Londres 2012
|  ISTOÉ Online |  10.Jan.12 - 13:00 |  Atualizado em 23.Out.14 - 15:55

Ginástica feminina busca vaga olímpica para superar crise

A temporada passada terminou com trocas de farpas entre as atletas, divergências sobre o corpo técnico e clima de tensão na equipe

Do Portal Terra

_ACS7446.jpg

 

O ano de 2011 foi difícil para a equipe brasileira de ginástica feminina. A Seleção, que por quase uma década foi o centro das atenções da modalidade no País, teve resultados muito abaixo do esperado no Mundial de Tóquio. Na sequência, não conseguiu subir ao pódio no Pan-Americano de Guadalajara, com o pior desempenho desde os Jogos de Mar del Plata em 1995.

A temporada ainda terminou com trocas de farpas entre as atletas, divergências sobre o corpo técnico e clima de tensão na equipe. "Mas, isso já passou. Começou 2012, um ano novo, tudo diferente, tudo zerado. Nossos problemas ficaram todos para trás, deixamos tudo em 2011 e começamos agora com um clima ótimo", disse Daiane dos Santos, durante o treinamento de pódio para o Pré-Olímpico desta semana na capital britânica. 

A disputa, que será realizada nesta quarta-feira (11) na arena de North Greenwich, é a última chance para a equipe brasileira conquistar vaga para os Jogos de Londres. 

"O clima entre as atletas está muito bom. A gente está se dando super bem, todo mundo. Algumas coisas realmente não foram bacanas no final do ano passado. Mas, a gente acertou a relação e o importante é que começamos do zero, tudo de novo", afirmou Daiane com sorriso no rosto e ar de tranquilidade que corroboram a declaração. 

As ginastas brasileiras ficaram concentradas no Rio de Janeiro desde o início de dezembro. Após o Natal, embarcaram para a Inglaterra na última etapa de preparação antes do Pré-Olímpico. Apesar do longo período juntas, Daniele Hypolito também confirmou que a relação do grupo melhorou depois das brigas no Pan. 

"O que atrapalha um pouquinho é que uma palavra errada causa um tumulto enorme", declarou. "Mas agora estamos bem, treinamos juntas desde o dia 1º de dezembro e o clima melhorou bastante. Essa concentração fez bem pra gente", declarou. 

Daniele ainda completou: "passamos o ano novo longe da família, nos dedicamos muito, e estou esperando a nossa classificação. Eu, principalmente, vim de um ano muito bom. Então, estou tranqüila, quero fazer a minha parte". 

A coordenadora da Seleção, Georgette Vidor, também destacou a união do grupo em busca da vaga olímpica. "Uma série de fatores atrapalhou a nossa preparação em 2011. A nossa aclimatação no Japão não foi boa, teve a contusão da Jade Barbosa e as meninas ainda assistiram à ascensão da equipe masculina. De repente, elas já não eram o centro das atenções como antigamente e isso também abala", analisou. 

"Chegamos ao Pan já desgastadas porque o Mundial foi muito duro e no final ocorreu toda aquela situação", completou a coordenadora. Georgette disse acreditar na classificação para os Jogos de Londres e apontou as seleções da França, Canadá e Espanha como as principais adversárias do Brasil na disputa. Para ela, a delegação da Itália já está praticamente com a vaga garantida. Participam ainda do Pré-Olímpico em Londres as equipes da Bélgica e Coreia do Sul. 

Jade Barbosa, que deve representar o Brasil na vaga individual do País, caso a equipe não se classifique, também se disse confiante em um bom resultado nesta quarta-feira. "Vou trabalhar firme para isso. Espero classificar a equipe. É muito ruim ir para uma Olimpíada sozinha. Eu não quero isso. O Brasil pode e consegue classificar a equipe". 

A Seleção Brasileira em Londres tem como representantes Adrian Gomes, Daiane dos Santos, Bruna Leal, Daniele Hypolito, Ethiene Franco, Jade Barbosa e Priscila Cobello. 

Prince

EM 07/03/2014 14:01:25

What liarnbtieg knowledge. Give me liberty or give me death.


Dania

EM 06/03/2014 17:21:18

I much prefer invrmoatife articles like this to that high brow literature.


Christopher

EM 06/03/2014 04:49:33

Keep these arceilts coming as they've opened many new doors for me.


awesome things!

EM 30/01/2014 17:55:42

UXaCQp I really like and appreciate your blog article. Fantastic.


nice seo guys

EM 18/01/2014 08:39:38

Tt22aQ Really appreciate you sharing this article.Thanks Again.





publicidade