Comportamento
|  N° Edição:  2202 |  20.Jan.12 - 21:00 |  Atualizado em 24.Mai.12 - 10:38

Os primeiros carnívoros do Brasil

Capazes de destroçar presas maiores, animais descobertos em SP e RS revelam como era a fauna brasileira milhões de anos atrás e mostram que os dinossauros nem sempre foram os reis da selva

André Julião

OS PRIMEIROS CARNÍVOROS DO BRASIL

Em partes do Brasil onde hoje existem fazendas e cidades, gladiadores e matadores sobre quatro patas já travaram batalhas sangrentas milhões de anos atrás. Nessas disputas, prevaleciam os donos das mandíbulas e dentes mais poderosos. Descobertas divulgadas recentemente mostram dois protagonistas desses embates – curiosamente, nenhum deles era um dinossauro. Antes de esses répteis gigantescos desfilarem por aqui, o dinocefálio Pampaphoneus biccai (“matador dos Pampas”, em português) exibia características similares às dos mamíferos contemporâneos. Era mais pesado que um leão e tinha enormes dentes caninos, capazes de perfurar inclusive répteis com couraças. Seu crânio foi encontrado em São Gabriel (RS). Já o Stratiotosuchus maxhechti (“crocodilo gladiador”), cujos restos estavam em Irapuru (SP), viveu em tempos mais recentes e seus dentes serrilhados eram eficientes a ponto de dilacerar animais muito maiores que ele.

Ambas as descobertas paleontológicas estão entre as mais importantes do País nos últimos anos e, não por acaso, foram publicadas em revistas científicas internacionais. “Em razão do parentesco muito próximo entre o dinocefálio brasileiro e espécies sul-africanas e, especialmente, russas, podemos inferir que as faunas terrestres daquela época podiam migrar por grandes distâncias”, diz Juan Carlos Cisneros, da Universidade Federal do Piauí. “Claro, isso só era possível porque, naquela época, os continentes estavam juntos”, explica o pesquisador, que assina o artigo da revista “PNAS”.

Já o estudo do parente do crocodilo paulista traz revelações sobre como era a fauna há 80 milhões de anos. Segundo Douglas Riff, da Universidade Federal de Uberlândia, os dados mostram que esses animais eram mais numerosos que os terópodes (parentes do tiranossauro) na região. Até então, acreditava-se que o fato de tantos fós­seis de crocodilianos serem encontrados ali era meramente porque seus restos estavam mais preservados do que os dos dinos. “Os crocodilos ocupavam o nicho que, em outras partes do mundo, era dominado por dinossauros.” Não à toa, jacarés e os próprios crocodilos ainda estão por aí.

img.jpg

Varô ALVES

EM 03/02/2012 20:16:33

Ciência, Antropologia em primeiro lugar, o atraso cultural bem com a Bíblia, Josimar...mas o DNA Dá para imaginar???Contrariando tudo que aprendemos na escola, o Novo Continente, América do Sul, existia muito antes dos dinossauros e teve habitantes como este Monstro dos Pampas, c/300 milhões de ano


josimar

EM 23/01/2012 11:46:11

Os primeiros carnívoros do Brasil, vá estudar história! pois o correto e dizer! os primeiros carnivoros que existiram a onde hoje e o Brasil. pois que eu saiba, o Brasil não existia ha milhoes de anos atras. e não me venha dizer que e apenas modo de falar. Cultura tem que ser ensinada certo.





publicidade
índice de matérias edições anteriores edições especiais assine a revista

© Copyright 1996-2011 Editora Três
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.