Ricardo Boechat
Com Ronaldo Herdy

Intolerância perigosa

Reeleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jean Wyllys envolveu-se em outra polêmica

BOE-01-IE.jpg

Reeleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jean Wyllys envolveu-se em outra polêmica. O Canal Brasil revelou em seu site que ele apresentará “Cinema em Outras Cores”, programa que estreia na quinta-feira 13, debatendo a sexualidade e as liberdades individuais. Bastou. Em minutos o Facebook da emissora recebeu centenas de grosseiras manifestações. “Coisa de fundamentalistas religiosos”, acusou Jean, também curador do programa. Para Paulo Mendonça, diretor do canal, homofobia pode não ser crime, “mas, infelizmente, é uma grotesca realidade”.

Rio de Janeiro
Ação & reação

Corre abaixo-assinado na PM do Rio de Janeiro contra o Ministério Público estadual. A tropa quer limites nas investigações dos promotores. Algo, aliás, discutido em 2013 na Proposta de Emenda Constitucional 37. A queda de braço se dá em meio a rumores de que o MP fluminense pedirá a prisão de outros PMs fluminenses, também por desvios de conduta. Na quarta-feira 29, mais quatro coronéis foram exonerados por conta de possíveis irregularidades na aquisição de material hospitalar. As investigações foram do MP RJ.

Agricultura
Milho ruim

BOE-03-IE.jpg

Técnicos do Ministério da Agricultura identificaram forte tendência de queda no plantio da próxima safra de milho. Produtores afirmam que com o preço da saca de 60 quilos valendo cerca de R$ 11 hoje não compensa investir no grão. A colheita passada foi da ordem de 34,5 milhões de toneladas. O plantio começará em fevereiro de 2015. Caso a cotação não melhore bastante, os empresários do agronegócio investirão na cultura do algodão – ou deixarão a terra vazia.

Política
Pós-derrota

BOE-02-IE.jpg

O senador eleito Antônio Anastasia é apontado como um dos grandes responsáveis pelos modestos 43,59% dos votos recebidos pelo candidato do PSDB no Estado – Dilma Rousseff ficou com 52,41%. Ele não teria se dado conta de que o Planalto avançava sobre território mineiro distribuindo lotes de máquinas de terraplenagem, ônibus escolares e muitas ambulâncias, seduzindo prefeitos – e o eleitorado. Quando o golpe foi identificado, era tarde demais.

Telecomunicações
Tempos bicudos

Presidente interino da Oi, Bayard Gontijo esteve no olho do furação. Passou dois dias em Lisboa visitando a Portugal Telecom (PT). Lá, testemunhou a ação da empresa ser negociada por menos de um euro na bolsa – a pior cotação desde 1985. Em outubro a PT chegou a perder 39% de valor de mercado. Ainda assim, atrai interesse. O grupo francês Altice (Cabovisão e Oni) estuda levar ao BTG Pactual proposta para ficar com a lusa das telecomunicações.

Trabalho
Pauta tensa

Ministros, juízes e procuradores do Trabalho, além de centrais sindicais, estão apreensivos com as propostas de terceirização livre que entidades da classe empresarial insistem em fazer chegar à presidenta Dilma Rousseff. Segundo os magistrados, a agenda é passo incompreensível para o trabalho degradante, que nem combina com as práticas da indústria nacional. Para ilustrar, na vice-presidência do TST hoje uns 50 mil processos envolvendoa contratação de trabalhadores por empresas intermediárias estão parados até que o STF crie nova jurisprudência sobre o tema.

Saúde
Quem fala

BOE-04-IE.jpg

Psicóloga do Hospital Pérola Byington, referência na América Latina sobre a saúde da mulher, Daniela Pedroso estará em Washington nesta semana, para audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos sobre os direitos das mulheres em hospitais de emergência no Brasil. Segundo ela, os abortos ilegais são responsáveis pela alta mortalidade feminina nas unidades de pronto atendimento. A cada ano, cerca de 20 milhões de abortos são praticados no mundo em condições de risco. Quase 95% ocorrem em países emergentes, os mesmos que insistem em manter as leis proibitivas de interrupção da gravidez.

Igreja
Entre eles

Arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno deixa a presidência da CNBB daqui a seis meses. A sua sucessão já provoca veladas conversas na cúpula da Igreja Católica. Hoje, um dos nomes mais bem citados para sucedê-lo é o do arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha.

Transparência
Novo fôlego

Com o reconhecimento pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de que o Brasil avançou em iniciativas de combate à corrupção, inclusive a de funcionários públicos estrangeiros em transações comerciais internacionais, a Controladoria-Geral da União e o Itamaraty farão novos pedidos ao governo da Holanda, para apurar contratações pela Petrobras, de plataformas flutuantes com a SBM Offshore.

Negócios
Alto impacto

BOE-05-IE.jpg

Pesquisa da Endeavor Brasil, organização de fomento ao empreendedorismo, mostra que oito em cada dez brasileiros sonham em não ter mais patrão. Baseado nessa inspiração nasceu o “#VQD – Vai que Dá”, livro que conta as histórias de dez empreendedores que estão transformando o País com o impacto de seus negócios. A obra é uma realização da Endeavor em parceria com a Integration, organizada pelo jornalista Joaquim Castanheira. No prefácio, os empresários Jorge Paulo Lemann e Beto Sicupira declaram que as dificuldades criadas pela burocracia brasileira e a complexidade fiscal atrapalham, “mas o bom empreendedor não desiste e vai em frente, impulsionado pelo grande mercado”.

Governo
Um e outro

O PP fez chegar aos ouvidos de Dilma Rousseff que quer ficar com o Ministério das Cidades, alvo da cobiça do PSD de Gilberto Kassab. A permanência do ministro Gilberto Occhi não é questão de honra nem a volta de Aguinaldo Ribeiro, que saiu para disputar eleição para a Câmara dos Deputados pela Paraíba.

Saúde
Alô, doutor!

Uma pesquisa do Datafolha sobre saúde masculina, encomendada pelo laboratório Lilly, revelou dados surpreendentes. Dez por cento dos homens entrevistados disseram nunca ter ido ao médico. Outros 88% afirmam que são as mulheres que os levam a comparecer a uma consulta médica. Sobre a andropausa, 52%, com idade entre 40 e 49 anos, demonstraram ter alto nível de preocupação com o sintoma.

Cultura
Troca difícil

Vários eventos em Minas Gerais marcarão os 200 anos da morte de Aleijadinho, dia 18 de novembro. Com 90 mil m² e há anos em obras, o Museu de Congonhas não será inaugurado na data. O local onde funcionará os centros de Estudos da Pedra e de Referência do Barroco abrirá as portas no primeiro bimestre de 2015. Resta convencer a população e os fiéis católicos a permitirem a retirada das ruas dos 12 profetas esculpidos pelo mestre e colocá-los em ambiente refrigerado na instituição, deixando nas ruas réplicas iguais.

Música
Fãs de carteirinha

BOE-06-IE.jpg

Quase metade dos 4.345 passageiros que assistirão à nova edição da turnê “Emoções em Alto-Mar”, com Roberto Carlos, curte o projeto desde a sua primeira edição, em 2004. O transatlântico com o cantor a bordo, claro, percorrerá a costa brasileira de 4 a 8 de fevereiro de 2015. Mais de 185 chefs se encarregarão de cuidar das refeições dos hóspedes, que incluem uma tonelada de doces, pães, baguetes, croissants e muffins, todos os dias. 


publicidade