Chamas da vingança (cartaz nacional) – Alcoólatra e decadente, Creasy (Denzel Washington), ex-agente da CIA especializado em assassinatos, se vê no México trabalhando como guarda-costas de uma menina de nove anos. O sequestro de Pita (Dakota Fanning), a tal garota, filha de uma beldade americana com um empresário local, desperta a fúria de Creasy para azar dos bandidos – dois deles representados pelos brasileiros Gero Camilo e Charles Paraventi. Baseado em roteiro de Brian Helgeland, de Sobre meninos e lobos, o thriller ganhou ritmo frenético sob a batuta do inglês Tony Scott, que tirou bom proveito de Washington e Dakota. Os dois dão um show em meio a um elenco que inclui Christopher Walken e Mickey Rourke. (Luiz Chagas)

DVD

Twin Peaks (Paramount) – Picotada pela Rede Globo no início dos anos 1990, a série de David Lynch tem a sua primeira temporada reunida numa caixa luxuosa com quatro discos. Além do episódio piloto e dos sete primeiros capítulos, o pack traz um CD só de extras, entre eles Uma introdução a David Lynch, com atores revelando curiosidades do diretor, e uma ótima entrevista com o roteirista Mark Frost. No depoimento, Frost descreve o agente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan) – encarregado de desvendar o assassinato da loira Laura Palmer – como um detetive que acrescenta métodos freudianos e jungianos à lógica dedutiva de Sherlock Holmes. Assim, além das motivações do crime, a investigação mergulha nas aberrações de toda uma comunidade interiorana, segundo o chavão detetivesco de que todo mundo tem algo a esconder. (Ivan Claudio)

Discos

Around the sun, com R.E.M. (Warner Music) – Em crise de identidade desde a saída do baterista Bill Berry, em 1997, a banda americana de rock retoma aos poucos o vigor de álbuns anteriores. Nas 13 faixas do novo trabalho, o vocalista Michael Stipe destila a melancolia que fez o grupo saltar do circuito alternativo para as FMs populares. Anti-Bush declarado, o trio explicita as idéias políticas em I wanted to be wrong e se mostra amargo em Make it all ok, sobre uma relação acabada. Nada parecido ao megahit Losing my religion, de Out of time (1991), álbum que marcou o pico de sucesso da banda, cada vez mais longe do estilo exaltado do passado. (Ivan Claudio)

Arte

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Lord Palace Hotel (São Paulo) – Quem passa diante do famoso quatro-estrelas se surpreende com a imensa âncora que pende de uma de suas janelas. Mas a idéia do artista Eduardo Srur foi esta mesma. Ele e mais 26 artistas “hospedaram” seus trabalhos no hotel, fechado em maio passado, com intervenções variadas. Usando roupas de cama brancas embaladas em plástico, Cláudio Cretti transformou o quarto 407 numa obra ambiental. Com três séries de fotos do interior vazio do prédio, Ricardo van Steen criou sequências congeladas que chamou de Cine Palace. No mesmo estilo, as outras obras falam de ausência e transitoriedade. (Ivan Claudio)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias