Ricardo Boechat
Com Ronaldo Herdy

É do ramo

Caberá a Emerson Fittipaldi dar a bandeirada ao vencedor do GP Brasil no dia 9 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo

BOECHAT-ABRE-IE-2343.jpg

Caberá a Emerson Fittipaldi dar a bandeirada ao vencedor do GP Brasil no dia 9 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A prova poderá decidir a temporada de 2014 da categoria, entre Louis Hamilton ou Nico Rosberg. Tudo, claro, dependendo da performance de ambos na corrida dos EUA, uma semana antes. Em 2013, a honraria coube a Nelson Piquet. Os troféus que os três melhores pilotos receberão no pódio reproduzem uma torre de extração de petróleo e gás em alto-mar, idêntica às da Petrobras.

Meio ambiente
Mais check-up

Pela primeira vez o amianto de crisotila foi incluído na Lista Nacional de Agentes Cancerígenos, preparada pelos ministérios da Saúde, Trabalho e Previdência Social. Em função disso, mesmo não considerando que o produto faz mal à saúde, a indústria terá obrigações legais extras, como realizar um monitoramento especial e periódico da saúde dos trabalhadores que lidam diretamente com o produto.

Saúde Pública
Bala ou ebola

Entreouvido no campus da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro: uma semana é bala, na outra ebola. É que o renomado centro de investigação sobre saúde sofreu uma tentativa de assalto em setembro. Superado problema, em outubro a Fiocruz serviu como centro de isolamento para Souleymane Bah, 47 anos, que veio da Guiné, suspeito de infecção por ebola.

Internacional
No páreo

BOECHAT-03-IE-2343.jpg

Aos 48 anos, professor da UFMG e da PUC-MG, além de presidente do Centro de Direito Internacional sediado em Belo Horizonte, Leonardo Nemer Caldeira Brant foi indicado pelo Brasil para ser juiz do Tribunal Penal Internacional, baseado em Haia, na Holanda. Há seis vagas na corte e 16 candidatos. O mandato é de nove anos e as eleições de 8 a 17 de dezembro. Votarão representantes de 122 países. Caso vença, o jurista, que fala quatro idiomas e foi funcionário da ONU, será o segundo brasileiro no TPI, por onde passou a professora da USP Sylvia Steiner.

Comércio
Alguém na porta

BOECHAT-01-IE-2343.jpg

Presente em 322 municípios e com receita bruta de R$ 24,9 bilhões em 2013, a Via Varejo acaba de contabilizar média de um milhão de entregas mensais no endereço de clientes da Casas Bahia e do Pontofrio. Poucas redes de comércio exibem tal marca. Diante do crescimento da demanda, no primeiro semestre a empresa investiu cerca de R$ 30 milhões em estrutura logística e tecnologia de informação. Este ano, a Via Varejo abriu 70 novas lojas no País.

Eleições 2014
O indesejado

O debate entre os candidatos ao governo do Rio de Janeiro envolve a religião mais do que em outros Estados. Marcelo Crivella (PRB) não era o adversário desejado por Luiz Fernando Pezão (PMDB). O discurso do bem vence o mal pode não pegar em um eleitorado que rejeita Anthony Garotinho, mas que acredita em soluções messiânicas. Daí, os ataques do governador tentando ligar o seu adversário ao bispo Edir Macedo, na reta final de campanha, são um ingrediente inesperado, que pode reduzir a diferença de votos entre eles. No QG de Pezão, porém, a fé na vitória predomina.

Evangelho
Manual de fé

As Escrituras Sagradas seguem como o livro mais lido no planeta. Ao todo, 2.551 línguas têm hoje pelo menos um trecho do novo ou do velho testamento traduzido. O trabalho de tornar a palavra de Deus acessível envolve sociedades bíblicas de vários países, inclusive a do Brasil.

Política
É mentira

BOECHAT-04-IE-2343.jpg

Uma das polêmicas surgidas na disputa pelo Palácio do Planalto é que Dilma Rousseff usou em certas entrevistas e comícios ponto de escuta na orelha. Com isso, ela receberia orientação remota de algum assessor. Imagens da petista com o dispositivo chegaram a circular na internet. A foto da presidenta de perfil no último debate da Band deixa claro que o blá-blá-blá foi uma das muitas bobagens plantadas por partidários desta ou daquela campanha na internet em 2014.

TST
Banho: individual ou coletivo?

BOECHAT-05-IE-2343.jpg

Com um pedido de vistas, o TST suspendeu na quinta-feira 16 um julgamento que envolve acaloradas discussões entre ministros – e conceituadas bancas de advocacia. As grandes indústrias processadoras de alimentos podem colocar seus empregados (separados por sexo) tomando banhos coletivos de higienização, apenas com peças íntimas? Os patrões alegam estar o procedimento previsto nas normas de barreira sanitária do Ministério da Agricultura. Os sindicatos dos trabalhadores avolumam ações na Justiça, alegando que o direito à saúde não pode ferir o direto à intimidade. A decisão dos 14 ministros da Seção de Dissídios Individuais criará jurisprudência no assunto.

Presídios
Lamentável

Tal como no dia 5, também no segundo turno da eleição poucos presos provisórios votarão. O maior exemplo de desprezo ocorreu no Rio de Janeiro, onde nenhuma seção eleitoral foi montada nos centros de detenção. Já em São Paulo, onde cinco mil pessoas estavam aptas a exercer tal direito, apenas 890 escolheram seus candidatos – número próximo ao observado em Santa Catarina: 746.

Trabalho infantil
Nobel em Brasília

Um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2014, Kailash Satyarthi é velho conhecido do Brasil. Há dois anos, o ativista indiano participou de seminário organizado pelo TST, em Brasília, quando classificou o trabalho infantil como crime e um problema global. Para os presidentes do STF (Ayres Brito) e do TST (João Dalazen), entre outras autoridades, ele disse: “Se as crianças trabalharem, elas não vão se desenvolver e o ciclo da pobreza se perpetuará”.

PMDB
Mais um

A bancada minúscula do DEM no Senado poderá encolher ainda mais. Um dos três senadores eleitos pelo partido no domingo 5, Ronaldo Caiado topou convite de Iris Rezende (PMDB) para ser secretário de Segurança Pública de Goiás – na hipótese de o peemedebista derrotar Marconi Perillo (PSDB) no segundo turno da eleição para governador. O PMDB então elevaria de 17 para 18 seus senadores na próxima legislatura – Luiz Carlos do Carmo é o primeiro suplente de Caiado.

Internet
Futebol & política

Empresa de detecção de perfil de consumo, a Socialise CRM criou uma plataforma de big data que mediu o gosto, em diversos segmentos, dos curtidores de Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) no Facebook. No campo do futebol, enquanto corintianos, palmeirenses e são-paulinos se dividiram entre os dois, cruzeirenses, santistas e atleticanos optaram pelo tucano mineiro, segundo a ferramenta da empresa. Já os flamenguistas estão com a candidata petista. Simples assim?

Lava Jato
Contra o cartel

BOECHAT-06-IE-2343.jpg

A tensão na CPI mista da Petrobras subirá na quarta-feira 22. Enquanto o presidente Vital do Rêgo (PMDB-PB) protela a convocação do tesoureiro do PT, João Vaccari, e do ex-diretor da estatal Renato Duque, partidos de oposição querem ouvir novos depoentes. O presidente e o superintendente-geral do Cade, Vinicius de Carvalho e Eduardo Rodrigues, estão na lista do deputado Izalci Lucas (PSDB-DF). O objetivo é saber o que o órgão fez – e fará – após Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef afirmarem que existe um cartel na Petrobras. Pela Lei de Defesa da Concorrência, o Cade não precisa esperar a abertura da delação premiada.

Fotos: Marco Ankosqui; Via Varejo ; Claudio Gatti; Divulgação 


publicidade

roberto

EM 22/10/2014 16:58:14

Marina nao foi ao segundo turno, porque dilma destruiu marina. Pt fez 1 milhao de sujeiras/mentiras e usou medo contra marina. Pt chamou marina de SERPENTE, VIBORA, APROVEITADORA, OPORTUNISTA, TRAIDORA, HOMOFOBICA, CULTO SATANICO, ETC. Agora no segundo turno marina silva vota no aecio


nogood87

EM 22/10/2014 16:49:44

Whereabouts in are you from? http://www.motum.com/about-us/leadership cytotec 200mcg If the PDL eventually makes good on its threats, Napolitano could try to oversee the creation of a new government formed around the PD with the support of dissidents from the center-right or 5-Star party.


roberto

EM 22/10/2014 16:35:04

Pt comprou todas as pesquisas eleitorais, e todas as pesquisas eleitorais colocam a dilma na frente. As 2 unicas pesquisas que nao foram compradas pelo pt, sao a istoe/sensus e a veritas que mostram o aecio na frente. Depois o pt vai comprar o colegio eleitoral e vai oficializar DITADURA DO PT


roberto

EM 22/10/2014 16:32:41

Se dilma ganha. CONTINUA SUPER CRISE ECONOMICA, CONTINUA SUPER ROUBALHEIRA PETISTA, CONTINUA SUPER CAOS, CONTINUA SUPER MENTIRAS SUPER MAQUIACAO DE NUMEROS, CONTINUA SUPER GREVES, CONTINUA SUPER PROTESTOS, CONTINUA PT/PCC/PGC ASSASSINOS JUNTOS. CONTINUA O FIM DO MUNDO PETISTA


roberto

EM 22/10/2014 16:06:36

Pt esta escondendo/censurando. Nesse ano, 70% no bolsa familia, 70% sao miseraveis. Por causa da seca nao existe mais agricultura. Industria foi destruida, nao tem mais investimento externo/interno. Sim desigualdade aumentou porque pobre ficou mais pobre. Inflacao 40%. 80 milhoes perderam emprego