000_Mvd6642227.jpg

Em resposta aos ataques da campanha petista, que tem martelado a hipótese de Aécio Neves (PSDB) modificar ou até mesmo encerrar programas sociais, a coordenação dos tucanos prepara uma ofensiva final para divulgar iniciativas nas áreas de combate à pobreza, distribuição de renda, educação e saúde.

Entre esta terça-feira 21 e a sexta-feira 24, o tempo de rádio e TV de Aécio deverá ser usado para apresentar as propostas de governo na área social e, acima de tudo, rebater as insinuações de que o candidato do PSDB poderia acabar com programas como o Bolsa Família, o Prouni e o Minha Casa Minha Vida. Na última segunda-feira, Dilma Rousseff (PT) voltou a ventilar essa possibilidade durante discurso para jovens na Zona Leste de São Paulo (SP). "Eles foram contra o Bolsa Família, chamaram o Bolsa Família de Bolsa Esmola", declarou a candidata à reeleição, sem citar nomes.

A ofensiva de Aécio, que também deverá ocupar as redes sociais, será, em grande parte, baseada na desconstrução do chamado “discurso do medo” adotado pela campanha do PT. “Não podemos permitir que nas próximas eleições se repita esse filme perverso do atentado contra a dignidade das famílias que recebem o Bolsa Família”, afirmou, nesta segunda-feira, o candidato do PSDB. “Existem pessoas pagas pelos nossos adversários andando de porta em porta pelas regiões mais pobres do Brasil, como no Vale do Jequitinhonha, em Minas, dizendo que, se ganharmos as eleições, vamos acabar com os programas sociais. Isso não é contra nós, isso é falta de generosidade com essas famílias.”

Ainda nesta segunda-feira, Aécio reiterou o compromisso de manter e ampliar o programa de distribuição de renda. “Aqueles programas que vêm dando certo, que melhoram a vida das pessoas, como o Bolsa Família, não apenas serão continuados, mas serão aprimorados”, disse.

A campanha do PSDB pretende deixar claro, ainda, que, caso Aécio seja eleito, iniciativas para melhorar o acesso ao ensino superior e técnico, com o ProUni e o Pronatec, serão melhoradas.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Uma das políticas que também devem fazer parte do esforço final da campanha tucana é o chamado programa Nordeste Forte. O plano envolve 45 ações que se destinam à melhoria da qualidade de vida na região, nas áreas de educação, saúde, segurança e obras de infraestrutura, entre outros. “A nossa proposta tem inúmeras prioridades, mas a maior delas é a diminuição das diferenças regionais”, afirmou Aécio. “Nós só vamos diminuir as desigualdades no Brasil tratando as regiões desiguais de forma desigual.”

Na habitação, o candidato do PSDB também pretende garantir o aumento do alcance de iniciativas para acesso à moradia. As diretrizes do programa tucano garantem a "manutenção e ampliação de programa habitacional, nos moldes do Minha Casa Minha Vida, com atendimento prioritário às famílias de menor renda com subsídios e adotando, para a política de concessão de financiamentos, o critério diferencial da renda familiar e o conceito de capacidade de pagamento das famílias".

A intenção da coordenação do PSDB é angariar, nos últimos dias antes do pleito, os votos dos indecisos, que, segundo todos os institutos de pesquisa, serão decisivos nesta eleição.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias