 |
Da mamãe é melhor
Pesquisadores australianos dão mais uma prova de que amamentar
ajuda o bebê a crescer forte e saudável. Eles mostraram
que bebês que tomam apenas o leite materno até o quarto
mês de vida estão mais protegidos contra alergias e
problemas respiratórios. Depois de acompanharem 2.602 crianças
durante seis anos, os resultados foram animadores. As que tomaram
outros tipos de leite nos quatro meses iniciais de vida estiveram
25% mais propensas a ter asma, 42% mais vulneráveis ao chiado
no peito e 30% manifestaram mais alergias.
Palmitos perigosos
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) analisou 32 palmitos
em conserva em sete Estados brasileiros. Sete desses produtos foram
considerados perigosos por ter nível de acidez abaixo do
permitido ou outros problemas que favorecem o crescimento de bactérias
como A Colstidium boulinum, que provcoa o botulismo. Essa
doença causa insuficiência respiratória, distúrbios
visuais, fraqueza e pode levar à morte.
Mulheres ansiosas
Sobrou para as mulheres. Um estudo internacional, do qual participou
a Universidade Federal de Santa Catarina, mostrou que um gene pode
estar ligado à ansiedade. Só que esse gene influencia
apenas mulheres. A pesquisa foi feita com animais, mas ajudará
na compreensão das desordens emocionais.
Para os olhos, brócolis
Em vez de cenouras, brócolis. Oftalmologistas americanos
descobriram que duas substâncias, a luteína e a zeaxantina,
abundantes em alimentos como couve, brócolis, espinafre e
salsa, são mais efetivas na proteção dos olhos
contra radiações solares e radicais livres, que lesionam
as células oculares. Os vegetais verdes, portanto, venceram
as cenouras recomendadas durante anos pelas mães para
aguçar a visão.
Atenção, sono
Está provado: dirigir com sono é tão perigoso
quanto estar ao volante alcoolizado. Ou até mais. Pelo menos
é o que afirmam cientistas da Universidade de Stanford, EUA.
Eles avaliaram pessoas com apnéia, distúrbio caracterizado
por interrupções da respiração durante
o sono, e constataram que motoristas que dormiam pouco à
noite ficavam menos atentos do que aqueles que tomavam uns goles
a mais.
O meio faz o jovem
O ambiente em que o adolescente vive é mais importante
para sua saúde do que se imaginava. Estudo realizado pela
divisão de medicina do adolescente do Childrens Hospital
Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que quanto menor o rendimento
e o nível cultural da família, maiores as chances
de o jovem se tornar deprimido e obeso. Embora não tenha
investigado as causas do problema, a pesquisa indica que o conhecimento
desses fatores é uma ferramenta para o entendimento dos males
adolescentes.
O fim da gripe?
O fim das injeções anuais contra a gripe pode estar
perto. Cientistas belgas testaram em ratos, com sucesso, uma vacina
capaz de proteger contra todos os vírus da gripe, mesmo que
eles sofram mutações o que acontece todo ano,
obrigando as pessoas a tomarem uma nova dose da vacina. A estratégia
para vencer o vírus da gripe de uma vez é atacar uma
proteína chamada M2, que faz parte da constituição
de todos os vírus. Só é preciso aguardar para
checar se, em humanos, o efeito é o mesmo.
Ômega-3
Ingerir diariamente leites que contêm ômega-3 pode
causar hemorragia?
Jeanne Kelly Cardoso Caldas
Natal, RN
Não. O ômega-3 é um dos elementos que formam
a gordura. Ele é encontrado principalmente em peixes de água
fria, como salmão. Por ser um tipo de gordura benéfica,
ajuda a aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol,
no organismo. Em princípio, não há nada nessa
substância que possa provocar hemorragia. Se fosse assim,
os esquimós grandes consumidores de peixes
não sobreviveriam. Além disso, as indústrias
adicionam ao leite uma quantidade de ômega-3 que atende às
necessidades diárias dessa gordura no corpo.
Maria Luiza Ctenas, nutricionista de São Paulo
Escreva para coluna Viva Bem – Revista IstoÉ. Rua William Speers,
1.000, CEP 05067-900. E-mail – iesaude@zaz.com.br
Por Carla Gullo
|