Tecnologia & Meio ambiente
|  N° Edição:  2203 |  27.Jan.12 - 21:00 |  Atualizado em 19.Set.14 - 04:22

Bonitinho, mas predador

Atirado por acidente na Costa Leste dos EUA, o peixe-leão desceu o Atlântico, deixou um rastro de destruição no Caribe, está perto do Brasil e ameaça a população nacional de lagostas

Wilson Aquino

chamada.jpg 

Um peixe fofinho, de cerca de 30 centímetros, que encanta os aquaristas por causa de suas listras coloridas e barbatanas, é apontado pela comunidade científica como o novo terror dos mares. Desde que foi atirado acidentalmente no Oceano Atlântico, na Costa Leste dos Estados Unidos, o peixe-leão-vermelho, contrariando as expectativas dos biólogos, disseminou-se pela América Central e já chegou à América do Sul, deixando um rastro de devastação que, temem os cientistas, pode causar grave desequilíbrio ecológico. Seu apetite voraz o leva a consumir todo tipo de peixe e organismo marinho que caiba na boca – seu estômago pode se expandir em até 30 vezes, ou seja, comporta muitos camarões, siris e filhotes de lagosta, as vítimas preferidas. E o pior é que o peixinho está cada vez mais perto do Brasil. Foi avistado na costa da Venezuela, a cerca de 1.500 quilômetros do Amapá.

Nativo das águas quentes dos recifes de corais dos oceanos Índico e Pacífico, ele se adaptou bem à temperatura do Atlântico, onde não para de se multiplicar. “Como não tem predador natural, exatamente por ser exótico, a população dele cresce muito rápido”, explica o professor do departamento de biologia marinha da Universidade Federal Fluminense (UFF) Abílio Soares Gomes.

O peixe-leão-vermelho também não tem presa específica para devorar. “Nos Estados Unidos, constataram que apenas um peixe-leão pode arrasar um hectare de corais em uma semana”, alerta a diretora-executiva do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, Sílvia Ziller. O peixe-leão-vermelho também ameaça o ser humano, já que seus espinhos venenosos causam dor intensa. “Os pescadores do Amapá estão sob risco”, adverte Sílvia.

img.jpg

nice penalty removal

EM 19/06/2014 16:01:47

lFFFPO Thanks a lot for the blog.Really thank you! Cool.


seo company

EM 04/06/2014 11:42:04

bSh4iv Great blog. Keep writing.


seo for cheap

EM 11/05/2014 12:02:59

N6fDu7 I appreciate you sharing this article post.Really thank you! Cool.


stunning seo guys

EM 17/04/2014 09:31:25

E5WExd Appreciate you sharing, great blog.Much thanks again. Really Great.


nice seo guys

EM 01/04/2014 12:49:45

YAgGDI Enjoyed every bit of your blog.Really looking forward to read more. Fantastic.





publicidade