A equipe de ISTOÉ online foi até o bar Valladares, em São Paulo, para prestar uma homenagem a Andrew Zimmern, apresentador do programa “Comidas Exóticas”. No cardápio, testículos de boi e sangue frio para acompanhar o preparo da iguaria. Assista ao vídeo:

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CORAGEM
Zimmern prova cérebro de macaco: entre
os mais vistos do canal Travel & Living

 

Conquistar o telespectador com receitas de dar água na boca é uma estratégia que sempre deu certo. Prova disso é que os programas de culinária estão no ar há quase tanto tempo quanto a própria televisão, que este ano completa seis décadas no Brasil. O cardápio, no entanto, se diversificou. Agora o que enche os olhos do público – e também pode revirar seu estômago – são atrações em que iguarias exóticas como insetos, escorpiões e testículos de búfalo são bem apresentadas (na medida do possível) como alta gastronomia. Muito além dos clássicos feitos para as donas de casa, como “A Cozinha Maravilhosa de Ofélia” ou Dona Palmirinha e suas receitas anotadas passo a passo, a gastronomia na tevê hoje passa longe da cozinha tradicional, agrada ao público masculino e feminino na mesma proporção e se diferencia do “arroz com feijão” por meio de um cardápio que inclui pratos típicos de países distantes e culturas exóticas revelados in loco e aliando gastronomia à cultura.

A bem-sucedida fórmula fez com que o desconhecido cozinheiro Andrew Zimmern deixasse de ser um mero assistente do sofisticado chef americano Anthony Bourdain e se tornasse apresentador do “Bizarre Foods”, atração exibida no Travel & Living, da Discovery, e uma das dez mais assistidas do canal. Zimmern já rodou o mundo mostrando e provando comidas esquisitas. Entre as campeãs de indigestão estão a porção de insetos fritos variados, petisco que ele prova em um mercado asiático, o cozido de cérebro de macaco típico de uma aldeia aborígene australiana, e a sobremesa de escorpiões cobertos com chocolate, servida em um restaurante de Londres. “Há uma tendência de crescimento nessa área que vem se segmentando cada vez mais e ampliando seu público. Hoje se sabe que homens e mulheres se dividem na audiência dessas atrações”, diz André Rossi, diretor de programação da Discovery Networks Brasil, rede que tem em sua grade mais de dez programas do gênero, boa parte deles entre os mais vistos da tevê a cabo. Outras versões de atrações que envolvem alimentação e que podem se tornar tão ou mais indigestos é o “Men vs Food”, apresentado por Adam Richman, sucesso de audiência do Fox Life, um revival de quadros tipicamente americanos em que jovens disputam para ver quem come maior quantidade de sanduíches. Haja estômago.

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