Ricardo Boechat
Com Ronaldo Herdy

Saudar - sem apertar

Forte ou suave, não importa. Um dos maiores centros de transplantes do mundo, o Hospital do Rim, em São Paulo, lança campanha contra o cumprimento de mãos em suas instalações

BOECHAT-ABRE-IE.jpg

Forte ou suave, não importa. Um dos maiores centros de transplantes do mundo, o Hospital do Rim, em São Paulo, lança campanha contra
o cumprimento de mãos em suas instalações. No local circulam cerca de 500 pessoas, entre profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Os dirigentes são 100% a favor do ato cordial e afetivo, inclusive em consultórios e clínicas médicas. Querem evitá-lo só no ambiente hospitalar, pelos riscos de transmissão de bactérias resistentes.

Educação
Escolha infeliz

A Escola Dinamis, Rio de Janeiro, é inclusiva – dá aos alunos noção de respeito às desigualdades, inclusive a racial. Ela programou abordar em 2014 cinco continentes na disciplina de história, oferecida a quem cursa o 6º ano do ensino fundamental. Pais surpresos dizem que o quadro mudou. Acaba de ser suprimido do calendário escolar o estudo da África, apesar de sua ligação histórica com o Brasil – foram mantidos os outros quatro. Em tempo: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que a cultura africana permeie o programa letivo.

Trânsito
Não é papamóvel

BOECHAT-02-IE.jpg

Na campanha eleitoral a burla se multiplica. Nem Aécio Neves e Dilma Rousseff escaparam da irregularidade. Em seu artigo 230, o Código de Trânsito Brasileiro proíbe o transporte de pessoas em áreas de carga, como caçamba de picapes. A exceção é se falta linha regular de ônibus, o que não é o caso, quando se exigem medidas especiais como a fixação de bancos na carroceria. A infração é gravíssima, acarreta sete pontos na carteira do infrator e multa de R$ 191,54 – além
de riscos de acidentes aos passageiros.

Agricultura
Café quente

Deu ti-ti-ti dentro e fora do governo o prognóstico da Conab de que a safra brasileira de café será de 48,8 milhões de sacas de 60 kg, em 2015. A estatal estima em 45,14 milhões a produção deste ano – em fase final de colheita. Entidades como a Confederação Nacional da Agricultura reagiram “ao estudo baseado em tendências e estatísticas históricas e não em trabalho de campo”. Desde janeiro o setor amarga perdas, fruto da seca no início do ano, entre outros fatores.

Cinema
Lágrimas do Bituca

“O Outro Lado do Paraíso”, dirigido por André Ristum e baseado em livro autobiográfico de Luiz Fernando Emediato, foi um dos filmes selecionados para competir no Festival de Cinema do Rio. Será exibido nos dias 4, 5 e 6 de outubro. Coautor da trilha sonora, Milton Nascimento desmarcou um show e confirmou presença na sessão de gala, no dia 4. E chorou de emoção ao assistir ao longa, ainda sem sua música.

Trabalho
Dentro das fábricas

A Força Sindical ameaça uma greve em São Paulo, na segunda quinzena de outubro, caso os patrões se neguem a dar ganho real (acima da inflação) aos seus 250 mil filiados – químicos e têxteis. Os patrões ofereceram 6,5%. Sem acordo, a paralisação coincidirá com o possível segundo turno da eleição, misturando política com trabalho.

Transportes
É fogo

BOECHAT-03-IE.jpg

O MP estadual de São Paulo denunciou como superfaturada a reforma dos trens do metrô – algo em torno de R$ 1 bilhão. A Justiça e o Cade decidirão a questão. Enquanto isso, clientes e funcionários do sistema de transportes sobre trilhos sofrem. No domingo 14 houve incêndio no trem K01: o rolamento travou e o motor ligado sobreaqueceu. Problema quase igual ao que provocou o descarrilhamento da composição K07, em 2013.

Executivos
O enigma Lemann

BOECHAT-04-IE.jpg

No jantar na casa de Florian Bartunek para Marina Silva, com a presença maciça da banca estrangeira, foi feita uma enquete sobre o voto dos empresários. Os dirigentes financeiros, em maioria, cravaram na candidata do PSB. Comentário no local: o único banqueiro que não vota útil em Marina é Jorge Paulo Lemann. A escolha dele é mesmo sempre um enigma. Os adivinhões que façam as suas apostas.

Operação Lava Jato
Um a um

Dez funcionários do Consórcio Copa vão depor na Polícia Federal na segunda-feira 29. É que na casa de Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava Jato, havia uma proposta da Value Partners (integrante do consórcio), para dar consultoria de gestão à Global Participações,
do ex-diretor da Petrobras. O negócio não prosperou. Mas a PF e o Ministério Público Federal querem saber se a ligação entre as partes se resumiu só a esse infortúnio.

Aves
Duas décadas depois...

BOECHAT-05-IE.jpg

A Mata Atlântica volta a surpreender. Numa faixa junto ao litoral da Bahia foi descoberto o “macuquinho-preto-baiano” (Scytalopus gonzagai),
o mais novo passarinho brasileiro, com cerca de 15 cm e 15 gramas. O estudo que levou à descoberta da espécie durou 20 anos, teve apoio da Fundação Grupo Boticário e reuniu cientistas e ornitólogos de universidades federais brasileiras (Paraná, Pelotas e São Paulo) e dos EUA (Louisiana State University).

Literatura
A mesma – e triste história

Lançada nos EUA há 16 anos, “A autobiografia de Martin Luther King” chega ao Brasil, pela Zahar, no dia 2 de outubro. A coletânea de seus textos traz trechos de livros, artigos, discursos, sermões, cartas, telegrama. Foi organizada por Clayborne Carson, professor da Universidade Stanford, em ordem cronológica. São 463 páginas, da infância até horas antes do assassinato em Tennessee, aos 39 anos, no dia 4 de abril de 1968. Detalhe: tal como com Luther King (em Atlanta), o tradutor brasileiro, Carlos Medeiros (em São Paulo), foi vítima, quando criança, de pai preconceituoso que proibiu o filho branco de brincar com o amiguinho negro.

Gente
A especialista

Aos 83 anos, a médica brasileira Angelita Gama recebeu na terça-feira 16, na Califórnia, o título de membro honorário da Sociedade Americana para Radiação Oncológica (Astro), por seus estudos e tratamento de pacientes com câncer colorretal. É a primeira latino-americana a ganhar a honraria, somando agora 64 prêmios na carreira.

Eleições 2014
“Boca do Jacaré”

BOECHAT-06-IE.jpg

Nas eleições passadas, os institutos de pesquisas faziam um gráfico chamado “boca do jacaré”, colocando a sequência de todas as pesquisas divulgadas, mostrando as tendências das eleições. O gráfico exibe as curvas de tendência das sondagens desde a morte de Eduardo Campos, sempre com a data do último dia de campo de cada pesquisa. O que se vê hoje é a ligeira recuperação de Dilma Rousseff, a ascensão e queda de Marina Silva e recuperação e crescimento de Aécio Neves. Resta saber como a “boca do jacaré” vai fechar, no final de outubro. 


publicidade

Jose Luiz

EM 22/09/2014 12:28:27

Peço a Dilma que aproveite esse final de governo para resolver o grande problema que ela causou para milhares de familia com a venda fraudulenta da VARIG, São funcionarios, ex funcionarios aposentados, pensionistas , pequenos investidores, todos sofrendo aguardando solução, faça isso Dilma


Julia

EM 22/09/2014 12:13:52

O Congresso acabou com o fator previdenciario e a Dilma re-criou com o veto, por isso vou votar no Aecio Neves que prometeu que vai acabar o fator previdenciario que penalisa os aposentados do Brasil


Francisco Costa

EM 22/09/2014 11:16:45

O "Fator Previdenciário" criminosamente Implantado pelo tucano (PSDB), Fernando Henrique Cardoso. principal algoz da histórica perda salarial dos aposentados. continua imperando nos governos PT. Até quando aposentados, aceitaremos isto! Votar em Dilma, Aécio e Marina de nada adiantará e nada muda!


Francisco

EM 22/09/2014 11:13:38

Sou paulista de Sorocaba, aqui conseguimos extinguir o PT e vamos de Aecio Neves


Marcelo Batista

EM 22/09/2014 11:12:16

Sou de Sao Paulo, capital mais temos que pedir aos amigos mineiros para votarem no PSDB de ponta a ponta e que acreditamos o Aecio Neves vai ser o proximo presidente do Brasil, com ajuda de todos os mineiros, todo Sul do Brasil tambem estão votando no PSDB com Aecio Neves