MAQUETE-CORINTHIANS-3.jpg 

A Fifa oficializou nesta quinta-feira o que já era dado como certo nos bastidores: o Itaquerão, estádio do Corinthians em construção na Zona Leste, irá receber o jogo de abertura da próxima Copa do Mundo em São Paulo. A confirmação sobre o primeiro jogo da Seleção Brasileira e também do Mundial, marcado para 12 de junho de 2014, foi seguida por uma surpresa: os paulistas, ao lado de Belo Horizonte, também recebem uma semifinal. O Maracanã foi confirmado como o palco da final.

São Paulo, que não fará parte da Copa das Confederações de 2013, só deve ter o estádio de Itaquera pronto em dezembro de 2013, data prevista em cronograma do Corinthians e da empreiteira Odebrecht. Segundo o presidente corintiano, as obras podem estar concluídas em setembro de 2013. Belo Horizonte desbancou cidades concorrentes e, ao lado de São Paulo, também teve confirmada uma das semifinais. Brasília, que lutava pelo direito até de fazer a abertura, recebeu a disputa de terceiro lugar como prêmio de consolação.

"Foram situações logísticas, de transportes e o potencial econômico. O tamanho das cidades também pesou", disse Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do Comitê Organizador Local. "São Paulo é o estado onde nasceu o futebol. E o desfecho no Rio não poderia deixar de acontecer", acrescentou.

A capital paulista, com estádio novo, volta à Copa do Mundo 60 anos depois da edição de 1950, quando o Pacaembu recebeu seis partidas daquele Mundial: Suécia 3 x 2 Itália, Brasil 2 x 2 Suíça, Itália 2 x 0 Paraguai, Uruguai 2 x 2 Espanha, Uruguai 3 x 2 Suécia e Suécia 3 x 1 Espanha.

Outra carta marcada, o Maracanã foi confirmado como o palco para a segunda decisão de Copa do Mundo em sua história. Em 1950, o estádio carioca recebeu Brasil e Uruguai, na épica partida que ficou marcada como o Maracanazzo, e também o jogo de abertura. Em reforma profunda desde junho de 2010, tem orçamento estimado em mais de R$ 750 milhões. A decisão do Mundial ocorre em 13 de julho.

O Maracanã, que enfrentou greves de seus trabalhadores nos últimos meses, também esteve em oito jogos da Copa de 1950. Brasil 4 x 0 México, Inglaterra 2 x 0 Chile, Espanha 2 x 0 Chile, Brasil 2 x 0 Iugoslávia, Espanha 1 x 0 Inglaterra, Brasil 7 x 1 Suécia, Brasil 6 x 1 Espanha e Brasil 1 x 2 Uruguai.

Seleção joga em SP, Brasília e Fortaleza

Segundo o calendário apresentado pela Fifa, a Seleção Brasileira irá atuar em São Paulo, Brasília e Fortaleza, nesta ordem, nos três jogos brasileiros na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. Para jogar no Rio de Janeiro, o Brasil deverá avançar até a decisão do torneio.

O cruzamento do calendário indica o caminho da Seleção Brasileira caso seja primeira colocada de seu grupo e avance até o sétimo jogo: Belo Horizonte nas oitavas de final, Fortaleza nas quartas de final, novamente Belo Horizonte na semifinal e, enfim, a decisão no Maracanã. Brasília será o palco do confronto de terceiro lugar.

Caso o Brasil seja segundo colocado de seu grupo, o caminho é bastante diferente: Fortaleza passa a ser o palco do duelo de oitavas de final e Salvador, ainda no Nordeste, receberia a Seleção nas quartas. São Paulo, neste caso, seria a sede do confronto semifinal. Naturalmente, o Maracanã também é palco da final e, Brasília, do confronto de terceiro lugar.

A Fifa, que assegura que cada cidade sede irá receber ao menos uma cabeça de chave, também divulgou o palco de todos os duelos de mata-mata. As oitavas de final serão em: Belo Horizonte (28/06), Rio de Janeiro (28/06), Fortaleza (29/06), Recife (29/06), Brasília (30/06), Porto Alegre (30/06) e Salvador (01/07) e São Paulo (01/07).

As quartas de final serão em: Fortaleza (04/07), Rio de Janeiro (04/07), Brasília (05/07) e Salvador (05/07). Já as semifinais em Belo Horizonte (08/07) e São Paulo (09/07), a decisão de terceiro lugar em Brasília (12/07) e a final no Maracanã (13/07).

Cuiabá, Curitiba, Manaus e Natal são as cidades com menor participação no Mundial, já que não terão jogos no mata-mata. Cada uma irá abrigar quatro partidas da primeira fase na Copa 2014.