Uma das franquias de maior bilheteria da história do cinema está de volta. As primeiras imagens do mais recente episódio de “Star Wars”, intitulado “The Force Awakens” (“O Despertar da Força”), a serem oficialmente divulgadas, estão em um “teaser” de cerca de um minuto e meio, exibido em 30 salas de cinema nos EUA e Canadá desde a sexta-feira 28.

CULTURA-ABRE-IE-2349.jpg

Embora as filmagens do sétimo capítulo da saga – e primeiro de uma nova trilogia – tenham se encerrado no começo de novembro, o filme
só será lançado em dezembro de 2015. Enquanto isso, os produtores vêm tomando grandes precauções para evitar que imagens ou detalhes da produção vazem, ainda que algumas fotos de bastidores tenham caído na internet.

Estas revelam pouco a respeito da trama, e mostram o diretor J. J. Abrams (responsável também pelos filmes mais recentes da franquia “Star Trek” e pela série de televisão “Lost”) no set de filmagem, assim como alguns dos atores. Além do clássico trio composto por Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo, interpretados, respectivamente, por Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford no início da saga, em 1977 e de novo agora, o elenco conta ainda com novatos na franquia, como Lupita Nyong’o (ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante este ano por “12 Anos de Escravidão”), John Boyega, Daisy Ridley e Adam Driver.

01.jpg
NO COMANDO
O diretor J.J. Abrams no set de filmagem de "Star Wars – The Force Awakens"

Criador original da série, George Lucas teria desistido de dirigir os novos episódios – os outros dois filmes devem ser lançados em 2017 e 2019, respectivamente – após a morna recepção da sua última trilogia entre os admiradores da saga. “Meu filme, com meu nome nele, dizendo que eu o fiz, precisa ser do jeito que quero. Por que eu o faria quando todos gritam com você o tempo todo e dizem que pessoa terrível você é?”, declarou em entrevista ao jornal “The New York Times”.

Sua decisão foi comunicada no começo do ano. Até janeiro de 2012, Lucas negava que o episódio 7 sequer chegaria a ser filmado. Em agosto do mesmo ano, ele declarou que a presidente da Lucasfilm, Katheleen Kennedy, iria produzir os filmes, e que ele não estaria envolvido. A produção do filme foi finalmente anunciada em outubro de 2012 pela Walt Disney Company, logo após ela comprar a Lucasfilm por US$ 4 bilhões.

Abrams e Lawrence Kasdan (coautor de “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”) foram responsáveis por reescrever o roteiro original de Michael Arndt (de “Pequena Miss Sunshine”). Entre as poucas informações conhecidas sobre o novo filme, sabe-se que ele irá se passar 30 anos após o desfecho de “O Retorno de Jedi”, última parte da trilogia original, lançada em 1983.

02.jpg
INSPIRAÇÃO
Timothy Zahn, autor da trilogia Thrawn, cujo primeiro livro,
"Herdeiro do Império", está sendo relançado no Brasil

Por muito tempo, acreditava-se que a nova trilogia seria uma adaptação de Thrawn, série de livros escrita por Timothy Zahn, lançada no início dos anos 90. Os livros mostram o império se reerguendo após a destruição da Estrela da Morte, sob o comando do grão-almirante Thrawn, enquanto Han Solo e a Princesa Leia, agora casados, administram a nova República, e Luke Skywalker vive um período de isolamento, em que as visitas do espectro de Obi-Wan Kenobi vão se tornando cada vez mais raras.

Embora a trama de Zahn se passe antes do novo filme – cinco anos após “O Retorno de Jedi”, para ser exato, existe a expectativa de que algum elemento possa ser utilizado. “Não tenho conhecimento do que está sendo produzido, mas com certeza gostaria de ver alguma referência aos meus livros. Mas acredito que mesmo se não houver neste episódio pode haver nos seguintes”, diz o autor em entrevista exclusiva à ISTOÉ.

03.jpg

Zahn, que vem ao Brasil em dezembro para participar da Comic Com Experience – uma Bienal de Livros de geeks –, acredita que sua série de livros sobre o universo “Star Wars”, que começaram a ser publicados em 1991, ajudou a manter o interesse dos fãs durante um período em que não havia filmes da saga sendo produzidos. “Essa estratégia fez parte dos planos de Lucas. Os livros criaram novos fãs, mas as vendas mostraram que os antigos queriam mais histórias com aqueles personagens”, afirma.

O escritor diz que só encontrou Lucas uma única vez, durante uma conversa rápida, e que não conhece nenhum dos envolvidos na nova produção. “Eles mantêm um segredo muito grande sobre a trama. Mas por outro lado eu também prefiro ir ao cinema sem saber muito a respeito do filme”, diz. Zahn, que afirma estar curioso para ver o resultado, é apenas mais uma das muitas pessoas que lotarão as salas de exibição para assistir à continuação da série mais idolatrada de todos os tempos. Que a força esteja com eles.

04.jpg

Foto: Divulgação,Lucasfilm Ltd./AP Photo; Divulgação; Kevin Winter