Sonho real

Parecia impossível, mas os japoneses da Nec prometem para 2004 uma bateria de notebook com duração superior a 40 horas (à esq.). A célula de combustível emprega o mesmo princípio dos motores de carro elétrico. Usa metanol como combustível para quebrar as moléculas de água e liberar o hidrogênio usado como fonte de energia. Seu problema é o peso, de dois quilos. A fabricante japonesa de telefones DoCoMo vai empregar a mesma tecnologia num celular movido a hidrogênio. Por enquanto, sua atração é o celular de pulso Wristomo, de US$ 310 (à dir.). Em dois meses, ela vendeu cinco mil relógios-falantes inspirados no detetive dos quadrinhos Dick Tracy.

Indefesos

Os hackers não perdoam nem o papa. Todos os dias, o site do Vaticano recebe 30 investidas cibernéticas. No Brasil, desde o início do ano, os ataques aos computadores da Receita Federal quase quadruplicaram. Estima-se que sejam centenas de milhares de tentativas de invasão para bisbilhotar a declaração de 17 milhões de brasileiros. Neste domingo 6, os hackers se unem para um ataque em massa. Quem pichar seis mil sites levará o troféu de penetra. Virtual, é claro.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Thelma e Louise

Uma pesquisa britânica colocou mais lenha na fogueira sobre as origens da homossexualidade. Os cientistas sugerem que as lésbicas têm duas vezes mais problemas hormonais do que as mulheres heterossexuais, o que reforçaria a tese de que a opção sexual estaria ligada aos hormônios. Quatro em cada cinco lésbicas pesquisadas tiveram problemas nos ovários, contra um terço das heterossexuais.

Apagão estelar

Localizada à direita do Cruzeiro do Sul, Eta Carinae, a estrela com o brilho de cinco milhões de sóis, sofreu um apagão nos últimos dias de junho. O fenômeno, previsto pelo astrofísico brasileiro Augusto Damineli, prova que Carinae na realidade são duas estrelas (foto). A cada 2.020 dias, o par de estrelas deixa de enviar o equivalente a 20 mil sóis de luz e energia.

Picolé

Pela lógica, os animais habituados ao calor seriam mais resistentes ao inevitável aquecimento da Terra. Na prática, é o contrário. Um estudo americano com caranguejos provou que os animais que vivem nas águas gélidas do Oregon, no noroeste americano, estão mais aptos a sobreviver a uma elevação de 2o a 3o C do que os caranguejos que moram nas águas quentes da Califórnia. Com o aquecimento do planeta, a espécie cabeluda Petrolisthes hirtipes (foto), do México, seria a primeira a sucumbir.

Tela mágica


Está cada dia mais perto da realidade a tela de tinta eletrônica criada pela Philips e pela E Ink. Leve e flexível como uma folha de papel, ela pode ser carregada sob o braço e tem a qualidade de uma página de revista. O leitor aprecia suas imagens de qualquer ângulo, sem perder a nitidez. Além de consumir pouca energia, ela é seis vezes mais brilhante do que as telas de cristal líquido. A primeira versão será em vidro, mas a nova tela poderá ser de plástico, papel ou tecido.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias