Tecnologia & Meio ambiente
|  N° Edição:  2215 |  20.Abr.12 - 21:00 |  Atualizado em 25.Out.14 - 07:38

Berçário de gigantes?

Pesquisadores chechenos afirmam ter encontrado ovos fossilizados de dinossauros, mas paleontóloga russa levanta dúvidas sobre a veracidade do suposto achado

André Julião

img.jpg

Os maiores ovos de dinossauro já encontrados: um embuste criado pelo governo ou um engano cometido por cientistas? Não importa qual dessas afirmações é verdadeira: a notícia da descoberta de supostos ovos fossilizados na Chechênia – antiga república soviética famosa pela instabilidade política – está dando o que falar. Geólogos da Universidade Estatal Chechena afirmam ter descoberto pelo menos 40 fósseis, que medem de 25 centímetros a um metro, incrustados em uma montanha. Eles seriam dos répteis gigantes que habitaram a Terra há 65 milhões de anos.

“Deve haver muitos outros enterrados na região”, disse o geólogo Said-Emin Dzhabrailov. Segundo ele, só falta definir a que espécie pertencem os ovos. Uma resposta que a paleontóloga Valentina Nazarova, da Universidade Estatal de Moscou, tem na ponta da língua. “A história não é verdadeira. Dinossauros botavam ovos pequenos”, afirma.

Ainda segundo a pesquisadora, é bem provável que os dinossauros nunca tenham vivido no montanhoso norte do Cáucaso. “E eles não punham ovos enquanto pulavam, subindo montanhas”, afirma Nazarova. “Eu lamento muito, mas não posso ir contra a ciência”, reforça a russa. O achado teria acontecido depois que operários detonaram uma encosta a fim de abrir espaço para uma estrada.

img1.jpg

Geólogos que passavam pelo local teriam descoberto as formas ovais por acaso. Coincidência ou não, o governo pretende criar ali uma área de proteção ambiental, a fim de atrair turistas e apagar a má reputação da região, de maioria muçulmana, onde foram travadas duas guerras separatistas entre 1994 e 2001 e ainda persiste uma insurgência radical.

A violência no norte do Cáucaso tem diminuído no governo do presidente Ramzan Kadyrov, que pretende ainda valorizar a região com projetos de construção multimilionários. O que pode explicar o surgimento repentino de uma atração turística. “Se eles querem criar uma lenda, deveriam dizer que os ovos foram postos por uma ave roca”, diz Valentina, citando a figura mítica de “As Mil e Uma Noites”. Só estudos isentos poderão determinar se o mundo está diante de uma das maiores descobertas científicas da história ou de um conto da Carochinha. 

high pr backlinks

EM 17/07/2014 13:54:30

L1vT7g Thank you ever so for you article.Much thanks again. Want more.


cheap seo services

EM 04/07/2014 10:49:28

3B5G1h Thank you ever so for you article post.Thanks Again. Awesome.


awesome seo solutions

EM 04/06/2014 19:19:02

D1Kq8s Thanks for sharing, this is a fantastic blog.Really looking forward to read more. Will read on...


nice seo guys

EM 01/04/2014 13:57:53

O35VW0 Im thankful for the post. Cool.


seo for cheap

EM 01/04/2014 12:59:25

opZz5c Im thankful for the post. Much obliged.





publicidade