img.jpg
RESISTENTE
A técnica impede que os fios se soltem.
Com isso, Batista pode correr à vontade

 

Ex-calvo notório, o empresário Eike Batista tem desfilado com uma vasta cabeleira castanha, com direto a franjinha. No passado, o homem que ostenta o título de oitavo mais rico do mundo já havia assumido ter feito um transplante capilar discreto. Mas, dessa vez, o visual está diferente. Peruca? Novo implante? Interlace? “É uma técnica de adensamento capilar”, disse Batista à ISTOÉ. O bilionário não quis dar detalhes do processo, mas mandou um recado aos leitores: “Usem, recomendo a todos! É um tratamento extraordinário que fiz em São Paulo.”

Infelizmente, nem todos os desprovidos de cabelo poderão seguir a dica. O tratamento custa entre R$ 25 mil e R$ 70 mil e pode levar até dez meses. O Capelli Naturali a Contato, nome do adensamento capilar, é feito no Brasil por uma clínica paulistana, parceira do centro de tratamento de calvície Cesare Ragazzi, em Bolonha, na Itália. Segundo a proprietária, Ana Maria Ventura, ele é indicado quando não há mais possibilidade de crescimento de cabelo. O detalhe de como os novos fios ficam presos à cabeça é que é o pulo do gato. “Mas essas informações são reservadas apenas ao paciente”, diz Ana Maria. Os fios não se soltam – é permitido correr, nadar, etc. – e também não crescem. “É um método não invasivo e não agressivo.”

Nem todos os médicos concordam. O cirurgião plástico Milton Peruzzo conta que já atendeu “diversos arrependidos”. Ele diz que o problema do método é a agressão que a película de silicone, na qual estão os novos fios, causa ao ser colada no couro cabeludo. “O local fica abafado, retém secreções, o que aumenta os fungos e as bactérias e causa mau cheiro”, diz. O cirurgião plástico Ricardo Lemos, da Associação Internacional de Cirurgias de Restauração Capilar, aconselha apenas para os carecas que não podem se submeter ao transplante. “É uma peruca sofisticada, mas não deixa de ser uma prótese. Não é tratamento.” Eike Batista não quer entrar em polêmica e diz que não é contra a calvície. Embora esteja felicíssimo com a farta cabeleira, o bilionário não descarta voltar ao visual antigo. “Quem sabe um dia? Dizem que os carecas são mais interessantes”, arrisca, do alto de sua irresistível conta bancária.

img1.jpg