Não estamos sós

Há milhões de planetas semelhantes à Terra no Universo à espera de que um telescópio os encontre. Astrônomos britânicos realizaram simulações computadorizadas de órbitas planetárias e afirmam que pode haver um bilhão de Terras na Via Láctea. Além de superpopulosa, nossa galáxia corre o risco de chocar-se com as vizinhas. A Nasa divulgou imagens fictícias de uma colisão entre a Via Láctea e Andrômeda (foto), prevista para ocorrer em dois bilhões de anos.

Ventre profano

O presidente George Bush desferiu um golpe contra a ciência. Vai pedir ao Senado para proibir a clonagem humana. A técnica consiste na geração de embriões a partir de células retiradas de qualquer parte do corpo. Eles podem ser colocados no útero para gerar um bebê ou terem suas células aproveitadas para reparar órgãos doentes. Bush prefere ignorar os benefícios da clonagem, sob o argumento de que ela causaria a morte dos embriões. No meio do furacão, a clínica de reprodução americana Clonaid anunciou ter implantado embriões clonados em mulheres. O médico italiano Severino Antinori teria ido mais longe. Uma de suas pacientes traria no ventre um bebê clonado de oito semanas. Especula-se que o experimento estaria sendo realizado num país islâmico e o clone seria filho de um milionário árabe.

Novo vilão

A Amazônia não é o pulmão do mundo. Seus rios liberam 1,2 tonelada de gás carbônico na atmosfera, três vezes mais do que se acreditava. O fenômeno deve-se ao processamento de material orgânico da floresta. Divulgado na revista Nature por pesquisadores dos EUA e do Brasil, o estudo conclui que, se o volume de emissões da Amazônia for projetado para todas as florestas tropicais, atingirá um trilhão de quilos de CO2 ao ano. É um quinto do que produzem o desmatamento e a queima de combustíveis.


Garçon esperto

O laboratório de pesquisas da gigante japonesa Mitsubishi inventou um copo que avisa quando a bebida está acabando. Ele é equipado com sensores minúsculos capazes de detectar a redução no nível de líquido. Por meio de um chip na base do copo, a informação é transmitida aos computadores de mão usados pelos garçons avisando que é hora de servir a mesa novamente.

Macho efeminado

Metade da população dos peixes machos nos rios da Inglaterra está produzindo óvulos ao invés de esperma. A razão seriam os altos níveis de estrógeno – presentes na urina das mulheres que tomam anticoncepcional – despejados pelo sistema de esgoto nas águas fluviais. Se a pílula fez esse estrago, imagine o que o Viagra – a droga que combate a impotência – poderá provocar nos pobres peixes.