CAMILO-REPORTAGEM.jpg

 

O candidato do PT, Camilo Santana venceu no Ceará a disputa com Eunício Oliveira (PMDB), com quem avançou para o segundo turno com empate técnico por 53% a 46% dos votos. Em mais uma virada no pleito estadual, o peemedebista começou a campanha liderando as pesquisas. Acreditava-se que ele se elegeria no primeiro turno. O apoio da família Gomes ao candidato do PT, porém, reverteu radicalmente o quadro.

Cid Gomes (Pros), governador do Estado desde 2007, tirou licença do cargo para apoiar Camilo Santana, que foi seu secretário de Desenvolvimento Agrário. Seu irmão, o secretário de saúde do Ceará Ciro Gomes, que também governou o Estado (1991 e 1994), saiu em defesa do canditato petista, acusando seu adversário de “mentiroso”, “petralha”, pinóquio”. Embora ambos apoiassem a candidatura da presidenta Dilma Roussef, ela vetou a presença dos dois adversários no ato realizado em setembro no Ceará.

Eunício foi aliado próximo da família Gomes até decidir se candidatar sem a bênção do clã, que tem o controle político sobre as cidades mais importantes do Ceará, entre elas a capital, Fortaleza.

Camilo tem uma carreira curta na política. Entre 2007 e 2010, foi secretário do Desenvolvimento Agrário. O cargo lhe deu o impulso necessário para, há quatro anos, ser eleito deputado estadual. No segundo governo de Cid, assumiu a Secretaria das Cidades. Nascido no Crato, Camilo Santana é engenheiro agrônomo, professor e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Servidor público federal, ocupou a superintendência adjunta do Ibama no Ceará em 2003 e 2004.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias