Confira reportagem em vídeo que traz os melhores momentos do Prêmio Brasileiros do Ano:

br2010_2_site.jpg

 

 

Brasileiros do ano 2010 - Final da premiação
Fotos: Marco Ankosqui

Políticos, atores, personalidades do esporte e das comunicações foram homenageados na noite desta quarta-feira (15) pelas revistas ISTOÉ, Gente e Dinheiro.

Estiveram presentes no palco, além das personalidades premiadas, autoridades como o governador eleito de Minas Gerais, Antônio Anastasia, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O anfitrião do evento foi o presidente executivo da Editora Três, Caco Alzugaray, que abriu a noite com um discurso que enalteceu a maturidade política do País: "Além de Lula e Dilma, podemos ver no palco outros brasileiros que poderão governar o Brasil nos próximos anos".

Os discursos foram breves, mas muitas vezes inspirados. O humorista Marcelo Tas arrancou risos da plateia ao comentar: “Pela primeira vez na história deste país eu farei um discurso e o Lula ficará ouvindo ali, sentado”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, leu um extenso discurso no qual relembrou os avanços do País durante suas duas gestões, mas também falou de improviso. "Eu vejo a Dilma falando e penso: como eu gostaria de ter herdado um país como o que ela está herdando agora”, afirmou.

A festa, que também premiou os eleitos pelas revistas Dinheiro e Gente, foi marcada pela presença de empreendedores e altos executivos, bem como de inúmeras celebridades.

Brasileiro do ano 2010 - Durante a premiação
Fotos: Marco Ankosqui

Conheça todos os premiados:

Brasileiro da Década:
Luiz Inácio Lula da Silva
Lula é o personagem que melhor exemplifica a busca do brasileiro por um futuro melhor. Nascido no sertão nordestino, ele foi retirante, metalúrgico, sindicalista, candidato por quatro vezes e presidente da República por dois mandatos. Deixará o cargo tendo feito sua sucessora e com um dos maiores índices de aprovação da história do País. Neste ano, foi homenageado como brasileiro da década por ISTOÉ.

Brasileira do Ano 2010:
Dilma Rousseff
Eleita a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff foi homenageada como brasileira do ano. Sua atuação na política vem desde o período da ditadura militar, durante o qual se uniu a grupos estudantis que lutavam por liberdade de expressão. Escolhida pelo presidente Lula após ser ministra da Casa Civil, recebeu mais de 50 milhões de votos no segundo turno das eleições presidenciais.

Brasileiro do Ano na Política:
Aécio Neves
Na categoria Política, a personalidade escolhida foi o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, eleito ao Senado. Além de ter conseguido fazer seu sucessor, Antônio Anastasia, o neto de Tancredo Neves foi eleito senador com 7,6 milhões de votos. Ele hoje é o principal articulador de um processo de renovação do PSDB e desponta como liderança na oposição.

Brasileiro do Ano na Televisão:
Marcelo Tas
Marcelo Tas foi o grande destaque de 2010 na categoria Televisão. Conhecida cara por trás de personagens irreverentes, como o repórter Ernesto Varela, ele hoje comanda o programa "CQC", na Band. Na ISTOÉ, Tas assina duas páginas semanalmente, nas quais traça um mapa dos assuntos mais comentados na semana no Twitter, outra mídia que domina.

Brasileiro do Ano na Cultura:
Tony Ramos
Um dos maiores atores brasileiros, Tony Ramos foi o homenageado na categoria Cultura. Depois de quase cinco décadas de carreira na televisão, no cinema e no teatro, ele se diz um artista popular. Os filmes “Se eu Fosse Você”, partes 1 e 2, nos quais atua ao lado de Glória Pires, estão entre os mais vistos do cinema nacional. Atualmente, ele interpreta o protagonista Totó na novela global “Passione”.

Brasileiro do Ano no Esporte:
Thiago Pereira
Já na categoria Esporte, o homenageado é Thiago Pereira, jovem de 24 anos que se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a Copa do Mundo de Natação. De lá, ele saiu com 22 medalhas, sendo 19 delas de ouro, tornando-se o maior medalhista da competição, que tem etapas disputadas em vários países. Ele também acumula 13 recordes – entre nacionais e sul-americanos.

Empresários
Personalidades do mundo dos negócios também foram agraciadas nesta quarta-feira (15). O grande destaque foi para o empresário Rubens Ometto, presidente do conselho da Cosan, uma das maiores empresas de energia do Brasil, que recebeu o título de Empreendedor do Ano de 2010. A revista ISTOÉ Dinheiro apontou outros nomes em cinco categorias. No setor de Infra-Estrutura, o homenageado foi Eike Batista, conhecido como o homem mais rico do Brasil, responsável por fechar neste ano parcerias importantes entre o grupo EBX e grupos da China e da Coreia do Sul. No setor da Indústria, a homenagem foi para Marcos Molina, o fundador do frigorífico brasileiro Marfrig, um gigante de R$ 28 bilhões e 90 mil funcionários em países dos cinco continentes. Já na Telefonia, o destaque foi para Roberto Lima, presidente da Vivo, empresa que se viu disputada por duas gigantes do setor: a Portugal Telecom e a Telefônica. No setor de Serviços, a homenagem foi para o empresário Edson Bueno, médico fundador da Amil que se tornou líder no mercado de saúde brasileiro. E, na categoria Empreendedor de Comunicações, o agraciado foi Luiz Lara, o sócio da Lew’Lara/TBWA e presidente da Associação Brasileira das Agências de Propaganda.

Celebridades
Entre as celebridades também foram escolhidas personalidades de destaque, desta vez pela revista ISTOÉ Gente. A grande homenageada da publicação foi a atriz Fernanda Montenegro, reconhecida por papéis na televisão, cinema e teatro. Na categoria Televisão, a celebridade homenageada foi a apresentadora Angélica. A atriz Maitê Proença foi escolhida como destaque nas Artes Cênicas. No setor de Comunicações, o destaque foi para o apresentador e locutor Galvão Bueno. E como Revelação do Ano, o escolhido foi o cantor Fiuk.

Brasileiros do ano 2010
Fotos por: Marco Ankosqui