Volpi – a música da cor (Museu de Arte Moderna, São Paulo) – Inconformado por ter que dividir o prêmio da Bienal de São Paulo de 1954 com Alfredo Volpi, Di Cavalcanti acusou o colega de não ter imaginação, pois só pintava bandeirinhas. Uma provocação boba: como as garrafas de Morandi, as bandeirinhas de Volpi são uma forma de pensar o espaço – até chegar ao depuramento das seqüências rítmicas de quadrados e triângulos, a obra do artista passou por diversas fases. Parte dessa vasta produção (138 pinturas) foi reunida pelo curador Olívio Tavares de Araújo na retrospectiva, que conta com 20 trabalhos inéditos, entre eles Rua de Itanhaém com mar ao fundo, Pequena madona, O grande barco azul e a maior tela da mostra, Composição, com 3m x 2,5 m.
 
 
DVD
Confusão no banco
Um dia de cão (Warner) – Sonny (Al Pacino), um veterano da guerra do Vietnã, decide assaltar um banco para pagar a operação de troca de sexo do amante gay. O roubo, contudo, acaba se transformando em um circo na mídia. Na mira de milhares de policiais, Sonny e um comparsa ficam ilhados com alguns reféns por mais de 12 horas. Curiosos aglomeram-se diante do banco, repórteres acampam no local com transmissões ao vivo, até uma passeata de homossexuais acontece. Al Pacino está perfeito como o torturado pai de família capaz de jurar amor à mulher submissa e ao amante dopado de tranqüilizantes. Dirigido por Sidney Lumet em 1975, o filme é um belo exemplar da época em que o cinema americano tinha muito o que dizer.
 
Discos
Rock de batom
Meds, com Placebo (EMI) – Com seu humor habitual, o cantor inglês David Bowie disse que o cantor Brian Molko, líder do trio Placebo, era a filha que ele nunca teve. Brincava com o lado andrógino do rapaz, que adora se borrar de maquiagem e abusar dos falsetes. Não se enganem com o jogo de cena: o Placebo é dono de um rock vigoroso, que se mantém intacto nesse quinto CD. Com participações de Alison Mosshart (do The Kills) na faixa-título e de Michael Stipe (do R.E.M.) em Broken promise, o disco casa bem os vocais anasalados de Molko com a eletrônica e as guitarras. Na melancólica In the cold of the morning, a banda lembra o finado Joy Division.