Louisiana Sinkhole_cortada_REP.jpg

 

Um VÍDEO gravado durante uma inundação em uma região pantanosa do estado da Louisiana, Estados Unidos, flagrou o exato momento em que cipestres de 12 metros de altura são engolidos por um buraco formado no fundo da enchente. É possível ver que em poucos segundos elas desaparecem completament sob a superfície do pântano. No momento em que o vídeo foi gravado, funcionários de uma paróquia estavam monitorando a região.

O registro foi feito em agosto do ano passado, mas viralizou agora e já tem mais de 7 milhões de visualizações.

O terreno dessa baía pantanosa começou a ceder um ano antes, em agosto de 2012, após registrar abalos sísmicos e gases borbulhando vindos das profundesas da área alagada. Na época, um buraco de 40 metros quadrados se abriu e liberou um forte odor de petróleo bruto. Então, a pequena comunidade de Bayou Corne teve que ser evacuada imediatamente. Em um ano, o buraco cresceu para mais de mil metros quadrados. Estima-se que em alguns pontos, o buraco chegue a 228 metros de profundidade. Geólogos acreditam que o fenômeno pode durar anos.

Este não é um buraco comum. A cerca de 1,5 quilômetros da região havia uma mina de sal que entrou em colapso e acredita-se que isso seja a causa dos buracos ‘engolidores’. O estado da Louisiana entrou com um processo contra a empresa responsável pela mina, a Texas Brine, pedindo o ressarcimento de US$ 12 milhõs referentes aos danos causados na região. O processo inclui prejuízo aos recursos naturais da região, principalmente à água do local.

A mina de sal funcionava com um sistema de injeção de água de alta pressão no subsolo para extrair o sal e a empresa não sabia que estava perfurando próximo a uma área com petróleo e gás natural ao redor.