Ricardo Boechat
Com Ronaldo Herdy

Conflito estatal

A cheia histórica do rio Madeira inundou também a cabeça de muitos cientistas

Chuvas
Conflito estatal

A cheia histórica do rio Madeira (as águas subirão até o final deste mês) com transtornos à população, doenças e dando enormes prejuízos a três Estados com menos recursos no País (Acre, Amapá e Rondônia) inundou também a cabeça de muitos cientistas. Os centros nacionais de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, do MCTI, e o de Gerenciamento de Riscos e Desastres, do Ministério da Integração, cumprem de fato a sua finalidade? O Cemaden lança o aviso para o Cenad, que dá os alertas. Agora, para que dois órgãos se nenhum é provedor dos dados e dependem de terceiros? Além disso, os comunicados vão para municípios mapeados quanto ao risco de desmoronamento, enchente, etc. Ocorre que, segundo o IBGE, só 8%, das 5.570 cidades têm esse tipo de mapeamento. Então, falta racionalidade nessa área.

BOECHAT-01-IE-2317.jpg

Desastres naturais
Lá e cá

O Sistema de Alerta contra Enchentes da CPRM também não é lá essas coisas. Deveria funcionar nos rios Acre, no AC, e Madeira e Branco, em RR, há tempos, mas não foi implantado. Se as cheias fossem no Sul ou Sudeste, a situação seria igual?

Legislativo
Faces da moeda

Pode crescer o desgaste do Planalto com a base aliada do PMDB, caso o governo leve adiante a ideia de editar por medida provisória o Código de Mineração que tramita no Congresso. De fato, o Executivo minaria o poder de fogo do relator Eduardo Cunha, mas o maior defensor dessa medida é o governo mineiro, do PSDB.

BOECHAT-02-IE-2317.jpg

Futebol
Bola fora

O Programa de Renegociação das Dívidas dos Clubes Brasileiros (Proforte) não é um projeto de lei que sensibilize Dilma Rousseff. Como boa parte dos brasileiros, a presidenta acha que os cartolas se beneficiam de prazos longos (25 anos no caso) e juros menores na hora em que formalmente repactuam as dívidas, mas logo depois começam a atrasar o pagamento das parcelas.

Medicina
Gordura na pauta

As academias de medicina do Brasil e da França – as duas mais antigas do mundo, com quase dois séculos de criação – farão uma reunião conjunta em maio, no Rio de Janeiro. Um dos temas em debate é a obesidade, problema comum nas Américas e na Europa.

Eleições 2014
Passado comum

A disputa pela sucessão de Jaques Wagner na Bahia começa de forma singular. A chapa do PT, inimiga histórica de Antônio Carlos Magalhães, tem mais “carlistas” do que a concorrente, apoiada por ACM Neto, prefeito de Salvador. Os petistas vêm com Ruy Costa (governador), João Leão, vice (ex-carlista) e Otto Alencar, senador (ex-carlista). Na chapa de ACM Neto aparecem Paulo Souto para governador (carlista), Joacir Góes, vice (anticarlista) e Geddel Vieira Lima, senador (anticarlista).

BOECHAT-A-IE-2317.jpg

Transportes
Tudo zero

Associadas da Abrati, entidade de classe das grandes empresas de ônibus do País, estimam uma alta de 30% no volume de passageiros durante a Copa. Por isso, além da compra
de novos veículos e da construção e ampliação de salas VIPs nas rodoviárias, investem na contratação de empregados bilíngues para os terminais. A oferta de lugares será até cinco vezes maior que a atual.

Fifa
Aposento real

A denúncia da revista francesa “France Football” sobre a compra da organização do Mundial de 2022 pelo Catar não impediu que o todo-poderoso presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, o paraguaio Nicolás Leoz, continue distribuindo (e recebendo) mimos. O Qatar abriu há pouco representação em Assunção. Onde mora o embaixador Abdulla Al Derbasti? Na suíte presidencial do hotel cinco-estrelas que a confederação possui na capital paraguaia.

BOECHAT-04-IE-2317.jpg

Facebook
Na rede

Eleitores de São Paulo e Recife são os mais engajados no Facebook em acompanhar as páginas dos pré-candidatos e também em comentários sobre o tema eleições. Eduardo Campos está em primeiro (724 mil curtidas), seguido de Aécio Neves (594 mil) e Dilma Rousseff (416 mil). A maioria dos internautas na atividade relacionada às eleições tem de 25 a 34 anos. Desde janeiro, as menções aos termos das eleições têm crescido no Facebook – e a expectativa é que isso cresça até outubro. Em 2013, no mundo, a palavra eleições foi a segunda mais comentada, perdendo apenas para “papa Francisco”.

BOECHAT-X-IE-2317.jpg

Mundial
Fugindo da carestia

Grandes multinacionais e bancos internacionais não estão marcando nenhuma reunião de trabalho para o Brasil em junho e julho. A medida visa fugir dos altos custos de hospedagem, locação de espaço e tarifas aéreas nos dois meses que o nosso país vai virar a capital mundial da bola.

Política
Na dianteira

Dilma Rousseff continua na frente da concorrência. Renomado instituto de pesquisa do eixo Rio-São Paulo fez recente sondagem junto ao eleitorado, em diversas capitais, para um grupo de empresas. A presidenta bateu mais uma vez os concorrentes. Apareceu com 37% das intenções de voto, Aécio Neves, 18%, e Campos, 14%. Estes dois, numa espécie de empate técnico. A pré-candidatura do pastor Everaldo Pereira (PSC) ocupa o quarto lugar, com 4%.

Judiciário
PM livre

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro solicitou à Justiça para proibir investigações criminais de civis (incluindo vistorias) pela PM do Rio, na comunidade do Caju, onde foi implantada este mês uma UPP. Perdeu. O desembargador Agostinho Teixeira, da 13ª Câmara Cível, considerou “estarrecedor tentar, contra as expectativas da sociedade, limitar o combate à violência nas favelas do Rio, onde muitos cidadãos vivem sob ameaça”. Para ele, qualquer iniciativa de limitar a ação da inteligência da PM deve ser repudiada.

MP
Apoiado

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul ingressou com ação civil pública contra a Fifa e a União, para garantir às emissoras de rádio o direito de transmitir os jogos da Copa, sem ônus. A tese por trás da iniciativa é que, se o jogo torna-se público a partir da tevê, as rádios poderiam tornar ainda “mais popular” a imagem livre transmitida a inúmeros lugares. O expediente, diga-se de passagem, é comum nas pequenas rádios, já que as grandes emissoras têm como bancar o custo do negócio.

TCU
Sai, bichano!

As obras da Copa seguem causando surpresas ao TCU. No contrato do BNDES com a Prefeitura do Rio de Janeiro para a abertura da Transcarioca, BRT da Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão, auditores acharam inclusos itens não relacionados ao projeto original, como “criação, produção, fabricação e montagem de painel artístico em azulejos decorados para o Mergulhão do Campinho”, na longínqua zona norte carioca. O TCU determinou a retirada dos “gatos” do contrato.

Lazer
Vai para o mar

Tem novo integrante o grupo de proprietários de iates no Brasil. O apresentador de tevê e publicitário Roberto Justus acaba de adquirir uma Ferretti 750. Pagou cerca de R$ 7 milhões pela embarcação que tem nove ambientes internos. Como a personalização é permitida, ele e a namorada, Ana Paula Siebert, terão a bordo cozinha gourmet conjugada com a sala principal, em ambiente com visão de 360º. A cor predominante do casco é preta.

BOECHAT-06-IE-2317.jpg

 


publicidade

roberto

EM 18/04/2014 14:35:30

O pt nao desvaloriza o real, desvalorizar o real criaria milhoes de empregos. Porque o pt quer todo mundo na miseria, recebendo e dependendo do bolsa familia. Porque o PT SABE que quando a pessoa vira classe media de verdade a pessoa ja nao vota mais no pt


roberto

EM 18/04/2014 14:32:54

Milhoes de meio ambientalistas ja sabem que lula e dilma destruiram metade da floresta amazonica. Depois que lula/dilma forem indiciados no tribunal internacional criminal de haia na holanda, o planeta inteiro ficara sabendo das atrocidades do lula/dilma contra os indios e a floresta AMAZONICA


roberto

EM 18/04/2014 14:28:32

Em 12 anos de pt, metade da floresta amazonica foi destruida. Isso e VIOLACAO DOS DIREITOS HUMANOS DOS INDIOS/CRIMES CONTRA HUMANIDADE. SIM, INDIO TEM DIREITO HUMANO. SIM, INDIO TAMBEM E SER HUMANO. Lula/dilma tem que ser indiciados no tribunal internacional criminal de haia na holanda


silvio

EM 18/04/2014 08:33:28

GRAÇAS A DEUS.TOMARA QUE O POVO TOMA VERGONHA E ARRANCA ESSE PARTIDO DO PODER


p.tavares

EM 17/04/2014 19:52:49

O IBOPE anuncia : A DILMA está caindo ! CAI, CAI, CAI ,CAI, e não vai mais levantar, cai , cai , cai, cai, ninguém vai mais segurar !!!! rs,rs,rs,rs,rs,rs,