Com a ajuda de um novo mecanismo de detecção, astrônomos americanos descobriram o planeta mais distante da Terra (ilustração ao lado). Localizado a uma distância de cinco mil anos-luz do Sistema Solar, o Ogle-TR-56b, como foi batizado, tem a massa aproximada de Júpiter, o equivalente a 300 vezes a massa da Terra, e realiza uma órbita completa ao redor de sua estrela a cada 29 horas. O novo método de análise consiste em detectar pequenas variações de luminosidade na estrela a cada vez que o planeta passa na sua frente. Até agora, só haviam sido descobertos planetas a no máximo 180 anos-luz da Terra.

Morte lenta

Cientistas ingleses descobriram que as queimadas na Amazônia são ainda mais devastadoras do que parecem. Segundo eles, o fogo tem um efeito retardado, o que significa que muitas árvores que resistiram em um primeiro momento acabam morrendo dois ou três anos depois de terem sido afetadas. Isso pode dobrar as estimativas atuais da quantidade de vegetação devastada e do dióxido de carbono lançado na atmosfera. A equipe pesquisou troncos de, no mínimo, dez centímetros de diâmetro em sete lotes de terra espalhados por 32 quilômetros quadrados na floresta brasileira.

Diversão portátil

A estrela da história dos games está brilhando ainda mais. A Nintendo acaba de lançar uma nova versão do seu famoso Game Boy Advance. O aparelho, o Game Boy Advance Special Project (ao lado), cabe no bolso, pesa 143 gramas com a bateria e traz um novo sistema de iluminação. Além disso, tem um mecanismo flip-top, no qual a tela se dobra sobre a unidade. A bateria dura até 18 horas sem o uso da luz interna. O portátil será lançado dia 23 de março nos EUA e deverá custar US$ 99.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Pôster falante

O que você acharia se, ao entrar no cinema, a estrela do filme estampada no pôster desse uma piscadela e falasse com você? Nos EUA isso está para acontecer. Tecnologia digital e internet estão no coração da Thinking Pictures, empresa que desenvolve os pôsteres falantes, ativados a partir de detectores que reconhecem quando uma pessoa se aproxima. Os pôsteres nada mais são do que telas de plasma equipadas com computadores e alto-falantes, ligados, via conexão banda larga, à Thinking Pictures, responsável pelo conteúdo das engenhocas.

Final feliz

Há três anos, o estudante norueguês Jon Johansen, 19 anos, criou o DeCSS, um programa que possibilita a cópia de DVDs para o disco rígido dos computadores, um prato cheio para os piratas digitais. Hollywood não gostou e resolveu peitar o jovem nos tribunais. Mas, na terça-feira 7, uma corte da Noruega declarou Johansen inocente da acusação de pirataria, alegando que ele pode ver onde quiser o DVD que comprou legalmente.

Clonagem industrial

Com medo de novos ataques terroristas, os Estados Unidos decidiram clonar seus monumentos históricos, ou seja, registrar todas as suas dimensões para possibilitar que eles sejam reconstruídos à perfeição em caso de danos. As dimensões dos monumentos, como o da Estátua da Liberdade, em Nova York (abaixo), já começaram a ser digitalizadas. As informações, obtidas a partir de tecnologia a laser tridimensional, serão duplicadas e arquivadas na Biblioteca do Congresso e em um local secreto.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias