Pierre Schürmann
Filho mais velho da primeira família brasileira a dar uma volta ao mundo de veleiro, é amante da vida simples

Cinco dicas para mudar algo em sua vida

O processo não tem fórmula, mas junte sua coragem, planeje um pouco e se dedique de coração à sua mudança


Quando meus pais saíram para dar sua primeira volta ao mundo de veleiro, em 1984, eu tinha 15 anos. Lembro-me claramente das fases pelas quais passamos como família.

Primeiro, as pessoas riram. Achavam tudo aquilo uma grande piada. Em um segundo momento, quando viram que a partida era inevitável, duvidavam que conseguiríamos. Dez anos depois, quando voltamos ao Brasil, notei que havia um misto de admiração e, principalmente, inveja.

Em abril faz um ano e meio que decidi me mudar para a Bahia, na busca de equilíbrio e qualidade de vida. Havia me mudado para São Paulo em 1996 por causa da minha empresa de internet (Zeek!), que acabei vendendo para a StarMedia em 1998. Como as oportunidades na cidade eram boas, acabei ficando dez anos por lá.

Na semana passada, fiquei duas semanas direto em São Paulo. Como consequência, tive a oportunidade de rever amigos, fazer reuniões de negócios e aproveitar um pouco do que a cidade tem de melhor.

Invariavelmente, em todas as conversas com amigos e clientes, em algum momento me perguntavam: “E aí, quando volta a São Paulo?”. Ou: “Quando vai largar a vida boa em Salvador?”.

Mas o que quase ninguém se deu conta é que não me mudei de cidade, mas de estilo de vida.

Se você já fez uma mudança importante em sua vida, sabe que mudar não é fácil. Mudar de cidade, de emprego, de estilo de vida e até de relacionamento, demanda um misto de coragem, planejamento e desprendimento.

Não sou nem me considero um especialista em mudanças, mas gostaria de compartilhar com você algumas dicas que me ajudaram muito. Espero que aproveite:

1) Toda escolha tem embutida em si uma perda. Não dá para querer estar no centro dos negócios e morar em uma ilha. Nem conseguimos perder peso ou melhorar nossa forma física sem exercício ou se continuarmos comendo as guloseimas que tanto gostamos sem limite. Por isso, tente entender quais são as perdas que sua mudança lhe trará. Se acha que consegue viver com elas, vá em frente.

2) O melhor momento é o momento que você decidir mudar. Conheço uma pessoa que largou o emprego para montar sua empresa no meio da crise econômica. Todos achavam que estava louco e que não era o momento. Hoje ele me disse que, não fosse a crise, jamais teria conseguido crescer seu negócio tão rapidamente devido aos investimentos que seus concorrentes fariam.

3) Algo sempre vai dar errado. Sou uma das pessoas mais otimistas que conheço. Mas uma das coisas que mais me liberaram emocionalmente foi ter a certeza de que quase nada na vida funciona do jeito que planejamos. Sempre acontece algo inesperado que altera nosso plano e nos desvia um pouco de onde queremos chegar. Ter consciência disso lhe permitirá aceitar essas "curvas" na estrada como parte do caminho e deixar a vida fluir na direção certa.

4) O processo de mudança às vezes é mais importante que a mudança em si. Toda mudança importante requer uma revisão de nossos valores, regras e momento atual de vida. Por isso, quase sempre nos oferece um momento raro de podermos olhar para dentro de nós mesmos e crescermos no processo.

5) Voltar atrás não é sinal de fraqueza.  Alguns dos maiores erros que cometi foram resultado de eu não querer voltar atrás em mudanças que fiz em minha vida. Achei que poderia passar um sinal de "fraqueza" ou "fracasso" para familiares, amigos e pessoas do meu relacionamento profissional. Deixei que meu ego me convencesse que perderia prestígio. Não hesite em desfazer a mudança se achar que cometeu um erro e que será mais feliz do jeito que as coisas eram antes.

Poderia compartilhar muitas dicas adicionais, mas tem outra que desfaria tudo isso. E essa dica é: mudança não tem fórmula! O que funcionou para mim pode não dar certo para você.

Por isso, se preferir esqueça as dicas acima. Junte sua coragem, planeje um pouco e se dedique de coração à sua mudança.

Decidir mudar, por si só, pode ser a maior e melhor mudança que fará em sua vida.

 


publicidade

Paola Fernandes

EM 21/10/2014 16:44:17

Obrigada!


check it out

EM 16/05/2014 00:32:59

YlwOMb Really appreciate you sharing this article post.Much thanks again. Fantastic.


seo for cheap

EM 11/05/2014 09:12:38

P3nJSL I really like and appreciate your blog.Thanks Again. Really Great.


check it out

EM 01/04/2014 11:26:38

9WHh0P This is one awesome post.Much thanks again. Cool.


Rashad

EM 25/03/2014 08:59:03

naturally like your web site however you have to take a look at the spleling on several of your posts. Several of them are rife with spleling issues and I in finding it very troublesome to tell the truth however I will surely come again again.