Ricardo Boechat
Com Ronaldo Herdy

Trio de ouro

Este mês, três engenheiros da Petrobras conseguiram engordar seus contracheques por uma decisão judicial

Este mês, três engenheiros da Petrobras conseguiram engordar seus contracheques por uma decisão judicial. Para os ministros do TST, eles criaram, de fato, a tecnologia para exploração de petróleo em águas profundas, tendo direito à metade do ganho da estatal com a mesma. Os outros 50% são da Petrobras, dona da patente. A decisão retroage a 1999 e vale por 20 anos. A estatal alegou que a descoberta fazia parte do trabalho do trio. A defesa provou que eles foram contratados para outra finalidade.

BOE-1-IEA.jpg

Justiça
O zelador do valão

Decisão da Justiça fluminense pode contribuir para o meio ambiente urbano. A 11ª Câmara Civil julgou ser responsabilidade da prefeitura carioca recompor o Rio das Tintas, que virou valão de esgoto e depósito de lixo, em ação civil pública movida pela Defensoria Pública do RJ. O inusitado na ação aconteceu na primeira instância quando o município teve sentença favorável ao alegar que o ecossistema não podia ser mexido por ter virado paraíso para ratos, baratas e lacraias.

Itamaraty
O condutor

O recém-falecido embaixador Luiz Felipe Lampreia que comandou a política externa brasileira por quase uma década era um diplomata sui-generis. Quando ia à embaixada em Washington, como secretário-geral do Itamaraty, ele quase sempre preferia despachar em uma sala lateral, dispensando o luxo do gabinete do embaixador. Em outra ocasião, já como ministro de Estado, cruzando a ponte Rio-Niterói com um motorista falador, pediu para o boquirroto descer do carro e entrar no banco de trás. Depois, seguiu guiando o veículo oficial.

Lava Jato
Na ausência...

A grande brincadeira entre muitos brasileiros no carnaval tem a ver com o prédio do Guarujá, onde o ex-presidente Lula, supostamente, teria um tríplex. Tem folião na torcida para quando voltar de viagem na quarta-feira de cinzas encontrar o apartamento ou casa reformados pela OAS.

Indústria
Porta aberta

Com a discrição que o assunto impõe, o setor automobilístico trata com autoridades do governo uma nova redução de IPI para a venda de automóveis novos. O “gatilho de confiança”, termo usado nas conversas, seria pequeno (de 3% a 5%) mas suficiente para retomar as vendas, atraindo os consumidores às lojas. Afinal, o sonho de ter um carro novo não acabou...

BOE-2-IE.jpg

 

Patente
Sem fôlego

Em 2015, o INPI expediu 158.709 registros de marcas – alta de 1% em relação ao ano anterior. A estatística reflete o marasmo da economia brasileira, pois reflete a vida real das empresas. Em áureos tempos, a concessão de marcas crescia de 5% a 10% a cada doze meses.

Meio ambiente
Ataque no Legislativo

Organizações de defesa da fauna e da flora mobilizam-se para impedir que mais de 3, 3 mil espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção percam proteção. Depois da suspensão da portaria 445/2014 do Ministério do Meio Ambiente pela Justiça Federal, em 2015, que tirou a proteção de 475 peixes e invertebrados aquáticos, existem três projetos de autoria do senador Ronaldo Caiado, pela volta do status anterior.

BOE-3-IE.jpg

 

Brasil
De coração aberto

Nas explicações enviadas à Comissão de Ética da Presidência da República, Joaquim Levy buscou não desmerecer a decisão do órgão, que vetou sua ida para a Diretoria Financeira do Banco Mundial. O ex-ministro disse não ter feito consulta à CEP por já representar o Brasil no BIRD e que estava em Washington com ciência do governo brasileiro. Chegou a desculpar-se por não ter contratado um advogado para defesa de sua posição na CEP. Levy mostrou uma humildade que impressionou o colegiado.

BOE-5-IE.jpg

 

AGU
Fronteira da ética
O destino de Luís Inácio Adams depois que deixar o comando da AGU é um escritório americano de advocacia, do qual irá virar um dos sócios. Ele tem buscado informações sobre os limites de sua nova atuação em processos que possam envolver o governo. Nunca é demais lembrar que Adams é antes de tudo procurador geral da Fazenda. Para processar o governo nos tribunais, por exemplo, só se pedir aposentadoria.

BOE-4-IE.jpg

 

Fisco
Contra o “leão”

A Força Sindical prepara diversos atos em frente à sede da Receita Federal e nas superintendências estaduais cobrando a correção da tabela do Imposto de Renda. O primeiro ato vai acontecer no dia 1º de março, quando começa a entrega das declarações do IR. Durante o ato, vários sindicalistas irão se vestir de leão, símbolo da Receita Federal, e morderão hollerith (demonstrativo de pagamento). Entre 1996 e 2015, a inflação foi de 260,9%, enquanto a correção realizada pelo governo ficou em 109,6%.

Ministério Público
Fim de papo

Acabou a era de marido e mulher julgarem matéria disciplinar contra colegas nos conselhos superior e nacional da categoria. Este tipo de ação conjunta já não vale nos órgãos colegiados da magistratura.

Esportes
Vagas limitadas

Temendo inúmeras inscrições para a segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, de 7 a 13 de março, no Complexo de Deodoro, Zona Oeste carioca, a entidade que rege a modalidade no mundo (UIPM) restringirá os competidores na disputa. Serão no máximo 108 pentatletas homens e igual número de mulheres. Além de evento-teste para Rio 2016, a competição contará pontos para o ranking internacional, que definirá as últimas vagas do esporte para as Olimpíadas. O Rio sediou etapa da modalidade em 2013, reunindo 135 pentatletas, daqui e do exterior.

Saúde pública
Lá é diferente

Fotos de bebês brasileiros publicados em jornais do mundo inteiro, pode servir de alento a mensagem do casal americano Gwen e Scott Hartley, do estado do Kansas. Eles têm duas filhas com a microcefalia, com nove e quatorze anos de idade. Gwen diz que eles foram abençoados com essas duas crianças, pois segundo ela “o passado já está morto e o futuro ainda não chegou. Já que temos ape

as um dia, temos que ser felizes agora”. Mais informação sobre essa família no site: http://www.thehartleyhooligans.com/p/new-to-my-page-welcome-start-here.html

Cultura
É ela

Escolhida para ser a protagonista da versão brasileira de Wicked, Myra Ruiz está se esmera para manter a voz limpa e afinada para interpretar Elphaba, a bruxa má e de pele verde do famoso musical da Broadway.Além de fazer fono regularmente faz uso habitual de uma pastilha importada da Suiça, que mantém as cordas vocais hidratadas e lubrificadas. Visto por mais de 48 milhões de pessoas desde a estreia, em 2003, o música estreia dia 4 de março, no Teatro Renault, em São Paulo.

BOE-6-IE.jpg

 

Fotos: Markel Redondo/Bloomberg/Getty Images; Edilson Rodrigues/Agência Senado; “ANTONIO CRUZ/Agência brasil; Agência Brasil; LUCAS LANDAU  


publicidade