Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) estão praticamente empatados nas intenções de votos dos brasileiros nos últimos dias da campanha presidencial, mostram as pesquisas do Ibope e do Datafolha divulgadas no início da noite de terça-feira. De acordo com os dois institutos, Marina Silva não conseguiu frear a tendência de queda e se aproxima cada vez mais de Aécio Neves, que manteve a tendência de crescimento no levantamento do Datafolha e se manteve estável no Ibope. Dilma Rousseff (PT) se descolou por completo dos dois adversários e se consolida na liderança da disputa com 40% de acordo com o Datafolha e 39%, segundo o Ibope. Nos dois Institutos a candidata à reeleição mostra tendência de alta.

Tudo indica que Marina e Aécio chegarão ao dia 5 de outubro absolutamente embolados na briga pelo segundo lugar e por uma vaga no 2º turno. Marina, que cresceu de forma acelerada logo após anunciar sua candidatura em substituição a Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto, não conseguiu manter o ritmo de ascensão e nem mesmo manter as intenções de voto conquistadas. No início de setembro, por exemplo, a vantagem de Marina sobre Aécio chegou a 20 pontos percentuais (34% a 14%), segundo o Datafolha. Nesta época, a distância entre a candidata do PSB e Dilma Rousseff era de apenas 1 ponto percentual (34% a 35%). Na pesquisa divulgada hoje, Dilma tem 15 pontos percentuais de vantagem sobre Marina. Aécio, por sua vez, não conseguiu conquistar todos os eleitores que desistiram de votar na candidata do PSB e voltou aos 20% de intenções, mesmo patamar de meados de agosto, quando Eduardo Campos ainda estava na disputa.

Nas pesquisas de opinião do 2º turno os dois institutos mostram que Dilma permanece crescendo e já se distancia de Marina. De acordo com o Ibope, na pesquisa realizada na semana passada Dilma e Marina tinham 41% das intenções de voto. No levantamento divulgado na noite de terça-feira, Dilma aparece com 42% das intenções enquanto Marina tem 38%. Quando a disputa é com Aécio, Dilma tem 45% da preferência do eleitorado e o candidato tucano aparece com 35%. De acordo com o Datafolha, a presidente da República tem vantagem maior que seus adversários no 2º turno, com 49% e Marina com 41%. Contra Aécio a vantagem é ainda maior: 50% a 41%

No fim da semana passada, a pesquisa ISTOÉ/Sensus já mostrava a tendência de acirramento na briga pelo segundo lugar entre Aécio e Marina. Confira aqui.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias