Ricardo Boechat
Com Ronaldo Herdy

Dupla vitória

Se no ranking da Fifa a Alemanha está em 1º lugar e o Brasil em 7º, ambos empataram no campo dos transplantes

Se no ranking da Fifa a Alemanha está em 1º lugar e o Brasil em 7º, ambos empataram no campo dos transplantes. De abril a junho bateram a marca de 14,2 doadores de órgãos por milhão de habitantes. O presidente da Associação Brasileira de Transplantes, José Medina, festeja a alta de 12% sobre o trimestre anterior e revela uma mudança no perfil dos doadores de fígado, rim, pâncreas e coração. Agora são extraídos de pessoas com mais de 50 anos e que sofreram AVC e não, sobretudo, de jovens mortos por traumas violentos, tipo assassinato.

BOECHAT-01-IE-2330.jpg

Justiça
Sem culpa

Herdeiros do centenário Estaleiro Caneco, que faliu em 2006, Jorge e Roberto Donato foram absolvidos pelo TRF da 2ª Região. Eram acusados de crime doloso por desvio de verba do Fundo Nacional de Marinha Mercante, destinada à construção de navio de 42 mil toneladas, avaliado em US$ 31 milhões. O projeto encalhou com 70% pronto. Foi quando a Navegação Mansur, dona do barco, não aportou a parte que lhe cabia, entrando em concordata. O TRF livrou ainda o ex-diretor do Caneco Guido Crocchi.

Advocacia
É ou não é?

Será movimentada a reunião do Conselho Federal da OAB dia 18 de agosto. Integrantes do órgão cobrarão do presidente Marcus Coêlho uma manifestação pública de que não pleiteia a vaga de Joaquim Barbosa no STF. Boatos de que ele estaria se movimentando pelo cargo incomodaram advogados que preferem a Ordem lutando só pelos interesses da classe. Lembram que quando o nome de Coêlho foi citado como pré-candidato ao Senado pelo Piauí ele de pronto rechaçou a ideia.

Futebol
Vício de cartola

Agora que a Copa acabou, a aprovação de projeto de lei de refinanciamento das dívidas fiscais dos clubes voltará à tona. Dilma Rousseff vê a proposta com desconfiança. Com razão. Os cartolas se comprometem a um novo cronograma de pagamento ao fisco, atrasam as prestações e vão num eterno sem-fim pedir mais dinheiro, prazo, juros baixos, etc. E voltam a marcar gol contra.

Indústria
Agora não!

Integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, Jorge Gerdau Johannpeter já esteve mais próximo do Planalto. Seu nome chegou até a ser cogitado para ministro do Desenvolvimento, com a bênção de Lula. Hoje, com a política econômica sendo muito criticada pelo fraco desempenho do PIB, o executivo, com certeza, prefere ficar onde está.

Política
Sinal vermelho

Acusado de envolvimento no escândalo do mensalão, Paulo Rocha renunciou ao mandato de deputado federal. Para quem acredita que a Justiça tarda mas não falha, o petista acaba de ver o Tribunal Regional Eleitoral do Pará impugnar o registro de sua candidatura ao Senado, justamente pelo ato que praticou em 2005.

BOECHAT-02-IE-2330.jpg

Educação
Uma dúzia de vagas

Na reunião da terça-feira 15 do Conselho Nacional de Educação, nenhuma decisão importante foi tomada. Não havia quórum. Acabou o mandato de 12 conselheiros, metade da Câmara de Educação Básica e o restante da Câmara de Educação Superior. Os candidatos ao órgão são muitos, assim como os rumores sobre a demora do Planalto em preencher as vagas. Um das especulações é se Dilma Rousseff teria pedido ao ministro Aloizio Mercadante a troca de dois nomes que lhe foram sugeridos. Ser membro do CNE é sinônimo de status – e poder.

BOECHAT-03-IE-2330.jpg

Evangélicos
Fiel da balança

Os votos de fiéis evangélicos poderão definir o segundo turno das eleições, segundo líderes desse grupo. Lembram que no segundo turno da disputa que colocou Dilma Rousseff no Planalto eles disponibilizaram quatro jatinhos para dirigentes do PT conversarem pessoalmente com diversos pastores. Os interlocutores nunca foram recebidos pela presidenta no Planalto. Com isso, os 10% de votos que acreditam que o pastor Everaldo Pereira (PSC) terá migrarão para o oponente do PT, no segundo turno.

BOECHAT-04-IE-2330.jpg

Luxo
Quem pode

A grife Louis Vuitton não poupou recursos para ter no final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro Gisele Bündchen – o nome da celebridade chegou a ser cogitado como a pessoa que entregaria a taça da Fifa ao capitão da seleção campeã. Só pelos dois dias de aluguel do luxuoso apartamento ocupado pela top model na Vieira Souto, a empresa pagou a bagatela de US$ 64 mil.

Legislativo
Vaivém

O governo introduziu um caco na proposta da Lei de Arbitragem que tramita na Câmara dos Deputados – o que dá ao Executivo o direito de regulamentar por decreto a atuação dos órgãos públicos nessa atividade. A Comissão de Juristas que fez a proposta original considera equivocada a intervenção oficial, pois o texto que produziu consolida práticas já reconhecidas pelos tribunais brasileiros. O desnecessário ato do Planalto obrigará o retorno do projeto ao Senado.

Meio ambiente
Líquido precioso

O Greenpeace mudará, por ora, o tom dos protestos para pressionar o governo e alertar a população paulista sobre a má gestão da água no Estado. O estilo mais chamativo das novas manifestações estreou na quinta-feira 17, quando a ONG organizou um desfile de moda na rua Oscar Freire, uma das mais luxuosas da capital paulista. Nele, modelos foram à passarela com “baldes de ouro” nas mãos, numa metáfora de que a água virou artigo de luxo.

BOECHAT-05-IE-2330.jpg

Agricultura
Café santo

Boa parte do café consumido no Vaticano sai da Chapada Diamantina, na Bahia. Trata-se de grão 100% arábica, descascado e orgânico, com 50% menos cafeína e pelo menos 85 pontos na escala da Sociedade Americana de Cafés Especiais. É produzido pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa. Até dezembro, 30 sacas do nobre produto serão encaminhadas ao Vaticano.

São Paulo
Pragmatismo

Apoio do PRB ao governador Geraldo Alckmin na disputa em São Paulo e à presidenta Dilma Rousseff na eleição presidencial tem um nome: tempo de televisão. Com Celso Russomanno na aliança com o PSDB, a conta é que, com os seus estimados 700 mil votos, ele leve para Brasília uns quatro ou cinco deputados. E uma bancada maior, em 2018, significará minutos preciosos no horário eleitoral obrigatório de rádio e televisão.

Arte
Bom destino

Controlado pelo governo do Distrito Federal e instalado num dos belos prédios na capital, o MAM de Brasília será federalizado. Nele ficarão abrigadas, além do acervo atual, as coleções hoje pertencentes à Caixa Econômica Federal, ao Banco Central e ao Banco do Brasil. Ali também deverá ser o destino das obras que vierem a ser confiscadas de proprietários ou instituições que percam litígios para a União.

Cultura
Ela merece

Musa do cinema novo, Maria Gladys atravessou maus pedaços, a ponto de ir para o Retiro dos Artistas – coisa que ela se recusava terminantemente. Mas Miguel Falabella, sempre ligado na vida dos colegas, criou um papel para ela brilhar no seriado que estreia dia 16 de setembro na TV Globo: “O Sexo e as Nêga” – paródia de “Sex and the City”. Na ficção, Gladys interpretará uma apontadora de bicho da Cidade Alta chamada Fumaça. Tem tudo pra arrebentar. 

BOECHAT-06-IE-2330.jpg

 


publicidade

ou se adequam ou cadeia

EM 22/07/2014 09:19:35

Acho que o Uruguai deveria dar asilo aos Psolistas terroristas que se dizem ativistas, desde que, não os devolvessem mais. Estes partidos estão formando grupos terroristas no Brasil. Não pode haver proteção política para isso.


fato é fato

EM 22/07/2014 08:56:36

O fato é que o Volei brasileiro, formado por atletas oriundos de famílias de melhor formação moral este problema não existe.


resolveu ou não

EM 22/07/2014 08:53:27

E o teu Mengão em Boechat? Até a esposa de Leo Moura reclamou das críticas da torcida. Fácil para ela. No Corinthinas a coisa foi a seguinte, se fizer "corpo mole" tem porrada. A mesma pressão, os tricolores fizeram no Fred.


Generino

EM 21/07/2014 16:42:55

Leiam o livro "Um país sem excelências e mordomias" (sobre a Suécia), para entender como é sinistra a corrupção no Brasil.


Francisco Monteiro

EM 20/07/2014 17:49:30

O Roberto.... Acorda...Você acha mesmo que se o Aécio ganhar ele vai te contratar diretamente para ser acessor presidencial e te tirar do buraco? Quem tem que fazer algo por você, é você mesmo. Politico não faz milagre.