 milhão de anos. Imagina-se que eles sumiram do mapa há 60 mil anos, com a chegada dos seres humanos.

Tesouro enterrado

A falta de higiene na infância pode aumentar as defesas do organismo. Pesquisadores britânicos garantem que quem tomou antibiótico quando criança tem mais chance de sofrer de alergia, asma e diabete. O estudo polêmico mostrou que os episódios de alergia foram raros entre aqueles que evitavam lavar as mãos e foram criados com cachorro ou junto de animais de fazenda.

Sujismundo

Foi preciso uma junta científica de cinco universidades inglesas para desvendar por que a lagosta muda de cor ao cair na panela. O segredo está no comportamento de uma proteína com efeito antioxidante, que protege as células do animal. A substância tinge a carapaça de laranja avermelhado quando a lagosta vai para a fervura, e no restante do tempo mantém o tom azul-púrpura, que serve de camuflagem para o crustáceo escapar dos predadores no fundo do oceano. O próximo passo é usar a descoberta para produzir novas drogas e corantes naturais.