Pipa que Fotografa
A moda é registrar o mundo pelos ângulos inusitados proporcionados pelo voo de um papagaio
Renata Cabral
Ver o mundo do alto sem tirar os pés do chão. Esse é um dos prazeres que a Fotografia Aérea com Pipa (KAP, na sigla em inglês para Kite Aerial Photography) proporciona. Nesta modalidade, prende-se uma câmera na linha de uma pipa, ou papagaio, e o aparelho faz registros surpreendentes de um ângulo quase perpendicular ao chão. Para suportar o peso e ter estabilidade, a pipa chega a medir mais de dois metros de diâmetro e é feita com um tipo de náilon similar ao usado em para-quedas e em grandes balões. Empiná-la não requer habilidade maior do que a aprendida na infância. Com um pouco de jeito e ajuda do vento, ela sobe graças ao design, que pode incluir varetas ou um mecanismo que faz a pipa inflar. A máquina é programada para fazer disparos num intervalo regular de tempo e, em geral, a pessoa não sabe o que vai sair. Desde o século XIX, existem registros feitos com o auxílio de pipas, sobretudo em guerras, para inspecionar com segurança o território inimigo, ou na cartografia, para a elaboração e o estudo de mapas. Mas somente com o avanço tecnológico das máquinas digitais – cada vez menores, mais leves e com maior alcance – o hábito se opularizou. Na Europa e nos Estados Unidos, o equipamento é vendido até sob forma de kit. Mas a maioria dos kapers, como são chamados os adeptos, faz suas próprias invenções. O programador de informática e fotógrafo Ricardo Mendonça Ferreira é um deles. Seu modelo conta com um avançado sistema de controle remoto e um transmissor de vídeo para enxergar os registros do alto. “Em qualquer viagem carrego os aparelhos na mochila”, conta. O mais importante é se certificar de que a câmera ficará bem presa à linha para fazer boas imagens e de forma segura, explica o fabricante de pipas e kaper Mauricio Pleiffer, de São Paulo. Depois, é só relaxar: “No alto, o equipamento desperta uma curiosidade quase infantil nas pessoas”, diz. É uma deliciosa brincadeira de adulto.

DE CIMA Máquinas digitais ajudaram a popularizar o hobby. Esta modalidade fotográfica surgiu no século XIX
Jose Vladimir
EM 15/02/2010 15:45:04
Bela materia. O criador reconhece a cria, a pipa da foto foi fabricação minha :). to orgulhoso!
José Carlos
EM 03/12/2009 16:51:55
Reportagem muito interessante,despertando para uma diferente modalidade de pesquisa e 'hobby '
Gustavo
EM 02/12/2009 14:34:36
Dahora as fotos... vou comprar um equipamento... imagina dá pra fazer um video com o google earth.
Ultimas Notícias
publicidade
"Eu rezo, com o seu perdão, para que o senhor Sarkozy tenha um ataque cardíaco"
Arthur Hervet, padre, colocando-se abertamente contra o presidente da França, Nicolas Sarkozy,que promove a expulsão de ciganos do país"Digam o que disserem, meus colegas tolinhos, eu reafirmo: nunca haverá um beijo gay no horário nobre da tevê"
Aguinaldo Silva, novelista, que assume ser gay publicamente"O maior absurdo que cometi foi abandonar pessoas que sempre estiveram ao meu lado"
Bruno Gagliasso, ator

