Uma águia pode crocitar como as aves de rapina, gritar como a coruja, o pavão e a cigarra. Pode guinchar como o porco, o macaco e o gambá. Ou ainda grasnar como a perereca, o pato e o jacu. Quem já precisou buscar num dicionário os vários sons emitidos por um animal, ou teve de descobrir qual o coletivo de determinado bicho, sabe o quanto essa operação pode ser cansativa. Muitas vezes, impossível. A versão eletrônica do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que chega às lojas esta semana, traz novidades como uma lista dos coletivos e vozes de animais, a conjugação completa de 15 mil verbos e a reprodução da tabela periódica e do código Morse. Além de facilitar a consulta, o CD-ROM tem 250 mil palavras a mais do que a edição em papel e preço 50% inferior.

Enquanto o calhamaço de 2.922 páginas em papel custa em média R$ 135, a edição eletrônica tem preço sugerido de R$ 90. Sua concepção não economiza superlativos. Ao todo, 13 especialistas dedicaram 15 meses de trabalho à pesquisa, definição e criação do programa de computador. Assim como o livro, lançado em setembro do ano passado, o Houaiss em CD tem 228.500 verbetes e 380 mil acepções, antônimos e homônimos. A obra traz ainda a etimologia e a data em que as palavras entraram no vernáculo, e a pronúncia correta, no caso dos termos de origem estrangeira.

Responsável pela criação do CD-ROM, o carioca José Jardim, gerente de produção da Editora Objetiva, buscou aplicar na edição eletrônica os princípios dos joguinhos para computador, um de seus passatempos. “O dicionário precisava ser tão fácil e intuitivo quanto os jogos, que dispensam a leitura de manuais”, explica. Para pesquisar, basta digitar uma palavra. Se ainda assim houver dúvida, é só clicar duas vezes sobre um termo desconhecido e o novo verbete aparecerá na tela.

A conjugação dos 15 mil verbos também é exclusividade do CD-ROM. Conferido de próprio punho por uma doutora em Letras, o compêndio vai dar origem a um livro de conjugações que a editora lança no segundo semestre. Outra novidade é a possibilidade de checar a definição e a grafia de cada palavra sem sair do editor de textos. Fruto de uma parceria com a Microsoft, essa função só está disponível para quem tem a última versão do editor de textos Word XP, da empresa de Bill Gates. O programa exige um computador com 180 MB livres no disco rígido.