Meio século à frente

No dia 28 de fevereiro de 1953, os ingleses James Watson e Francis Crick entraram num bar em Cambridge dizendo que acabavam de descobrir o segredo da vida, o DNA. A sequência de letras onde estão as instruções de todas as formas de vida ganhou chancela científica em 25 de abril, quando foi publicada na revista Nature. O alfabeto genético é o mesmo para seres humanos, formigas, bananas e capim; o que muda é a ordem das letras. O domínio do DNA permitiu a clonagem de genes humanos para produzir moléculas terapêuticas, como a insulina para diabéticos, criar vacinas para hepatite B e aplicar testes de paternidade. O avanço fundamental foi em 2000, com a publicação do genoma humano, o manual com as instruções para o funcionamento do organismo. 

Dublê de corpo

Eis uma novidade para quem curte uma janela indiscreta. O Capture View (foto) é um binóculo fotográfico que registra as imagens sob seu foco. Pesa 365 gramas e captura desde estrelas até os melhores momentos de shows e da viagem de férias. O aparelho armazena 40 fotos de alta qualidade, ou 100 em baixa resolução. Depois do clique, as fotos são transferidas para o computador. Basta uma conexão USB. À venda pela bagatela de R$ 870.


Blog móvel

Estima-se que meio milhão de pessoas ao redor do mundo tenham diários online, os famosos blogs. Até recentemente era preciso estar diante de um computador para atualizá-los. Agora é possível usar o celular para acrescentar um relato sobre algo importante ocorrido no dia. FoneBlog, Manywhere Moblogger e Wapblog são alguns programas que permitem enviar mensagens ou fotos para um telefone pré-determinado para que o blog se atualize automaticamente. 

Faxineiro

O botânico brasileiro Marcos Buckeridge virou manchete na Inglaterra ao defender que o jatobá pode ser um bom candidato para absorver a poluição. O pesquisador verificou que a Hymenaea courbaril cresce mais rápido onde há alta concentração de dióxido de carbono. A descoberta é importante na luta contra as mudanças climáticas, já que o CO2 é um dos gases responsáveis pelo aquecimento do planeta. A solução seria aumentar o plantio de jatobás, que absorveriam o poluente liberado pelo escapamento dos carros.

Os carros bi

Uma tecnologia nacional de motores que trabalha com álcool e gasolina logo deve equipar parte da frota nacional. A escolha por um ou outro combustível depende do preço e do que for conveniente para o motorista. O segredo do Flex Fuel está na eletrônica. Os sensores do motor detectam qual o combustível em maior concentração no momento
e fazem os ajustes necessários. Na corrida para anunciar seus modelos
bi estão a Volks, a Ford e a General Motors. Quem quiser potência
deve optar pelo álcool. Já a gasolina é ideal para quem busca
autonomia e baixo consumo.