O polêmico médico italiano Severino Antinori, que prometeu para o início deste ano o nascimento de um clone humano, entrou em greve de fome em protesto ao que considera uma perseguição às suas pesquisas científicas. A decisão foi tomada após o governo italiano começar a investigação de sua clínica em Roma, para determinar se ela teria a aparelhagem necessária para o experimento. Recentemente, o país proibiu qualquer estudo do gênero em seu território. A greve de fome, iniciada na terça-feira 21, só deveria parar se ele fosse recebido pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Já a Clonaid, empresa ligada à seita dos raelianos, continua ativa. Ela anunciou na quarta-feira 22 o nascimento de seu suposto terceiro bebê clonado.

 

Caneta para PC

Por fora, ela parece uma caneta como outra qualquer. Mas a Logitech io Pen (ao lado) esconde um segredo. Depois de escrever normalmente – até 40 páginas por vez – é só conectá-la ao computador e pronto: todas as anotações feitas no papel são transferidas para o PC. As notas, rascunhos e gráficos podem ser enviados por e-mail, embora não possam ser convertidos em documento de texto. Por US$ 200, compra-se a caneta através do site www.logitechio.com.

 

Dino com asas

Cientistas chineses anunciaram a descoberta de um dinossauro
no mínimo curioso. O fóssil de 130 milhões de anos, batizado de microrraptor, possui penas e asas rudimentares nas patas dianteiras
e traseiras e, segundo os cientistas, seria capaz de planar entre
as árvores, num estágio mais simples que o vôo dos pássaros. A descoberta reforça a teoria de que as aves são descendentes
diretas desses seres, que dominaram a Terra há milhões de anos.

 

Mapas do Brasil

O País ganhou dois reforços de peso para auxiliar na proteção ao meio ambiente. Um deles, divulgado pelo Ibama, é um mapa do Brasil que mostra suas diferentes ecorregiões, ou seja, as áreas com características homogêneas de fauna e flora. Ao todo, foram 78 as regiões demarcadas. O trabalho pode auxiliar nos esforços de preservação de áreas de risco, como a Mata Atlântica (ao lado). Um outro mapa do País, criado pela Universidade Federal de Pernambuco, mostra a quantidade de energia solar incidente em diferentes regiões brasileiras. Seu objetivo, segundo os pesquisadores, é auxiliar na geração de mais energia limpa, que use como fonte de energia os raios solares.

 

Planeta distante

Uma equipe composta por pesquisadores europeus e um brasileiro – Licio da Silva, do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro – anunciou a descoberta de mais um planeta além do Sistema Solar. Trata-se de um corpo que orbita a estrela HD 47536, a cerca de 400 anos-luz de distância da Terra. Só há um problema: segundo os cientistas, o novo planeta está com os dias contados. A estrela está passando por seus estágios finais de existência e deve entrar em colapso em alguns milhões de anos, levando o planeta consigo.