Segredos da múmia

Após três anos de escavações, uma equipe de peruanos e americanos patrocinada pela National Geographic achou um cemitério inca no subsolo de uma favela em Lima, no Peru. Já foram desenterrados 2.200 corpos de um total de dez mil múmias sepultadas com seus objetos pessoais. As tumbas estavam ameaçadas pela infiltração de água e do esgoto despejado pelos moradores. O estudo do antigo cemitério pode revelar informações preciosas sobre a vida e os costumes da civilização pré-colombiana que se expandiu pela cordilheira dos Andes até ser dominada pelos espanhóis, no século XVI.

 

A vida num chip

Os 6,8 milhões de habitantes de Hong Kong vão substituir a carteira de identidade por um cartão de plástico com microchip. O documento guardará dados pessoais, fotografia, impressão digital, licença de motorista e pode ser usado para débito automático na conta. A Malásia e a Finlândia já usam o RG inteligente e o Japão deve adotá-lo no próximo ano.

Ouro pré-histórico

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Desenterrados na mineira Uberaba os dois maiores ovos de dinossauro brasileiro. Com 18 centímetros de diâmetro, os fósseis, intactos, mas sem embriões, integram o primeiro estudo nacional sobre o tema. Podem pertencer a uma nova espécie de herbívoros da família dos saurópodes, que tinham 12 metros de altura e viveram há 70 milhões de anos. Sobe para seis o número de ovos de dinossauros achados no Brasil, todos no Triângulo Mineiro.

 

Cone do silêncio

Cientistas britânicos criaram um aparelho para eliminar barulho. É o mesmo conceito usado nos capacetes dos pilotos de Fórmula 1 para protegê-los da balbúrdia na pista. Sensores de áudio instalados num computador de mão medem a frequência dos componentes do ruído que se deseja anular. Depois da análise sonora, um alto-falante emite ondas silenciosas na mesma frequência e neutraliza a barulheira. A geringonça deve chegar às lojas em um ano ao custo de R$ 3.300.

 

Divórcio

Cerca de 10% dos 90 mil casais que procuram a agência britânica de consultoria matrimonial Relate culpam a internet pela crise no casamento. Homens e mulheres, com idades entre 25 e 35 anos, têm a mesma queixa: seus cônjuges gastam mais tempo em sites pornográficos e salas de bate-papo do que em carícias nos parceiros de carne e osso.

Malvinas

É um formigueiro e tanto. Vai da riviera italiana à costa portuguesa, num percurso de seis mil quilômetros. Cientistas suíços, franceses e dinamarqueses encontraram a maior colônia de formigas do mundo. Elas são de origem argentina e a sua admirável expansão se explica pelo comportamento cooperativo. Ao contrário das européias, que se rivalizam até a morte, as formigas argentinas apostam na união como a melhor forma de vencer os inimigos.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias